Exposição inclusiva leva o Círio de Nazaré às pessoas com deficiência


O Círio de Nazaré representado pelas cores vibrantes como ferramenta de inclusão social. Essa é a proposta da exposição “As cores da fé”, da artista plástica Darcilene Batista. A mostra traz um conceito visual inovador, adaptada em braile, que permite aos deficientes visuais apreciarem as obras através de um código universal para cores. A exposição está aberta no Espaço Cultural Banco da Amazônia até o dia 1º de novembro.
De acordo com a curadora e responsável pela mostra, Darcilene Costa, a exposição é inclusiva para todas as pessoas e reproduz a maior festa religiosa do Brasil através das cores, religião e da cultura.
A mostra reúne oito obras feitas pela Pastoral Carcerária, quatro do artista Apolo Neves, 12 fotografias das procissões, cinco mantos sensoriais e mais um gloria de Miriti feito por artesãos. A exposição permite que as pessoas com deficiência visual identifiquem a relação das cores primárias, secundárias, tons escuros e claros, apresentado nos elementos da festa, como o pato do tucupi, o manto e a berlinda.
“É uma releitura poética do Círio do Nazaré, que é representado através de uma ampla paleta de cores, sugerindo a linguagem visual e o invisível da fé, com o diferencial de pensar na diversidade humana”, explicou.
A mostra 'As Cores da Fé' reproduz os ícones da festa religiosa através da palheta de cores e mantos sensoriaisA mostra 'As Cores da Fé' reproduz os ícones da festa religiosa através da palheta de cores e mantos sensoriais (Divulgação)
Darcilene informa que a mostra foi organizada em quatro blocos distintos, mas que se complementam, propondo contar as doze procissões do Círio, e a bela harmonia e estética da festividade mariana. Um desses blocos é denominado de “O invisível da fé”, espaço especial de inclusão.
As obras estão em alturas que permitem também aos cadeirantes terem as experiências sensoriais das obras. A exposição traz a corda do Círio colorida, promessas, imagens dos mantos oficiais, telas temáticas, mantos sensoriais, cartazes, o glória feito de miriti entre outros objetos que integram o cenário lúdico da fé idealizado pela artista.
“A mostra traduz em sua essência a emoção, a contemplação do elemento de comunicação visual com a cor, que comunica e media a fé, através da luz que a Virgem Maria emana e ilumina o povo da Amazônia para tanta criatividade”, comentou.
Há 19 anos trabalhando com o Círio, Darcilene caracteriza como um desafio essa expressão de fé por meio de suas obras. “Procuro incentivar de forma especial a valorização de um bem cultural, sendo uma oportunidade de potencializar uma programação cultural aos devotos e visitantes contempladores de arte”, avalia.
Agende-se:
Exposição “As cores da fé”
Visitação: até o dia 1º de novembro de 2019
Local: Espaço Cultural Banco da Amazônia (Av. Pres. Vargas, 800)

Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário