Documentário em realidade virtual de alunos do Pará será apresentado na Assembleia da ONU; assista



O documentário em 360º sobre as dificuldades da população de Santo Amaro, comunidade ribeirinha da cidade de Breves, localizada na Ilha de Marajó, foi selecionado para ser exibido na sede das Nações Unidas, em Nova York, durante a Assembleia Geral da ONU, nos dias 24 e 25 de setembro. O curta "Ribeirinhos: a luta de um povo" foi produzido por estudantes da Escola Estadual Maria Elizete Fona Nunes.
O curta paraense foi um dos nove filmes em 360º selecionados entre 24 países inscritos para o terceiro MY World 360º, iniciativa da ONU destinada a incentivar que os jovens empreguem a tecnologia de filmagem em 360 para produções que retratem questões relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela organização. Argentina, Hong Kong, Índia, Quênia, Uganda e Estados Unidos são alguns dos países de origem de filmes que competiram para entrar na mostra.
Os realizadores são os estudantes Antônio Breno Alves Amaral, Divany Leão, Wesley Pinheiro, Geice Clara Alves do Amaral da comunidade de Santo Amaro, localizada a 12 horas da cidade de Breves, no Arquipélago do Marajó. O filme mostra a resistência dos povos ribeirinhos contra graves problemas como restrição de acesso à educação e à saúde.
Para o estudante Antônio Amaral, o reconhecimento e notoriedade alcançados pelo documentário representa “uma explosão de emoções, afinal, esse filme é de todos nós, brevenses. Batalhamos bastante para criar um documentário que mostra todas as faces da cidade e todos os ângulos da nossa rica natureza. Nos sentimos orgulhosos de levar um pouco do nosso lar até a ONU para mostrar um pouco da nossa amada Breves”.
Este é o segundo curta do projeto Cineastas 360º que chega à ONU. No ano passado, o documentário sobre uma líder comunitária “Francisca”, produzido por estudantes de Goiânia (GO), também foi selecionado para compor a mostra do My World 360° e exibido durante a Assembleia Geral. O projeto é uma parceria entre a ONG Recode e o Facebook.
O presidente da organização social Recode, Rodrigo Baggio, acredita que a iniciativa é um exemplo prático de como as chamadas tecnologias exponenciais – como a realidade virtual – podem acelerar a empatia e o impacto positivo nas comunidades. “O acesso a esse conhecimento é cada vez mais urgente e transformador, capaz de dar protagonismo aos jovens e humanizar a nova era digital em que estamos vivendo”, analisa.
Segundo a gerente de Políticas Públicas do Facebook Brasil, o objetivo do projeto é fomentar a inovação dentro das escolas públicas, capacitando os jovens brasileiros a se apropriarem da tecnologia. “Outro pilar do projeto é a definição das temáticas dos documentários: eles devem necessariamente tratar de uma questão relevante das comunidades desses jovens, o que os leva a estudar os problemas locais e suas potenciais soluções. Ter o curta Ribeirinhos entre os escolhidos para serem exibidos na ONU ilustra a relevância dessa iniciativa e o potencial dos jovens brasileiros”, afirma.

Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário