As letras, as Lendas, as vozes e o público vibrante: Retratos da Feira Pan

23ª Feira Pan Amazônica do Livro e das Multivozes, maior acontecimento literário da Região Norte do Brasil e a ACLA - Academia Capanemense de Letras e Artes,  como é de praxe todos os anos, chegou ao evento fazendo barulho, prestigiando com muita honra,  a escritora capanemense e contadora de histórias Cleni Guimarães, ela que  fez a Arena Multivozes tremer ao som do carimbó e do  grito da Maria Cachorro,  lenda de sua autoria, uma das principais que a autora levou para o papo cabeça, atividade aberta para o público presente. A Cleni abordou o tema: “O Ecoar das lendas e suas impulsões”, contagiou a todos com suas histórias, deixou seu recado, incentivando a plateia, em especial os jovens e crianças, sobre a importância de manter viva as lendas.  De maneira inteligente fez um Feedback com os diversos alunos que representavam suas cidades e escolas, instigando seus conhecimentos ligados às lendas, inclusive as urbanas, foram feitas distribuições de livros da própria autora para incentivá-los. Outros momentos marcantes, foram os lançamentos dos livros: Palavras do Poeta e Senda Viva dos escritores paraenses Paulo Vasconcellos e Frei Jonas Matheus, esses lançamentos aconteceram no estande dos Escritores Paraenses,   com o apoio logístico do escritor Claudio Cardoso e acadêmicos da ACLA, que cheios de orgulho compartilharam e prestigiaram os  literatos em destaque, esse  momento foi marcante para todos os  presentes,  Paulo Vasconcellos, Rosilda Dax, Madalena Oliveira, Cleni Guimarães, Samuel Alencar, Conceição Maciel, Lourdes Oliveira, Socorro Rebouças, Elza Melo,  escritor Frei Jonas Matheus, escritora Aldemira Aguiar,  Secretário de cultura de Capanema Gildo Sampaio, Silvaneia Montelo,  também representante da cultura capanemense, poetisa Lucia Aquino e Joel Barros,  ressaltando que nos expositores do estande,  estão outros títulos, como Poetanto, Inspirações Versatilizadas, do escritor Paulo Vasconcellos e literaturas de cordel da poetisa Socorro Rebouças.

No estande da Academia Paraense de Letras, a recepção foi feita com muita honraria  pela acadêmica Edy-lamar D’Oliveira, na ocasião presenteou o presidente da ACLA Paulo Vasconcellos,  com um exemplar de seu livro, Canto à Minha Cidade,  acompanhado de um cd gravado pela própria escritora e outro dedicado com muito carinho à ACLA, esses acontecimentos são de grande valor, pois,   mostra  os estreitos  laços e parcerias construídos nos últimos anos com a APL, que inclusive abriu as portas do seu estande na feira,  para futuros lançamentos de livros de escritores premiados em concursos da APL.

Essas são ações que fazem parte dos projetos da ACLA, sempre à disposição para compartilhar a arte literária, isso sinaliza seu compromisso com a cultura capanemense, é um grupo de grandes escritores,  que buscam  à cada dia desbravar os horizontes  da literatura, esse horizonte que  encanta,  seduz  e  que tem  atraído os acadêmicos sempre ao  encontro com as letras,  a  Feira Pan Amazônica do Livro é  um importante ambiente que oferece esse suporte, o  mundo que ali se encontra,  leva  cada escritor com seus conhecimentos e valores,  fazendo-os abraçar as oportunidade, evoluindo  e  construindo historias ao longo dos anos e com isso adquirindo reconhecimentos,  como foi a brilhante participação da escritora Cleni Guimarães.

Essa interação é incentivada pela ACLA, que tem à frente o Presidente Paulo Vasconcellos, é uma  excelente oportunidade de difundir o belo trabalho realizado por cada acadêmico, que juntos representaram lindamente a literatura capanemense na feira, honrados e agradecidos por  mais um ano.

Maria Elza Fernandes Melo Reis
Acadêmica titular da cadeira nº 11 da ACLA – Academia Capanemense de Letras e Artes
@maria_elza_melo

Fotos: Nailson Bulhões  (Naná)

3 comentários:

1. Professora, escritora e contadora de histórias. Uma educadora completa e que pensa na arte de ensinar com excelencia.

ResponderExcluir
  2. Parabenizo por essa linda participação da ACLA, da Cleni Guimarães e dos escritores Paulo Vasconcellos e frei Jonas Matheus. Parabéns pelo texto Elza Melo.

ResponderExcluir
  3. Parabéns ao importante e relevante trabalho da ACLA! Sucesso e êxito aos escritores, notadamente, ao Frei Jonas Matheus, pelo conjunto da obra e ao escritor Paulo Vasconcellos pelo trabalho de divulgação da cultura capanemense!