Projeto Lamparina Acesa: um “olhar” diferenciado a leitura


A universidade do estado do Pará-UEPA, atende um público diferenciado formado por pessoas portadoras de deficiência visual e isso tem expandido de forma gradativa, com a inclusão do projeto lamparina acesa – Literatura Acessível. A proposta busca atingir professores da Educação Básica que, preferencialmente, atendam alunos com deficiência visual. O projeto Lamparina Acesa – Literatura Acessível tem o objetivo de formar profissionais capazes de levar recursos e serviços que pensem a realidade da pessoa com deficiência visual dentro da sala de aula e com isso ampliar a acessibilidade.

Estão acontecendo oficinas permanentes que possibilitam ampliação de aprendizado. "A oficina é mais uma das ações do projeto que cria caminhos para a afirmação de práticas pedagógicas, que pensam a acessibilidade de pessoas com deficiência visual" comentou a coordenadora do projeto Lamparina Acesa – Literatura Acessível, Professora Joana Martins, em matéria publicada no site Agência Pará.

Por ocasião da Feira Pan-Amazônica do Livro este ano, o poeta e escritor Paulo Vasconcellos, visitou o estande da UEPA e conversou com a professora Joana que explicou passo a passo como funciona o projeto Lamparina Acesa - Literatura Acessível, ficando maravilhado com tudo o que lhe foi apresentado. “Eu já sabia de algo sobre o projeto, mas ainda não havia tido a oportunidade de conhecer de perto e sendo assim, aproveitei a minha ida à Feria para realizar tão importante visita, sendo recepcionado pela professora Joana Martins e pela escritora Mônica Carvalho, motivo de imensa alegria e satisfação para mim”, ressalta PV.

Na conversa com a professora Joana, ela mostrou ao escritor capanemense, algumas obras de autores parêneses que estão providas do sistema de áudio descrição, possibilitando as pessoas que não enxergam, conhecerem os conteúdos dos livros, através das narrativas inclusas, assim por diante.

Como surgiu

O projeto iniciou em 2015 e, desde então, segue com atuações que buscam sensibilizar profissionais da educação para a instrumentalização da docência, referente a questões relacionadas ao âmbito da deficiência visual. O Lamparina Acessa busca, também, formar profissionais que atuem na “tradução” da palavra escrita para cenário educacional.






Edição e texto: Maikon Douglas
Fonte de pesquisa: Site da UEPA com informações do Jornal de Capanema.
Fotos: Anna Paula Vasconcellos


Nenhum comentário