Jovem escritor relança livro premiado 'Izadora e o Mar'


"Izadora e o Mar" é um livro infanto-juvenil vencedor do Prêmio Literário da Fundação Cultural do Pará e que foi lançado oficialmente na Feira Pan-Amazônica do Livro de 2018. Nesta quarta-feira, 25, o autor da obra, Tiago Braga, de 25 anos, faz um novo lançamento no Centro Cultural da Justiça Eleitoral, às 18h, com entrada franca.
A obra conta uma história com rimas, estrofes e um roteiro simples, mas que tenta prender o leitor com assuntos que fazem parte da vida de muitas pessoas. A história conta a vida de uma menina que mora no meio de uma floresta e que tem um sonho de conhecer o mar, de viajar e de conhecer as coisas do mundo. Mas ela não consegue sair de casa para realizar esses sonhos em virtude de morar com o medo, o qual não a deixa sair.
Em um momento de reflexão ela interage com esse drama. Os personagens da floresta que o livro aborda não são personagens folclóricos ou míticos, geralmente encontrados neste tipo de literatura. Os personagens são o medo, a vida, a saudade, a tristeza, o desespero e o sonho.
Apesar de não ficar explícito, o  processo de criação e de ambientação é influenciado pela cidade de Castanhal, onde o escritor mora. "Eu não escrevo isso diretamente, mas a ambientação da história é de Castanhal. Tem trechos que falo do trilho do trem que a minha bisavó contava. Me apropriei disso para contar a história", diz o jovem escritor.
Tiago Braga diz que sempre gostou de ler. Nas fase do ensino fundamental e médio gostava de histórias fantásticas, de ficção e de livros policiais. E diante desse acúmulo de repertório a escrita acabou surgindo como forma de abstrair. "Escrever é colocar as inspirações para fora", diz o escritor.
Para a elaboração do livro ele explica que não se inspirou em uma pessoa, história ou personagem especifico. "Mas o contato com outras artes, como as canções do Chico Buarque, por exemplo, acabaram como fonte de inspiração. Tem coisas que vieram de músicas do Chico o que acabou contribuindo para a construção dos personagens", acrescenta Tiago.
A publicação conta com ilustrações da artista Mariana Gouveia, que também fez o prefácio, e textos introdutórios de Douglas Barros e Anna Moreira. Para o lançamento, o autor criou a campanha “Izadora vai à escola”, onde, a cada três livros vendidos, um será doado a uma escola pública de ensino fundamental ou médio. “Creio que assim, a mensagem de esperança e de perspectiva que a Iza procura passar poderá ser lida inclusive por pessoas que talvez não tenham tanto recurso para compra de livros” pontua o autor.    
O lançamento também contará com venda de estojos personalizados do Ateliê Carolinda, além da apresentação do projeto musical Refrão.  
Agende-se:
Lançamento do livro Izadora e o Mar, de Tiago Braga
Data: quarta-feira, 25, às 18 horas
Local: Centro Cultural da Justiça Eleitoral – Rua João Diogo, 254, entre São Francisco e 16 de novembro
Entrada franca 

Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário