Programação durante toda a semana comemora os 40 anos do Teatro Waldemar Henrique


Da luta de uma classe artística nasceu o Teatro Experimental Waldemar Henrique, o "Waldeco" para os íntimos. E justamente por ser criado em meio a dificuldades e anseios ainda dentro da ditadura militar, em 1979, talvez seja essa uma das principais marcas do espaço, que completa 40 anos em plena atividade. Esse teatro aconchegante e intimista está com uma programação especial no período de 17 a 22 de setembro incluindo, música e teatro.
O movimento teatral de Belém sempre foi muito forte e com a criação de novos grupos na década de 60 aumentou também a demanda por espaços. Henrique da Paz, que é diretor do Grupo Gruta de Teatro, fez parte desse movimento e diz o quanto foi válida a união dos artistas para a criação desse novo espaço.
"Nesse período da década de 60 e 70 o único espaço que tínhamos era o Teatro da Paz, mas como o momento era de efervescência necessitava-se  de novos palcos. Juntos reivindicamos para a secretaria de cultura da época, que tinha Lira Maia como secretário, e conseguimos o Waldeco, um espaço resultado da luta de artistas", relembra Henrique da Paz.
Por muito tempo o teatro funcionou de forma democrática entre os artistas, sendo que eles decidiam as pautas anuais. Em 40 anos de existência, coleciona diversos fatos e acontecimentos. Henrique da Paz recorda de um momento em que o prédio do teatro foi dividido com os funcionários de uma associação, que não gostavam da presença e do movimento dos artistas.
"Teve um certo dia que chegamos para ensaiar e a sala de ensaios estava fechada com tijolos, mais uma vez nos unimos e quebramos a parede. Chegamos a parar na delegacia, mas no final deu tudo certo", recorda o diretor de teatro.
Além da importância histórica, o teatro também possui uma importância arquitetônica, já que é um prédio tombado e criado pelo arquiteto Luis Carlos Ripper. Marcia Yamada, diretora do teatro, fala da responsabilidade que o local possui com o público, mas também com os fazedores de cultura. "O Waldeco surgiu da união de força dos artistas e até hoje possui a função social, tanto de formação de público como também de formador de novos artistas e técnicos. É muito bonito ver a relação que os artistas e o público têm com esse espaço", pontua Márcia Yamada.
Com relação a planos e investimentos, a diretora disse que esse ano foi reservado para traçar metas e entre elas está o plano de investimento em novos equipamentos para 2020. E como forma de colocar o espaço disponível aos fazedores de cultura, Marcia Yamada disse que tem mantido encontros com a classe artística para organizar eventos e ações em conjunto.
"O teatro está de portas abertas e sempre tentando encontrar maneiras de flexibilizar o espaço. Toda a equipe está disposta a arrumar uma maneira de apresentar espetáculos. O acesso é facilitado e flexível para melhor atender o fazedor de cultura", fala Marcia Yamada.
Dentro da programação de aniversário, as diferentes manifestações estarão presentes, com representantes de várias gerações. “Grupos de teatro como o Gruta e compositores como Pedrinho Cavallero e José Luiz Maneschy, entre muitos outros, podem contar e recontar esses momentos que mantêm viva a memória do Waldeco”, antecipa Marcia.
Na abertura oficial da programação show de Andréa Pinheiro e Trio Andaluz. A renomada cantora Andréa Pinheiro, cujo trabalho sobre a obra de Waldemar Henrique resultou em CD, apresenta canções do maestro acompanhada de Luiz Pardal e Jacinto Kahwage, somados à percussão de Paulinho Assunção. Já no dia 19, às 19h, Léo Meneses faz o show In “Concerto” – Acompanhado do maestro Tynnoco Costa, Léo Meneses canta clássicos da música nacional, internacional, de Cole Porter a Waldemar Henrique, valorizando as obras com muito bom humor e virtuosismo.
A programação encerra no dia 22, às 19h, quando os músicos Pedrinho Cavallero, Cesar Escócio, Alfredo Reis, Armando Hesketh e Albery de Albuquerque Jr, apresentam o show "Feira de Música – 40 Anos".  A remontagem tem grande peso simbólico, pois foi o primeiro show de música apresentado no Waldeco.
Confira a programação completa:
17/09 – 19h – Abertura oficial
Abertura da exposição “Fazendo da Vida uma Canção”, da classe hospitalar do Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo
Henrique da Paz – Grupo Gruta de Teatro – Waldeco 40 anos
Andrea Pinheiro e Trio Andaluz – Show Canções de Waldemar.

18/09 –19h – Mostra de dança Studio Corpo em Movimento, com participações especiais
19/09 – 19h – Léo Meneses – Show In “Concerto”
20/09 – 10h – Vsita monitorada ao Teatro Waldemar Henrique
11h – Grupo Camapu apresenta Show de Marionetes.
20h – Grupo Gruta de Teatro apresenta o espetáculo “A Casa do Rio”
21/09 – 20h – Cia de Atores em Cena apresenta “Buarque-se”
22/09 – 11h – Cia Luzes de Teatro apresenta “A lenda da Espada de Prata”
19h – Pedrinho Cavallero, Cesar Escócio, Alfredo Reis, Armando Hesketh e Albery de Albuquerque Jr, no show "Feira de Música – 40 Anos"

Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário