Galeria Graça Landeira é reaberta ao público com exposição que reúne obras de estudantes de artes



A exposição "Inabalável" marca a reabertura da Galeria de Arte Graça Landeira, da Universidade da Amazônia (Unama), para a visitação pública. A mostra reúne cerca de 70 trabalhos, entre pinturas, gravuras, desenhos, fotografias, objetos, vídeos, performances e instalações produzidos por 24 alunos dos cursos de Artes Visuais da Unama, Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). A vernissage acontece nesta quarta-feira, 25, às 19 horas, com entrada franca. A exposição fica aberta à visitação até 31 de outubro.
"A exposição é uma vitrine da produção desses artistas emergentes", resume o professor Jorge Eiró, membro do conselho curador do Museu de Arte da Unama. As obras foram produzidas no mês de julho, durante a 1ª Mostra da Produção Universitária de Artes Visuais do Pará, realizada pela Casa das Artes. A curadoria é de Melissa Barbery, integrante do mesmo conselho. O Museu da Unama, que administra a galeria, está vinculado ao programa de pós-graduação em Comunicação, Linguagem e Cultura da Unama.
Há cerca de dois anos, a Galeria Graça Landeira ficou com o acesso restrito à comunidade acadêmica. Nessa nova fase, "a galeria volta a ficar aberta ao público e a se reintegrar ao circuito artístico e cultural da cidade de Belém. Em 2020, haverá o lançamento de um edital para atrair novas propostas de exposição e consolidar a galeria como espaço expositivo e que articule eixos de ensino, pesquisa e extensão dentro da Unama e para a comunidade. A ideia é reforçar o entendimento da arte como campo de conhecimento e expressão da realidade social", afirma Eiró.
A exposição 'Inabalável' reúne cerca de 70 trabalhos, entre pinturas, gravuras, desenhos, fotografias, objetos e vídeosA exposição 'Inabalável' reúne cerca de 70 trabalhos, entre pinturas, gravuras, desenhos, fotografias, objetos e vídeos (Divulgação)
Inaugurada em 1993, A Galeria Graça Landeira promoveu, entre os anos de 1995 e 2014, o Salão Unama de Pequenos Formatos, que revelou e divulgou novos artistas de todo o país e também acolheu artistas de renome nacional, incluindo os paraenses Geraldo Teixeira, Miguel Chikaoka, Luiz Braga, Ruma de Albuquerque e outros, sob a curadoria de Emanoel Franco, que coordenava a galeria.
“Trata-se de uma retomada fundamental, pois a reabertura da Galeria Graça Landeira ao grande público traz de volta aos olhos da cidade um espaço expositivo de grande projeção local e nacional. Esta galeria de arte teve uma atuação muito relevante para a comunidade artística e sempre foi considerada um importante espaço expositivo para a cidade ao longo de mais de duas décadas”, destaca o professor  Edgard Chagas, coordenador da pós-graduação da instituição.
A Galeria Graça Landeira fica aberta ao público de segunda a sexta-feira, em horário comercial, no hall de entrada do campus Alcindo Cacela da Unama.
Agende-se:
Vernissage da exposição “Inabalável”
Data: quarta-feira, 25, às 19h
Local: Galeria Graça Landeira, campus Alcindo Cacela da Unama (Av. Alcindo Cacela, 287, Umarizal)
A exposição fica aberta ao público de segunda a sexta-feira, em horário comercial, até 31 de outubro.
Entrada gratuita

Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário