Biodiversidade é tema de apresentações culturais em Juruti



A importância de proteção da biodiversidade é a mensagem chave da quinta edição do Conexão Sustentável Alcoa, projeto cultural itinerante que instalou um palco móvel no município de Juruti, no oeste do estado, onde serão realizadas apresentações teatrais, oficinas de reciclagem e sessões de cinema durante toda esta semana.
O Palco Móvel, estrutura com palco e arena capaz de receber até 250 pessoas sentadas, fica em Juruti, entre 17 e 20 de setembro. As apresentações teatrais ficam por conta de duas companhias. Anteriormente, a iniciativa passou por Minas Gerais, São Paulo e Maranhão.
O Circo Fool apresenta o espetáculo “O Menino Passarinho e a Estrela Encantada” que conta a jornada de um garoto e de seu boizinho através de rios e igarapés até encontrar, na floresta Amazônica, seres encantados do imaginário caboclo que vão lhe apresentar ideias ecológicas em defesa das águas, do ar, e das florestas.
Já a companhia Casa do Bispo Atelier apresenta “A Hora é Agora”. No espetáculo, dois amigos decidem unir forças para construir uma máquina fantástica que ajudaria as pessoas a preservar a biodiversidade. Os personagens: Inventiva e Sabe Tudo, passam por divertidas e emocionantes aventuras e contam com a ajuda da plateia para que tudo dê certo no final.
Em 'A Hora é Agora', da companhia Casa do Bispo Atelier, dois amigos decidem unir forças para construir uma máquina fantástica que ajudaria as pessoas a preservar a biodiversidadeEm 'A Hora é Agora', da companhia Casa do Bispo Atelier, dois amigos decidem unir forças para construir uma máquina fantástica que ajudaria as pessoas a preservar a biodiversidade (Divulgação)
A segunda etapa do projeto começa em outubro com a "Sala Brasil". Itinerante, com capacidade para 30 pessoas e espaço para cadeirantes, a sala é climatizada e tem estrutura de som e luz para receber sessões de cinema e apresentações do espetáculo “Quiz Intergalático”.
Criado pela companhia Trip Teatro, a montagem inédita traz dois palhaços-cientistas, Marga e Tutúlio, que querem ganhar uma viagem ao espaço. Para isso, terão que entender como funciona nosso planeta e quanto nossas atitudes impactam no meio ambiente e também no nosso entorno. A primeira parada será em Poços de Caldas (MG). Depois a viagem segue por Divinolândia (MG), São Luis (MA), Santarém (PA), Juruti (PA) e Óbidos (PA).
“Com o Projeto Conexão Sustentável, buscamos nos conectar com as comunidades locais. Demonstramos que conceitos de sustentabilidade e inovação andam juntos, gerando valor”, diz a diretora de Relações Governamentais e Comunicação da Alcoa, responsável pelas ações, Michelle Sayo.
“O Conexão Sustentável é uma oportunidade única. Com ele podemos percorrer milhares de quilômetros pelo País, em estradas e até rios, para levar teatro e cinema a públicos que tem poucas oportunidades de acesso a bens culturais”, diz Jefferson Bevilacqua, da Magma Cultura. “Esse torna-se um trabalho importante de criação de plateias e disseminação da cultura”. 
Realizado pelo Ministério da Cidadania e Magma Cultura o Conexão Sustentável Alcoa tem patrocínio da Alcoa e apoio das prefeituras municipais.
Confira a programação:
Palco Móvel
17 a 20/09 – Juruti (PA) - Tribódromo
Sala Brasil
de 6 a 9/11 – Santarém
de 11 a 29/11 – Juruti
de 2 a 6/12 – Óbidos

Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário