Encontro Internacional de Artes Cênicas reúne mais de 10 espetáculos em Belém


A capital paraense recebe a partir desta sexta-feira, 20, até o dia 19 de outubro, mais uma edição do Festival Dançarte. Realizada desde 2008, a programação ocorre simultaneamente em outras cidades do estado, como Conceição do Araguaia, Trairão e Piçarra. Já em Belém, a programação se concentra no Shopping Castanheira. 
Além da programação de espéculos e produções, o evento promove também rodas de negócios, oficinas e workshops, residências artísticas, encontros com artistas e curadores de artes cênicas de outras cidades do país.
A iniciativa visa divulgar os trabalhos dos artistas paraenses e fazer com que mais pessoas possam ter acesso à cultura. Mais que uma vitrine das artes cênicas, o evento abre espaço em vários pontos da capital e cidades do interior para discussão de temas como violência, preconceito, desigualdades, democracia, identidade de gênero, depressão e fanatismo religioso.
As crianças também terão diversão garantida: serão mais de 10 espetáculos/shows musicais para os pequenos e adultos, entre eles nomes conhecidos como "Os Miseráveis", "A bela e a Fera", "A Pequena Sereia", "Frozen" e muitos outros.
Na 11ª edição, o evento mantém a linha curatorial que orientou a seleção de espetáculos nos dois últimos anos: a da livre expressão do pensamento. Com programação diversa, reafirma o compromisso com a proteção dos direitos, das liberdades individuais e das minorias. “A cada edição do Dançarte, nossos corações enchem-se de alegria, pois sempre cumprimos nossa missão: manter uma relação educativa com o público de modo geral e atuarmos em trabalhos sociais e educacionais nas escolas públicas e particulares, além de apresentarmos espetáculos em várias cidades do estado”, afirma Will Junior criador e diretor geral do Dançarte.
Os grupos locais poderão apresentar suas criações para diretores de festivais, o que poderá facilitar a exportação da produção local, ampliando oportunidades e gerando emprego e renda.
Agende-se
11º encontro internacional de artes cênicas no Pará – Dançarte
De 20 a 30 de setembro (Belém)
De 3 a 5 de Outubro (Conceição do Araguaia, Trairão e Piçarra.

Programação Belém 1ª final de semana:
Local: Castanheira Shopping
Entrada Gratuita

20/09/2019 - sexta-feira
16h – Abertura Oficial do evento
17h - Espetáculo A Pequena Sereia
18h – Espetáculo Tieta

21/09/2019 – Sábado
16h – Jogos Cênicos e atividades formativas
17h - Espetáculo A Bela e a Fera
18h – Espetáculo Os Miseráveis
 
22/09/2019 – Domingo
16h – Jogos Cênicos e atividades formativas
17h – Espetáculo Frozen

Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário