Exposição 'Gotas de Amor' reúne imagens de mães amamentando para lutar contra o preconceito


Para celebrar o natural ato da amamentação indo contra os estigmas que condenam a prática em público, a exposição fotográfica “Gotas de Amor” está aberta para visitação no piso L3 do Shopping Metrópole Ananindeua. A mostra reúne 28 registros do fotógrafo Leonardo Freire, resultantes de uma ação desenvolvida pelo projeto Rede Maternar. A exposição pode ser visitada até o dia 7 de setembro.
A Rede Maternar, fundada por Dandara Brito e Kelly Santos, almeja com a exposição, incentivar o aleitamento materno, bem como destacar a importância da rede de apoio para as mães que amamentam e derrubar os estigmas preconceituosos em cima da prática. "O projeto hoje se tornou uma rede de apoio e empoderamento materno, através do compartilhamento de experiências, em que as mães podem ser ouvidas e acolhidas", explica Dandara sobre a Maternar.
Leonardo, fotógrafo responsável pela exposição, é especialista em ‘newborn’ (recém-nascidos), mas conta que acaba fotografando diversas fases de um nascimento, desde gestações até o primeiro ano da criança. Ele conta que se aproximou do projeto após o nascimento de seu filho, e com a parceria, a ideia de fotografar as mães acabou surgindo.
“Faz mais ou menos três anos que eu conheço a Maternar, e participei de vários eventos deles até que meu filho nasceu. Então eu tentei imaginar uma coisa que pudesse me ligar ao projeto, porque é uma coisa que eu defendo, e está bem ligado à minha área de trabalho”, relembra Leonardo.
Ele conta que se reuniu com Dandara para desenvolver uma ação para o projeto, e assim surgiu a ideia de fotografar as mães. “No contexto geral era simplesmente para mostrar as mães amamentando, mas eu quis puxar para o meu lado fotográfico e fazer da forma que eu acho que seria legal e valeria a pena: mostrar que a amamentação é algo para ser levado além da questão sexual, além do corpo da mãe, de ter aquela visão preconceituosa que as pessoas têm do seio”, explica ele.
Leonardo relembra também que as sessões foram um grande festa. “A gente quis mostrar a amamentação da forma pura que ela tem que ser, e aí chamamos as mães do projeto para fazer as fotos no estúdio. Marcamos dois dias e as mães foram todas juntas, ficou uma bagunça muito legal com a troca de experiências delas, e elas também escolheram como sairiam nas fotos”, conta.
O fotógrafo relata ainda que no início a ideia nem era realizar uma exposição, mas presentear cada mãe com suas fotos, baseado em uma atividade que o projeto já fazia em seus encontros, onde elas levavam suas fotos amamentando e montavam uma espécie de varal com fotografias.
Agende-se: 
Exposição “Gotas de Amor”
Visitação: até 7/09 (sábado) no horário de funcionamento do shopping
Local: Shopping Metrópole Ananindeua - Piso L3 (Coqueiro, Ananindeua)
Entrada franca 


Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário