Caderno E - Os Bastidores do Futebol

Edição: Cleoson Vilar e Paulo Henrique

NOVA SELEÇÃO BRASILEIRA: Mano Menezes surpreende na lista de convocação
O técnico Mano Menezes anunciou na tarde de ontem os 24 convocados para o seu primeiro compromisso pela seleção brasileira, no amistoso do dia 10 de agosto, contra os Estados Unidos, em Nova Jersey (EUA). Seguindo o planejamento de renovação da equipe imposto pela CBF, o novo comandante surpreendeu com uma lista cheia de novidades, com apenas quatro jogadores que estiveram no grupo de Dunga na Copa do Mundo na África do Sul.
Mano optou por chamar 24 jogadores porque será obrigado a cortar um deles no futuro: Hernanes, do São Paulo, ou Sandro, do Inter. Os dois se enfrentam pela semifinal da Libertadores, sendo que o time vencedor do confronto fará a final da competição continental no dia 11 de agosto, impedindo sua participação no amistoso da seleção.
Cumprindo a ordem de renovação, Mano chamou apenas quatro jogadores que estiveram na Copa: o lateral Daniel Alves, o zagueiro Thiago Silva, o meia Ramires e o atacante Robinho. Entre os outros 20 convocados, estão 10 novatos na seleção: Renan, Jefferson, Rafael, David Luiz, Réver, Jucilei, Paulo Henrique Ganso, Ederson, André e Neymar.
Mesmo com pouco tempo para montar a lista - contratado pela CBF na noite da última sexta-feira, após recusa de Muricy Ramalho, ele ainda trabalhou no comando do Corinthians no sábado e no domingo -, Mano atendeu aos apelos dos torcedores e da imprensa, convocando os jovens astros do Santos. Assim, o meia Paulo Henrique Ganso e os atacantes Neymar e André foram finalmente chamados para ter a primeira oportunidade na seleção.
Segundo o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, Mano terá quatro anos para montar uma equipe totalmente reformulada em relação àquela que disputou a Copa na África do Sul sob o comando de Dunga. A ordem do dirigente é fazer uma seleção que tenha a “cara do futebol brasileiro” e que possa suportar a pressão de jogar em casa no Mundial de 2014.

A turma de Mano Menezes

GOLEIROS








Victor (Grêmio) 27 anos - Destaque do último Brasileirão, foi muito cogitado para uma vaga na última Copa. Não vem repetindo as boas atuações.

Renan (Avaí) 19 anos - Revelação do Brasileirão 2010, o jovem goleiro ganhou a vaga de titular na equipe catarinense.

Jefferson (Botafogo) 27 anos - Um dos principais jogadores do Botafogo na conquista do Campeonato Carioca 2010, segue em boa fase.

LATERAIS








Daniel Alves (Barcelona) 27 anos - Participou de quase todas as partidas na última copa, mas como meia direito. Deve assumir de vez a lateral direita.

André Santos (Fenerbahce) 27 anos - Foi titular durante quase toda era Dunga, mas ficou de fora da Copa. Era um dos principais jogadores de Mano Menezes no Corinthians e é o favorito à vaga de titular na lateral esquerda.

Rafael (Manchester United) 20 anos - Revelado pelo Fluminense com o irmão gêmeo Fábio (lat.esquerdo), foram juntos ao Manchester United. Na inglaterra, Rafael se destacou e constantemente é titular.

Marcelo (Real Madrid) 22 anos - Também jogou com Dunga e perdeu a vaga, reconquistada agora com boas atuações pelo Real Madrid, porém atua como meia-esquerda no time espanhol.


ZAGUEIROS







Thiago Silva (Milan) 26 anos - Surgiu no
Fluminense e as boas atuações chamaram a atenção do Milan e da seleção. Esteve na última copa e deve ser o sucessor de Lúcio na zaga da seleção.

Réver (Atlético-MG) 25 anos - Foi destaque no Náutico e no Grêmio, quase sumiu no futebol alemão, mas em 2010 voltou ao Brasil para jogar no Atlético-MG, e é uma das surpresas na convocação.

Henrique (Racing Santander) 24 anos - O paranaense começou no Coritiba, mas foi no Palmeiras que se destacou e foi comprado pelo Barcelona, emprestado na última temporada pelo Racing Santander-ESP.

David Luiz (Benfica) 23 anos - Revelado pelo Vitória-BA, se destacou na última temporada europeia atuando pelo Benfica-POR. Hoje é pretendido por grandes clubes europeus, como Chelsea e Real Madrid.


VOLANTES







Lucas (Liverpool) 23 anos - Xodó de Mano nos tempos de Grêmio, chegou a ser o capitão da equipe. Com o destaque, foi comprado pelo Liverpool e joga adiantado no clube inglês, apoiando o ataque.

Hernanes (São Paulo) 25 anos - Chegou a ser a grande aposta do futebol brasileiro, mas teve uma queda de rendimento. Com o retorno das boas atuações, voltou a ser cogitado na seleção.

Sandro (Internacional) 21 anos - Novidade no futebol brasileiro, o volante do internacional chegou a ser convocado por Dunga, e esteve na "lista de espera" da Copa do Mundo

Jucilei (Corinthians) 22 anos - Há um ano atrás Jucilei era volante do recém-criado Corinthians-PR, filial do Timão paulista que resolveu apostar no jogador. Um ano depois, com atuações impecáveis e titularidade na equipe de Mano, o treinador resolveu apostar na versatilidade do jogador, a maior surpresa da lista.


MEIAS







Ramires (Benfica) 23 anos - Começou como volante e hoje atua como meia, tanto no Benfica-POR como na seleção de Dunga, onde chegou a se destacar mas não teve espaço no time titular.

Carlos Eduardo (Hoffenheim) 23 anos - Revelado por Mano Menezes no Grêmio, chamou a atenção do futebol alemão, onde ganhou espaço com sua habilidade e chegou a ser convocado por Dunga. Também esteve na lista de espera da Copa.

Paulo Henrique Ganso (Santos) 20 anos - A grande aposta do Brasil para 2014. Foi o maestro do reverenciado ataque santista no primeiro semestre mas ficou de fora da Copa, diante da opinião da opinião quase unânime de que faltou um jogador com as suas características no grupo de Dunga.

Éderson (Lyon) 24 anos - Outra surpresa na convocação. Chegou a jogar no Internacional-RS e no Juventude-RS, mas foi no Nice da França que ganhou o status de craque. Hoje é o camisa 10 do Lyon, onde foi contratado a pedido de Juninho Pernambucano, que o considera seu sucessor.

ATACANTES





Robinho (Santos) 26 anos - Duas copas do mundo de experiência, transferências frustradas, retorno ao Brasil, retorno à Europa, e a cabeça de Robinho parece cada vez mais longe do campo de jogo. Mas com as incertezas que rondam Kaká, ainda cabe a Robinho o papel de grande craque da equipe e tem a missão de, assim como no Santos, comandar a molecada no ataque.

Alexandre Pato (Milan) 20 anos - Hoje é lembrado na mídia muito mais pelo polêmico casamento do que pelo seu futebol, mas recuperou as boas atuações no Milan sob o comando de Leonardo e é uma das grandes apostas para a seleção de 2014.

Diego Tardelli (Atlético-MG) 25 anos - Atacante questionado no São Paulo e no Flamengo, virou artilheiro no Atlético-MG. Também foi convocado algumas vezes por Dunga, mas com Mano Menezes pode ter a grande chance de assumir a camisa 9 da seleção.

André (Santos) 19 anos - Embalou ao lado dos meninos da vila nas jogadas de ataque, nas tabelas, nos gols e nas dancinhas. Apostando no entrosamento, Mano deu uma chance ao jogador que acaba de ser contratado pelo futebol ucraniano.

Neymar (Santos) 18 anos - O mais jovem e mais aguardado jogador da lista. Jogador mais comentado do futebol brasileiro dos últimos anos, tem potencial para ser o melhor do mundo, mas as recentes atuações demonstram que ainda precisa de maturidade para garantir a vaga na seleção.

Fonte: Diário do Pará

Nenhum comentário