Caderno E - Os Bastidores do Futebol

Atualização às 09h34m de segunda-feira, 19 de julho de 2010.
Edição: Paulo Henrique

"Hoje é o Dia do Futebol: Nossa saudação a todos os atletas de Capanema e do mundo inteiro". (PV/PH)
      
                                    Brasileirão 2010

Remo enfrenta o Cametá hoje no Mangueirão
Jornada remista no Brasileiro da Série D começa hoje à noite

Um mês e 12 dias de preparação. A primeira etapa de trabalhos físicos e uma segunda mais voltada a movimentações técnicas e táticas. Simultaneamente, alguns reforços foram se integrando. Poucos, mas, segundo a diretoria e a comissão técnica, respeitando as carências do plantel. Administrativamente, aliás, um teto salarial estabelecido em aproximadamente R$250 mil, o maior investimento se compararmos aos concorrentes da primeira fase. É neste cenário que o Remo estreia na Série D do Brasileiro, contra o Cametá, hoje a partir das 20h30 no Mangueirão.
O jogo é aguardado com extrema ansiedade por todos os remistas. Óbvio que se espera uma vitória, porém, em quais circunstâncias? Será que os comandados de Giba atingirão um nível suficiente para passar, sem sobressaltos, da fase inicial, quando, além de Cametá, o Leão medirá forças contra Cristal (AP) e América (AM)? Embora haja a crença de que o grupo é competitivo, ainda há dúvidas, sobretudo, dos torcedores, a respeito do nível do time principal. “Nos últimos amistosos conseguimos ir bem, mas não há como comparar uma competição nacional com times amadores daqui!”, exclamou Eduardo Souza, torcedor.
Há um embate à parte: Giba x Cametá. Na reestreia do comandante, pelo Parazão, o Mapará arrancou uma vitória em pleno Baenão. É fato que o momento é outro, a etapa do trabalho evoluiu, contudo, um troco é sempre bem-vindo. A vingança será ou não um prato que se come frio? Eis a questão!


Qualidade do passe é a arma azulina

O título mundial da Espanha deve inaugurar uma nova era no futebol mundial. A tendência é que o futebol de troca de passes, em busca de espaços, torne-se uma estratégia utilizada pelos amantes do bom futebol. Coincidência ou não, o treinador do Remo, Giba, quer a implantação dessa filosofia de trabalho “Eu gosto de futebol bem jogado e, para isso, o jogador precisa apurar a parte técnica, principalmente, o passe”, frisou.
Com o domínio da posse de bola e com tranquilidade, inclusive, invertendo o jogo, quando necessário, o Leão de Giba quer construir o resultado favorável diante do adversário de logo mais. “Não é segredo para ninguém que a equipe que tem a posse de bola, vence os jogos”, ensinou o comandante. Também por isso, Giba optou por uma série de coletivos e trabalhos táticos nos últimos dias de preparação “Estou procurando dar o máximo de entrosamento possível. Não tem porque mudar, vamos dar sequência”, garantiu, com relação aos onze titulares.
Uma das válvulas de escape, diante de um esquema defensivo do adversário, seria o acréscimo do lateral-direito Lima ao sistema de ataque. Ele pode se transformar num ala caso haja condições para tal. “Só apoio na boa mesmo”, disse Lima. Para ele, a parceria com Landu pode se tornar um diferencial “O Landu é muito inteligente, tem uma qualidade muito boa”. A locomotiva azulina costuma ‘cair’ pelo setor de direito do ataque. (Diário do Pará)


Águia só empata com Fortaleza na estreia da série C
Jogo forte, truncado, cheio de faltas, cartões e até mesmo expulsões. Assim foi a partida de estreia do Águia pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro da série C. O time de Marabá bem que tentou, mas não conseguiu sair do 0 x 0 contra o Fortaleza (CE), no Castelão.
Mas quem pensa que o time paraense saiu triste com o empate se engana. O técnico João Galvão foi o primeiro a se declarar 'satisfeito' com o resultado logo após a partida. 'A cada jogo nosso time mostra do que ele é capaz e da força de vontade e garra que possui. Chegamos aqui desacreditados, mas mostramos que não viemos aqui para participar, queremos a classificação', disse.


Veja como foi a partida lance a lance
1º Tempo - A etapa inicial do jogo não foi muito atrativa para os amantes do bom futebol. O Fortaleza ficou mais tempo com a bola nos pés, mas isso não significou que o time do Ceará estivesse melhor em campo.
Vaias da torcida tricolor eram constantes no estádio e o Fortaleza atacava mas levou real perigo ao gol de Alan apenas em um lance durante todo o primeiro tempo do jogo.
O Águia esteve mais defensivo e partia apenas nos contra-ataques mas também não obteve sucesso em nenhum lance.
2º Tempo - Após o intervalo as duas equipes voltaram mais motivadas. Várias substituições foram feitas ao longo da segunda etapa e, principalmente no Águia, surtiram efeito. O ataque foi modificado com a entrada de Tiago Marabá que deu mais força ao ataque.
Várias oportunidades foram desperdiçadas. Um lance já por volta dos 40 minutos do 2º tempo levou perigo à defesa cearense. Tiago Marabá entrou pela direita, tabelou com Analdo que não chutou no momento certo e acabou perdendo a melhor oportunidade de gol para o time de Marabá.
Mais de cinco cartões amarelos foram distribuídos ao longo do jogo e duas expulsões foram aplicadas. A primeira foi de Vander, aos 23 minutos pelo Águia e, aos 33, César Gaúcho também foi expulso pelo lado do Fortaleza. A partida ainda teve cinco minutos de acréscimo mas nada suficiente para desempatar o jogo.


Fonte: Redação Portal ORM

Série C: Paysandu bate Rio Branco por 6 a 2
De goleada o Paysandu bateu o Rio Branco, por 6 a 2, na tarde deste sábado (17), na Curuzu em Belém. A vitória já garantiu ao time a liderança do grupo A da Série C do Campeonato Brasileiro, com três pontos. O papão só volta a campo no 1º de agosto, contra o Águia, em Belém.
O artilheiro da partida foi Bruno Rangel, que balançou a rede do goleiro acreano por três vezes, sendo uma no primeiro tempo, aos 14 minutos e; duas no segundo tempo; aos 18 minutos, com gol de cabeça e; aos 46 minutos.
Fabrício marcou um gol de pênalti, aos 9 minutos do primeiro tempo. Marquinhos também fez o dele, aos 12 minutos do segundo tempo. E Alexandre Carioca, aos 34 minutos do segundo tempo.

Fonte: Redação Portal ORM

Nenhum comentário