Estudantes de bacharelado do Carlos Gomes apresentam recital 'Noite do Piano'



Os estudantes do curso de bacharelado do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG) apresentam o recital ‘Noite do Piano’, nesta terça-feira, 17, às 19h, com entrada franca na Igreja de Santo Alexandre. No repertório da noite estarão obras escolhidas de H. Villa-Lobos, F. Chopin, J.S. Bach e C. Debussy. A apresentação faz parte do Projeto Música nos Museus, que é realizado todo mês em Belém.
De acordo com a professora da classe de piano do IECG, Gabriela Affonso, a apresentação gera grande entusiasmo nos estudantes, já que este será o momento de mostrar para o grande público o trabalho desenvolvido na academia. O grupo se prepara para a XIII edição do Concurso Dóris Azevedo para Jovens Musicistas, em outubro, realizado também pelo IECG. Os estudantes que vão se apresentar são de diferentes anos.
“Para adquirir a performance e maturidade eles precisam fazer várias apresentações em público, só assim que adquirem a experiência em vários aspectos. Vamos tocar na Santo Alexandre para testar estes vários aspectos. O nosso sistema nervoso funciona de forma diferente ao vivo, precisa de treino para se apresentar em público, memória, capacidade de concentração e capacidade de se comunicar com o público pela música. Essa é uma oportunidade para eles”, destacou. A professora se diz feliz por trabalhar com estudantes talentosos e esforçados.
No recital, os alunos Davi Santos, Arthur Duarte, Elaine Loureiro e Celso Ribeiro irão apresentar músicas de vários compositores eruditos. De Claude Debussy serão apresentadas Prelude nº 10 (v.1) "Cathedrale Engloutie", Prelude nº 5 (v.2) "Bruyères". Do alemão Johann Sebastian Bach serão apresentadas Prelúdio e Fuga nº 21 (1º cad.) em Sib Maior do Cravo Bem Temperado BWV 866, e Prelúdio e Fuga nº 9 (1º cad.) em Mi Maior do Cravo Bem Temperado BWV 866.
Já do pianista polaco Frédéric Chopin terão as seguintes composições apresentados Estudo op. 25 nº 5 e nº 1; Estudo op. 10 nº 5; e Polonaise op. 26 nº 1. Além dos estrangeiros também serão apresentadas obras de Heitor Villa-Lobos com Alma Brasileira (Choro nº 5) e Impressões Seresteiras (Ciclo Brasileiro).
A estudante Elaine Loureiro, do terceiro ano do curso Bacharelado em Música do IECG, conta que os estudantes tem estudado e se debruçado bastante sobre as composições escolhidas. “Estamos estudando bastante concisamente. Temos feito vários recitais e treinado bastante a performance, temos aulas em grupo para trabalhar o psicológico, e a postura com relação ao público. Tem sido bem exaustivo, mas muito gratificante”, revela.
Elaine, de 20 anos, está ansiosa com a apresentação. Ela elogia o empenho da professora Gabriela Affonso, que está presente no desenvolvimento dos alunos. “Essa é uma experiência muito legal e bacana. Estamos bem ansiosos para fazer um bom recital. A professora da nossa turma é maravilhosa e tem nos orientado de forma esplêndida. A partir do momento que ela chegou fizemos um ótimo trabalho na academia”, agradece.
Agende-se:
Recital ‘Noite do Piano’
Data: Terça-feira, dia 17 de setembro, às 19h
Local: Igreja de Santo Alexandre, Praça Frei Brandão, s/n - Cidade Velha

Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário