Exposição 'Olhares sobre a Amazônia' comemora os 25 anos do Museu de Arte de Belém


O Museu de Arte de Belém (Mabe) completa 25 anos em 2019, e para celebrar, o local revisitou seu próprio acervo, e apresenta a partir desta quarta-feira, 25, a exposição “Olhares Sobre a Amazônia - Acervo Mabe”. A mostra irá ocupar as salas térreas do museu, no palácio Antônio Lemos (Praça Dom Pedro II - Cidade Velha). A ação integra a programação da Primavera dos Museus, dessa forma, o local receberá ainda uma série de palestras gratuitas até o dia 27 deste mês.
A mostra comemorativa tem curadoria de Lígia Árias e Nina Matos como curadora adjunta. As obras irão ocupar duas salas do museu: Antonieta Santos Feio e Theodoro Braga.
“Olhares Sobre a Amazônia - Acervo do Mabe” é resultado de pesquisa e concepção da Divisão de Curadoria do Mabe. O objetivo é de proporcionar conhecimento sobre a riqueza da Amazônia em seus aspectos naturais, culturais, sociais, místicos e históricos; isto por meio das coleções do expressivo acervo do museu, que carrega uma longa trajetória de ações em pesquisa, aquisição, restauro, conservação, difusão do conhecimento e fomento da produção artística.
Nina Matos destaca a importância tanto do acervo do Mabe, quanto da mostra que se propõe a revisitá-lo. “O bem maior de qualquer museu é o acervo, porque é através dele que a gente comunica, transmite conhecimento. O Mabe tem um acervo riquíssimo e representativo da nossa região, e nós escolhemos falar da Amazônia e dessas várias amazônias, através das pinturas desse acervo, fotografias. Também estamos falando dessa monumentalidade da Amazônia, a questão da presença humana e questões sociais, além da parte cultural da nossa região”, destaca a curadora adjunta.
A exposição 'Olhares sobre a Amazônia' faz um recorte sobre obras de artistas locais, nacionais e estrangeirosA exposição 'Olhares sobre a Amazônia' faz um recorte sobre obras de artistas locais, nacionais e estrangeiros (Divulgação)
A exposição é composta por 113 obras, e inclui esculturas em cerâmica, sendo cópias e reelaborações pré-coloniais das culturas Tapajônica, Marajoara, Maracá, Aruã e Miracanguera; assim como obras de pintores, escultores, fotógrafos paraenses e estrangeiros, que registraram a cidade de Belém e a região amazônica, a partir de olhares diversos e particularidades.
Nesta quarta-feira, na abertura da exposição o público poderá participar de uma visita mediada, que será seguida por um bate-papo sobre curadoria, tudo a partir das 16h. Com o tema “Papo de curador - curadoria, estratégias e conjuntura atual”, a conversa terá a presença de Lígia Árias, Alberto Amaral e Tadeu Lobato, sob mediação de Janice Lima. A programação paralela, com visitas guiadas e rodas de conversa no Mabe, segue até a sexta-feira (27).
O Mabe foi instituído no início da década de 90, como um departamento da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel). Mas só em 1994, com a reinauguração do Palácio Antônio Lemos, o Mabe passou a ocupar o prédio, e recebeu coleções da Pinacoteca Municipal e do Museu da Cidade de Belém.
Atualmente, o acervo do Mabe reúne um conjunto significativo de obras de artistas locais, nacionais e estrangeiros, que referem o período áureo da borracha na cidade, assim como trabalhos contemporâneos, principalmente de fotografia.
A exuberância da natureza amazônica é um tema recorrente nas obras do acervo do MabeA exuberância da natureza amazônica é um tema recorrente nas obras do acervo do Mabe (Divulgação)
O museu possui ainda peças do mobiliário brasileiro dos séculos XIX e início do século XX. As salas para exposição homenageiam artistas que possuem obras no acervo, ou são reconhecidos pelo seu valor no cenário das artes.
Janice Lima, atual diretora do Mabe, destaca a importância da mostra comemorativa que revisita o acervo do museu. Ela explica que o eixo curatorial foi desenvolvido a partir de três pontos conceituais: do ser humano, da natureza, e das relações sociais.
“Teremos uma representação muito abrangente das populações que habitaram anteriormente, e que habitam hoje a região amazônica, juntamente com a discussão sobre questões sociais e culturais tão contemporâneas e que nos cercam”, explica a diretora.
Fábio Atanásio, presidente da Fumbel, diz que a exposição é uma oportunidade de dialogar, tanto com a sociedade civil quanto a comunidade acadêmica, sobre a importância da memória, a partir de um contexto nacional de debate sobre a Amazônia.
“O Mabe promove essa exposição com o intuito de alargar a compreensão e o entendimento para qualificar o debate nacional e internacional por tudo o que está acontecendo na Amazônia. Não somente sobre os impactos ambientais, mas também da valorização do ser humano”, destaca.
Agende-se:
Exposição “Olhares sobre a Amazônia – Acervo Mabe”
Abertura: 25/09, às 16h30
Local: Museu de Arte de Belém - Mabe (Palácio Antônio Lemos
Visitação: de terça a sexta-feira, das 9h às 17h
Entrada franca
Agendamento de visita em grupo: pelo e-mail educativa.mabe@gmail.com
Informações: (91) 98415-2558.

Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário