'Encontro Territórios' levará artistas internacionais para imersão em Castanhal



A programação do 'Encontro Territórios' segue nesta semana, com mais uma imersão desta vez, em Castanhal, na Arte Fazenda Apeú, nesta terça-feira, 24, e outras ações que serão desenvolvidas em Icoaraci. Além disso, o público poderá conferir a exposição que segue aberta na Galeria do CCBEU até dia 30 de setembro. Em Castanhal, os 25 artistas, entre europeus e brasileiros, participarão da abertura de exposição de artes visuais com artistas locais, de uma roda de conversa com participação de Luiz Fernando, do Movimento Artístico no Território Castanhal, e performance artística com Márcia Kambeba, além da exibição do filme “Terra dos Rios”.
De quarta a sexta, a programação continua com a produção artísticas de obras inéditas, no atelier aberto na antiga Estação de Trem de Icoaraci. Pela parte da tarde também terá início a ação “Pintura Mural”, com a artista paraense Michele Cunha, até sexta-feira, 27, no Espaço Na Casa do Artista. Também nesta sexta-feira, das 9h às 20h, ela inicia a montagem da exposição que ficará aberta de 30 de setembro a 30 de outubro, Na Casa do Artista, além da instalação de obra/painel de Sarah Wood e Benoit Flamand, a partir das 16h, na Orla do Cruzeiro. Todas ações serão abertas ao público.
Participam do projeto artistas de vários países. Da Alemanha vieram Anna Handick, Annette Rollenmiller, Berit Klasing, Brigitte Schwacke, Gerlind Pistner, Lisa Haselbek, Marianne Stuve, Reinhild Gerum, Stefani Peter e Thomas Volkmar Held (Tevauha). Já da França, Benoit Flamand; da Inglaterra, Sarah Wood; da Etiópia, Wondwosen Nega Germa. Também participam os brasileiros Ana Cristina Mendes, Cledyr Pinheiro, Galvanda Galvão, Herbert Rolim, Izer Campos, José Viana, Lucia Gomes, Mariana Rossy, Michelle Cunha, Nina Matos, Werne Souza Oliveira e Wilson Neto.
Exposição - A exposição 'Territórios' segue aberta na Galeria do CCBEU até dia 30 paralela a outras ações. O evento mais do que marcar poéticas individuais, marca um encontro internacional de arte que é uma relação estabelecida pela Ponte de Cultura e o espaço Na Casa do Artista, que cria momentos de intercâmbio.
“Um que é dessa territorialidade da matéria e das obras, que têm um espaço que é próprio e particular, mas de qualquer forma há uma contaminação, de determinados limites que não deixam tão claro onde termina uma obra e começa a outra. O exercício curatorial e reflexivo mais prático da matéria é essa disposição muito rigorosa no espaço”, explica o curador Pablo Mufarrej.
Os artistas convidados do projeto desenvolvem questões pertinentes a todo o planeta. Para a artista Galvanda Galvão, se discutem as territorialidades por meio de diversas expressões. “Essas correspondências entre os vário artistas, entre as artes que nos tornam comum, nos trazem também a diversidade desses conflitos e desses limites. Estou propondo uma instalação com colagem, procurando trazer a relação dessa linguagem come essa fala que reproduzimos”, comenta a artista cearense, que há 18 anos desenvolve vários trabalhos com comunidades quilombolas, pescadores e pescadoras artesanais no Pará.

Confira a programação do 'Encontro Territórios' 

Dia 24 - Terça-feira - Arte Fazenda Apeú/Castanhal 
09h - Exposição de artes Visuais com artistas locais
12h - Almoço – (artistas cozinham)
18h - Roda de conversa: Luiz Fernando-Movimento Artístico no Território Castanhal e Performance Artística com Márcia Kambeba 
19h - Exibição do filme Terra dos Rios 
20h - Jantar com convidados
Local - Arte Fazenda Apeú/Castanhal
Dia 25 - Quarta-feira
09h - Retorno para Icoaraci
15h as 18h – Atelier aberto – Estação de Icoaraci
16h – Pintura Mural com Michele Cunha
Dia 26 - Quinta-feira
09h - Mural com Michelle Cunha Na Casa do Artista
09h as 13h - Atelier aberto – Estação de Icoaraci  
15h as 18h - Atelier aberto – Estação de Icoaraci 
Dia 27 - Sexta-feira
09h - Mural com Michelle Cunha Na Casa do Artista
09h as 13h - Atelier aberto – Estação de Icoaraci  
15h as 18h - Atelier aberto – Estação de Icoaraci
16h - Instalação de obra/painel de Sarah Wood e Benoit Flamand
Local: Orla do Cruzeiro
09h as 20h - Montagem da exposição Na Casa do Artista
Dia 28 - Sábado
09h - Apresentação do mural de Michelle Cunha
Local: Na Casa do Arista
20h - ABERTURA DA EXPOSIÇÃO TERRITÓRIOS
Música regional e Coquetel com degustação de sabores paraenses

Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário