Mostra itinerante sobre o alumínio no cotidiano brasileiro chega a Belém


O alumínio está por toda parte. De embalagens de leite longa vida e latinhas aos meios de transporte até notebooks, smartphones e até na criação de obras de arte e objetos de design. A usabilidade de um dos metais mais usados no dia-a-dia é o tema central do projeto “Casa do Alumínio – uma experiência de arquitetura, arte e design” que chega a Belém por meio do Ministério da Cidadania, via Lei de Incentivo à Cultura e Usina Projetos. De hoje, 21, ao dia 27 de setembro, das 12h às 20h30, a mostra está em exposição aberta ao público em um shopping da avenida Centenário, em Belém.
O projeto imita uma casa real - com área útil de 150m² construída a partir de dois containers - e é dividido em quarto, sala de estar, banheiro, cozinha, varanda e garagem. Presente em todos os compartimentos, o alumínio é utilizado em mobiliários, objetos de decoração, equipamentos e sistemas construtivos, assim como em nosso cotidiano.
Depois de passar por cidades como São Paulo, Brasília e São Luís, a exposição itinerante vai ganhar uma área extra produzida pela Hydro e Albras na edição da capital paraense. Neste espaço adicional, será montado um jardim com diversas atividades e interações lúdicas, enntre elas uma simulação do programa de reflorestamento conduzido pela empresa na mina de Paragominas, no sudeste paraense.
"Casa Alumínio" segue em exposição até o dia 27 de setembro em Belém"Casa Alumínio" segue em exposição até o dia 27 de setembro em Belém (Divulgação)
Durante a vivência, o visitante vai ser convidado a plantar sementes e mudas típicas da região. Ao final, receberá um certificado atestando sua contribuição e, após o término da exposição, as sementes e mudas serão transportadas para a área de reflorestamento da companhia, na Mineração Paragominas. O espaço traz ainda experiências tecnológicas e de realidade virtual para explicar, em linhas gerais, o processo industrial de obtenção do alumínio.
A casa terá também uma programação especial destinada às crianças de escolas públicas locais selecionadas, com atividades lúdicas, oficinas de pintura com estêncil, artesanato com fios, folhas e chapas de alumínio.
Exposição retrata o uso do alumínio no cotidianoExposição retrata o uso do alumínio no cotidiano (Divulgação)

Patrocinadoras do evento, Hydro e Albras buscam aproximar a sociedade paraense da indústria do alumínio. A ideia é que o visitante possa compreender as três etapas principais do processo de produção do metal: a extração da bauxita; o refino da bauxita em óxido de alumínio, a alumina; a transformação da alumina no metal primário alumínio, e a transformação disso em produtos finais.
Agende-se
Casa do Alumínio – Uma experiência de Arquitetura, Arte e Design
De 21 a 27 de setembro
Horário de funcionamento: de 12h as 20h30
Shopping Bosque Grão Pará -  Praça da Tok & Stok (Av. Centenário, 1052)
Entrada gratuita

Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário