'As casas de Nelson' apresenta segunda temporada no Schivasappa


O mundo irônico, perverso e real do escritor e romancista Nelson Rodrigues é retratado na peça "As Casas de Nelson", da companhia Casa de Artes Tiago de Pinho. O espetáculo está na segunda temporada com apresentação única nesta sexta-feira, 6, às 20h, no Teatro margarida Schivasappa. O ingresso custa R$ 25,00 antecipado.
"As casas de Nelson" é um espetáculo que condensa algumas das obras do escritor pernambucano, como “Os sete gatinhos”, “Diabólica”,  “O beijo no asfalto”, entre outras. De acordo com o diretor Tiago de Pinho, que passou oito meses pelo processo de pesquisa e montagem, durante o trabalho de levantamento percebeu que os dramas familiares são um ponto em comum na obra de Nelson Rodrigues e, por isso, resolveu condensar as obras em uma.
"É importante o público saber que não vai encontrar uma transcrição fiel das peças de Nelson Rodrigues nesse espetáculo, mas sim as problemáticas envolvidas e como elas influenciam na movimentação da sociedade", adianta o diretor. Apesar de não ser uma reprodução fiel, o público vai se deparar com Selminha, Aprígio, Ivonete e mais 30 personagens clássicos do romancista.
Tiago de Pinho criou dois personagens para a peça, o menino, que é uma analogia a Nelson Rodrigues, e a mãe dele, a bruxa. Ele explica também que as casas fazem uma analogia à cidade, que acaba sendo movida e transformada por diversas problemáticas. "Tento passar uma postura muito comum da sociedade, que pelo fato de não reconhecer seus problemas acaba sempre apontando o dedo a alguém. Nesse caso o dedo é apontado ao menino, o escritor, que acaba fazendo mais e mais denúncias sociais", explica o diretor.
Outro ponto importante é que a peça traça um paralelo da política atual do Brasil, onde os valores morais são perseguidos. "A grande problemática da atualidade envolve a questão do sexo. A sociedade é movida pelo hipocrisia", acrescenta Tiago.
O cenário trabalha no universo de casas com níveis diferentes e que transitam dos anos 20 até os anos 2000. Não há uma ordem cronológica entre as cenas, a ideia é mostrar as problemáticas são as mesmas nessas diferentes épocas. O espetáculo foi criado no ano passado, quando teve a primeira temporada. Após essa segunda mostra em Belém, o elenco de 35 atores planeja viajar por interiores do estado com a peça.
Agende-se:
As Casas de Nelson
Data: sexta-feira, 6, às 20h
Local: Teatro Margarida Schivasappa
Ingressos: R$ 25,00 na Loja Fórum do Shopping Boulevard e Esmalteria Gata Pintada no Shopping Pátio Belém
Informações: (91) 98228-5353 / 98102-0241

Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário