Música tradicional marca programação da Semana do Japão no Schivasappa



O concerto de música tradicional japonesa, da 32ª Semana do Japão, apresenta nesta sexta-feira, 13, On Ensemble, famoso grupo norte-americano de taiko (tambor japonês), e a artista japonesa Sumie Kaneko, especialista nos instrumentos de corda koto e chamisen.
Ambos são reconhecidos pela ousadia ao tocar esses instrumentos tradicionais, com a introdução de novas influências musicais. Eles irão se apresentar logo após a cerimônia de abertura com a participação da comunidade nipo-brasileira e de autoridades, no Teatro Margarida Schivasappa, a partir das 19 horas, com entrada franca.
A programação comemorativa aos 90 anos da imigração japonesa na Amazônia teve início no dia 10, com oficinas de caligrafia (shodô), dança, culinária, arranjo floral (ikebana), ábaco, dobradura em papel (origami) e instrumentos musicais (koto e taiko), oferecidas na sede da Associação Pan Amazônia Nipo Brasileira (Apamb), além da exibição de filmes japoneses no Cine Líbero Luxardo, do Centur.
Com 17 anos de trajetória artística, On Ensemble é um dos grupos musicais de taiko mais famosos do mundo. O grupo é reconhecido por tocar o taiko com uma ampla influência de ritmos musicais, como jazz, rock e o canto harmônico da Ásia Central. Por meio da múltipla exploração das possibilidades do taiko, o grupo expandiu os limites conhecidos desse instrumento e elevou-o para o reconhecimento da musicalidade mundial contemporânea. On Ensemble foi o primeiro grupo de taiko dos Estados Unidos a se apresentar no Teatro Nacional do Japão para a série de concertos "Nihon no Taiko".
A produção do grupo mescla as pesquisas sobre a música tradicional japonesa com as influências de DJs, jazz, música eletrônica e rock. On Ensemble foi fundado em 2002 pelos amigos de infância Shoji Kameda e Masato (Maz) Baba e já lançou 3 álbuns de estúdio - "Dust and Sand" (2005), "Ume in the Middle" (2009) e "Bizarre Heroes" (2013) - e um CD e DVD ao vivo em 2007. Ainda, foi destaque no premiado curta-metragem "Yamasong".
Já Sumie, é reconhecida compositora e musicista da música tradicional japonesa. Mestre no repertório desses instrumentos tradicionais antigos, foi pioneira na inclusão de influências do jazz e da música experimental nas performances individual e em grupo com koto e chamisen, em apresentações pelo mundo. Em 1995, ela venceu o Concurso Internacional de Takasaki na performance de koto.
Ela já se apresentou em grandes casas de espetáculo de renome internacional, como Carnegie Hall e Lincoln Center e, em 2014, foi convidada com seu grupo para tocar no Washington Jazz Festival, tendo feito outras apresentações internacionais, como no Brasil e no Japão. Ela lançou um álbum, "Dead of the Night" (2016), e se prepara para lançar o segundo.
Agende-se:
Concerto de On Ensemble e Sumie Kaneko, na 32ª Semana do Japão
Data: Sexta-feira, 13, às 19h
Local: Teatro Margarida Schivasappa (Av. Gentil Bitencourt, 650, Batista Campos)
Entrada franca

Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário