Salomão Habib mostra o 'sotaque das cordas amazônicas' em concerto



O espetáculo "Violões do Norte" mostra o sotaque de cordas da Amazônia no concerto do violonista paraense Salomão Habib e seus alunos. A apresentação vai ser uma mostra do repertório do novo DVD do projeto, que tem previsão de lançamento para o início de 2020. O espetáculo será nesta terça-feira (17), às 20h, no Teatro Margarida Schivasappa. O ingresso custa R$ 20,00.
Salomão Habib explica que o espetáculo faz parte do calendário de concertos realizados por meio do projeto que possui junto com seus alunos. Além das aulas teóricas, o músico costuma realizar esses eventos como forma de introduzir seus alunos no palco.
O concerto possui um repertório autoral de Salomão Habib com peças como “Suíte das Amazonas”; música dividida em cinco movimentos, interpretada por diversos violonistas em vários países da América e da Europa, juntamente com uma seleção de músicas de domínio público. Além do violão, Salomão também vai tocar a viola caipira. 
O concerto conta com a participação dos alunos Danilo Guilhon, Manuela Correia, Vitor Souza, Jesse, Luiz Carlos Nunes, Pedro Nunes e LuisFalcoski. Fernando Dutra, solista convidado para o evento, mostrará as tradições do violão no Norte do Brasil.
Salomão faz questão de explicar que o nome do espetáculo leva "Violões do Norte" para mostrar que existe um 'sotaque' próprio das cordas amazônicas. "Assim como o choro possui suas peculiaridades aqui na Amazônia, são músicas que trazem uma dinâmica da nossa região, que tem uma história muito forte", diz Salomão. Além das canções o músico vai levar para o palco um pouco do que passa em sala de aula.
"Até a geração de Tó Teixeira o violão era um instrumento tocado apenas por negros, uma vez que era considerado instrumento da ralé", explica o professor. E ainda sobre esse fato histórico, acrescenta que antes do violão foi criada a viola, que se chamava "vihuela". O instrumento surgiu no século XVI na Espanha e Belém foi a primeira cidade do continente americano a receber o instrumento, a pedido do padre Antônio Vieira. "Para a sociedade da época era demérito tocar viola, já que era instrumento tocado pelos negros. E é por isso também que há escassez da literatura desse instrumento", acrescenta.
Além desse projeto, Salomão Habib faz um trabalho social por meio do projeto "Cantarolar", que são corais formados por crianças que tem apoio do Unicef e já chegou a 8.400 crianças de escolas públicas de Belém. É um projeto de arte-educação, no qual o músico aborda temas de cidadania, história e meio ambiente agregando o universo da música. O músico já realizou quatro DVD's desse projeto e o próximo está programado para o início de 2020.
Agende-se:
Violões do Norte
Data: terça-feira, 17, às 20h
Local: Teatro Margarida Schiwasappa
Ingresso: R$ 20,00

Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário