Pianistas da Rússia e Itália fazem recitais gratuitos em Belém


Em duas noites dedicadas às sonatas, a Fundação Amazônica de Música promove recitais de piano com os artistas Elina Sarkisian, da Rússia, e Emanuele Vito, da Itália. A primeira apresentação será com a pianista russa, nesta quinta-feira (19), às 20 horas. E na sexta-feira, 20, é a apresentação do italiano Emanuele Vito com o Quarteto FAM no mesmo horário. Os dois recitais vão ocorrer na Sala Augusto Meira Filho – Arte Doce Hall, na avenida Magalhães Barata, 1022. A entrada é gratuita.
Elina Sarkisian vai tocar a Sonata n 1 op. 28 e a Sonata n 2 op. 36, de S. Rachmaninoff, o pianista, compositor e maestro russo, que foi um dos principais representantes da sua época do estilo Romântico.
A trajetória de Elina como musicista iniciou aos 9 anos de idade, quando ela realizou uma turnê com uma série de concertos na Holanda, Polônia e Alemanha e, desde então,não parou mais. A pianista já participou de inúmeros festivais internacionais, como o Rheingau Music Festival, Clavier Piano Cologne, Festival Internacional de Música de Malta, dentre outros.Conquistou bolsas de estudo e recebeu prêmios no Concurso de piano “Sidelnikov International ”, Concurso Internacional de Piano de Maria Yudina, Safonov International Competição de piano e outros.
A pianista Elina Sarkisian abre a série de apresentações nesta quinta-feiraA pianista Elina Sarkisian abre a série de apresentações nesta quinta-feira (Vitor Jorge/ Divulgação)
Aos 16 anos, foi convidada para continuar seus estudos na Academia de Música de Tel Aviv sob a orientação do Prof. Arie Vardi. Atualmente, Elina está estudando na Accademia PIanistica di Imola “Incontri col Maestro” (Itália), na turma de Boris Petrushansky. Na sexta-feira (20), o público pode apreciar a interpretação das notas da Sonata n 3 op. 5, de J. Brahms, compositor alemão, também conhecido como uma das personalidades do período Romântico, tocadas pelo pianista italiano Emanuelle de Vitto.
Além da sonata, Emanuele também irá executar a obra Piano Quintet op. 34, “Quinteto de Brahms para piano e quarteto de cordas”, com a participação dos alunos e professor do Projeto Vale Música; Fábio Santos (1° violino), Nathalia Vidal (2° violino), Haroldo Correia (viola) e Bruno Valente (violoncelo).
Emanuele Vito De Caria, sempre foi apaixonado pelo piano desde cedo. Ele começou sua jornada em festivais. Estudou no Conservatório de Piano "F. Cilea", em Reggio Calabria (Itália), assim como na  Academia de Piano "Incontri col Maestro" de Imola (Itália).  Em 2012, teve sua estreia no Teatro Comunale "F.Cilea" de Reggio Calabria, também participou da 1º Competição Internacional  "L.S.D'Agata" de Acireale (CT), obtendo o primeiro lugar absoluto de toda a competição.  No mesmo ano, conquistou o primeiro prêmio na 11ª edição do Concurso "P. Benintende" de Villa San Giovanni.
O pianista já se apresentou várias vezes na seção cultural "Salotto dell'Editore", dedicado aos talentos do Conservatório, transmitido pela estação de TV RTV.  Em 2013 ganhou em primeiro lugar no XVIII Concurso Nacional "B.Albanese" de Caccamo e primeiro lugar no XIV Concurso Internacional "La Vallonea" de Tricase, obtendo também o prêmio especial "G.Paisiello" para "o melhor toque, estilo e frase ". Participou da oitava edição do Concurso Nacional "Città di Piove di Sacco" e também foi selecionado para realizar um concerto no Teatro "Dario Fo" de Camponogara, em Veneza.
Agende-se:
Recitais
Datas: 19 e 20 de setembro
Hora: 20h
Local: Sala Augusto Meira Filho – Arte Doce Hall, na avenida Magalhães Barata, 1022
Entrada Franca

Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário