13ª Primavera dos Museus abre programação nesta segunda


"Museus por dentro, por dentro dos museus" é o tema da 13ª Primavera dos  Museus, evento realizado em todo país com a proposta de movimentar e incentivar a comunidade a visitar esses espaços de conhecimento, resistência, preservação e identidade. A programação começa nesta segunda-feira, 23, e vai até o dia 29. No Pará, serão 23 atividades divididas entre oficinas, palestras e exposições.
A conferência de abertura inicia às 19h com o debate "Museus no século XXI: as relações de afeto, política, sociedade e educação" com a participação de Úrsula Vidal, secretária de Cultura do Estado; Arnando Sobral, do Sistema Integrado de Museus e Memoriais do Pará (SIMM); Mariza Mokarzel e Aldrin Figueiredo, da UFPA. A programação ocorre no Museu de Arte Sacra, localizado na Igreja de Santo Alexandre.
De acordo com Armando Sobral, diretor do SIMM, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) organiza todos os anos essa programação como forma de estreitar cada vez mais o envolvimento da comunidade com essas instituições, uma vez que para muitas pessoas esses espaços são vistos de forma institucionalizada e parada no tempo.
Ele acrescenta que esse tipo de programação é positiva, pois existem pesquisas que afirmam que aumenta em torno de 20% a visita nos museus. A primavera dos Museus está na 13ª edição e  traz, esse ano, o tema "Museus por dentro, por dentro dos museus", que faz um convite a experimentar um novo olhar, explorando os aspectos do cotidiano museológico aplicados aos diversos métodos legais, éticos, técnicos e científicos, aos quais as coleções e as estruturas são submetidas no constante processo de formação, organização, conservação e exposição para interação com pessoas ou grupos sociais.  
"É muito importante que as pessoas entendam como os museus atuam, como são realizadas as atividades e o cotidiano dos profissionais, já que muitas pessoas enxergam esses espaços como inutilizados e parados no tempo, mas é importante que as pessoas saibam que tem um cotidiano intenso", pontua Sobral.
No Museu do Forte do Presépio serão realizadas as oficinas livresNo Museu do Forte do Presépio serão realizadas as oficinas livres (Everaldo Nascimento/ O Liberal)
Os museus têm função de consciência de preservação e esse cuidado deve partir também da sociedade, já que se trata de um espaço de conhecimento e de identidade. O principal desafio é de atrair as novas gerações, que sofrem de alienação tecnológica. 
No período de 24 a 27 de setembro vão ocorrer as oficinas de pintura, de confecção de "pipas-arquiteturas dos museus" , de carimbos com grafismos marajoara e tapajônico, de montagem de maquetes. Toda a programação é gratuita.
Sobre a iniciativa, a secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal, diz que é mais uma ação que "pensa uma cidade para pessoas". "Belém tem equipamentos museais muito importantes e um acervo histórico riquíssimo. Promover o diálogo entre o patrimônio arquitetônico, as novas dinâmicas urbanísticas e a extroversão e difusão do acervo de nossos museus é pensar a cidade em suas dimensões culturais, turísticas e econômicas. É promover a discussão de novos modelos de desenvolvimento e cidadania cultural". 
Agende-se:
Abertura 13ª Primavera de Museus
Data: 23 de setembro, às 19h
Local: no Museu de Arte Sacra - Igreja de Santo Alexandre
Conferência de abertura - "Museus no século XXI: relações de afeto, política, sociedade e educação".
OFICINAS LIVRES
24 a 27/09
10h - Forte do Presépio - Oficina de pintura ministrada por José Francisco (SIMM/Secult)
10h - Forte do Presépio - Oficina de confecção de "pipas-arquiteturas dos museus", ministrada por Saint'Clair Gonçalves, Reginaldo Santiago e Samuel Sóstenes (SIMM/Secult).
15h - Forte do Presépio - Oficina de carimbos com grafismos marajoara e tapajônico, ministrada por Georgina Lobato e Carolina Pinheiro (SIMM/Secult).
14h - Café Buffet do Museu de Arte Sacra - Oficina de montagem de maquetes, ministrada por Nilson Damasceno (SIMM/Secult)

Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário