Caderno E - Os Bastidores do Futebol

Edição: Paulo Henrique e Cleoson Vilar.

Papão derrota Independente em noite chuvosa
O Paysandu disputou ontem contra o Independente de Ourém, campeão da Copa dos Campeões do Pará, um amistoso em preparação ao segundo compromisso que terá pelo Campeonato Brasileiro da Série C, dessa vez contra o Águia de Marabá, no dia 1º de agosto, domingo. O local é o mesmo da partida de ontem, a Curuzu. A partida que marcou a comemoração aos 65 anos dos 7 a 0 sobre o Remo, terminou em 4 a 2 para os bicolores.
O primeiro tempo foi equilibrado e o Independente não se intimidou para os alvicelestes, contudo quem saiu na frente foi o time da casa, com Fabrício em boa fase acertando o caminho do gol aos 24 minutos do segundo tempo. Mal deu tempo do minguado público comemorar, porque logo depois, o juiz Agnaldo de Castro e Silva marcou uma penalidade duvidosa em cima de um lance de Leandro Camilo em Almir, que cobrou e empatou o jogo. Só que em seguida foi penal para o alviceleste, Bruno Rangel virou e depois fez mais um belo tento de cabeça.
Com os 3 a 1 do primeiro tempo, a segunda etapa foi mais trabalhosa e o Papão não conseguiu deslanchar, o jogo se tornou apertado, mas Zé Augusto conseguiu marcar o seu, para delírio da Fiel e Almir diminuiu o prejuízo com o segundo dos visitantes.

A partida serviu, sobretudo, para Charles Guerreiro avaliar muitos jogadores. No primeiro tempo o técnico entrou com Fávaro, Allax, Rogério Corrêa, Leandro Camilo e Edinaldo; Alexandre Carioca, Sandro, Fabrício e Vaninho; Bruno Rangel e Neto Potiguar. Para a etapa final, mais mudanças e o Papão entrou com Ney; Allax, Rogério Corrêa, Da Silva e Márcio Goiano; Billy, Romeu, Zeziel, Jenison; Zé Augusto e Luan. Quem comemorou a partida foi Márcio Goiano, que finalmente pôde mostrar seu futebol. “Me senti muito bem”, avisou.

O jogador que não vinha, veio
Muitos duvidaram, alguns chegaram a achar que era notícia ‘plantada’, mas os fatos falam por si. O atacante Jean Sá, 21 anos, que estava no Goytacaz (RJ) está sim contratado pelo Paysandu e foi apresentado ontem na Curuzu. A notícia foi divulgada pelo Bola em primeira mão, que obteve a informação do diretor de futebol Fred Carvalho.
O primeiro a falar sobre o assunto foi o técnico Charles Guerreiro. “O Jean vem. Eu pedi a contratação. É um garoto que estava no Goytacaz, de velocidade, boa movimentação”, confirmava antes do amistoso.
Com a informação proveniente do próprio treinador, nossa reportagem foi atrás do presidente do clube, Luiz Omar Pinheiro, que não teve como negar. “O treinador quer ele, então ele vem. E te digo mais, amanhã (hoje) ele vai estar aqui”, completou.
Mas não precisou nem chegar hoje, pois a presença do jogador foi notada ontem mesmo na Curuzu. A notícia dá fim a muita polêmica, pois depois que o Bola antecipou a notícia, houve uma verdadeira confusão na Curuzu, sobre a veracidade da informação. Até mesmo na diretoria de futebol houve divergência. O atleta aproveitou para corrigir sua posição, é atacante e não meia.

Atacante queria voltar pro Papão
O arrependimento bateu e o atacante Marcelo Dias, que foi apresentado como reforço do Paysandu no dia 12 de maio e depois pediu para sair, pois havia recebido uma proposta do futebol português queria voltar. A informação foi trazida pelo presidente Luiz Omar Pinheiro, que disse concordar com a volta desde que esta tivesse a anuência do técnico Charles Guerreiro.
“Ele está retornando de Lisboa. É uma pena, pois é um grande jogador. Se o treinador achar que ele deve voltar a gente acerta com ele”, informava o presidente, pouco antes do amistoso.
Com a responsabilidade de decidir, Charles manteve a calma e preferiu não colocar a carroça na frente dos bois. “Tem que sentar para conversar, o Marcelo estava no plantel. Trouxemos ele porque estava muito bem no Paraense e acabou saindo. Eu não estou muito ciente da situação dele, mas vamos ver com a diretoria o que a gente pode fazer”, pontuou.
Como não disse se concorda com o retorno, fomos mais enfáticos, sim ou não? “É difícil falar agora, me pegou de surpresa, não vou dizer sim ou não e daqui a pouco voltar atrás. Vamos analisar e esperar um pouquinho”, acautelava-se. No entanto, após isso, o técnico foi conversar em um canto com o cartola, que logo depois deu o veredicto final. “Não há espaço para ele no plantel”, encerrou.

Rogério aparece como opção
A contratura muscular sofrida por Paulão trouxe de volta o nome de um atleta que andava meio escondido no elenco do Paysandu. O zagueiro Rogério Corrêa, dono de currículo invejável, incluíndo um título de campeão brasileiro da primeira divisão pelo Atlético-PR, em 2001, foi a opção de Charles Guerreiro para participar do primeiro coletivo da semana e ontem jogou o amistoso contra o Independente de Ourém.
Corrêa chegou ao Paysandu ainda na época do técnico Luís Carlos Barbieri, no dia cinco de janeiro e era o titular da zaga, mas depois acabou perdendo espaço para a dupla titular atual, Paulão e Leandro Camilo. Discreto e afeito a criar polêmicas, nunca se viu o jogador reclamar de estar no banco de reservas, mas ressalta que está preparado, se a chance de voltar aos titulares em um jogo oficial se confirmar.
“Continuo trabalhando firme e forte, esperando a minha oportunidade. Já joguei esse ano aqui e sei como é. Estou bem e, se surgir oportunidade, vou aproveitar, caso contrário vou dar apoio para os que entrarem”, afirma resignado. (Diário do Pará)


                                     Brasileirão 2010
Águia mantém mesmo time contra o São Raimundo
Em time que tá ganhando não se mexe”. Há quem diga que futebol é momento e a maioria dos aficionados pela bola deve concordar com isso. Sendo assim, a máxima boleira se torna um mantra em algumas equipes, como o Águia, que amanhã encara o São Raimundo, no estádio Zinho Oliveira, em Marabá, na abertura da segunda rodada do grupo 1 do campeonato brasileiro da Série C.
Com um único desfalque certo, o ala Vânder, expulso na partida contra o Fortaleza e que cumpre suspensão automática amanhã, o técnico João Galvão deve promover a entrada de Marcondes, pelo lado esquerdo, e manter o restante da equipe que estreou no brasileiro. Nem mesmo o zagueiro Ari, recuperado de uma virose, deve entrar no time, que mantém a zaga com Bernardo, Charles e Edkléber, agora titular. “O Ari é um jogador experiente e eu sei que quando aparecer a oportunidade ele vai aproveitar”, garante Galvão, lembrando que os dois jogadores fazem “sombra” um ao outro.
E se ainda havia dúvidas nessa escalação, elas devem ter sido desfeitas no coletivo de ontem à noite, quando João Galvão pôde contar inclusive com o atacante Roma, que até a quarta-feira ainda sentia um desconforto muscular. Apesar de o quadro clínico não preocupar, Samuel Lopes, que entrou no segundo tempo da partida contra o Fortaleza, está de sobreaviso.
Independente de quem vai formar a dupla de ataque ao lado de Felipe, para o Águia o importante é não desperdiçar as oportunidades e sair de campo com os três pontos. “Temos que aproveitar as chances criadas dentro de casa e fazer de tudo pela vitória. Os pontos perdidos não voltam”, conclui Galvão. (Diário do Pará)

Time do Cristal é um mistério para o Leão
(O Craque Samir Luta Para ser Títular no Time do Remo)
Difícil encontrar alguém no Remo que conheça algo do adversário de domingo
Em meio à tarefa de arrancar o maior número possível de pontos fora de casa, já há o primeiro obstáculo. Trata-se da dificuldade para reunir informações específicas do Cristal (AP), adversário do Remo, domingo (25). Antes de a Série D começar, o treinador Giba já havia denunciado o problema para colher notícias sobre os rivais do Grupo A, com exceção do Cametá.
Escalado para entrevista, o zagueiro Márcio Nunes adiantou que o desconhecimento deve durar até hoje. “O nosso treinador está buscando informações e deve passar algo para gente amanhã (hoje). Hoje (ontem), ainda estamos muito no clima do amistoso”, disse, referindo-se ao jogo treino, realizado na última quarta-feira (21), contra o Tiradentes. “O Giba sempre frisa para gente que quando colocamos o pé em campo, estamos sendo avaliados”, falou Nunes, que não será titular, mas deve ser integrado à delegação.
O lateral-direito Lima foi ainda mais sincero com relação ao rival da segunda rodada do nacional. “Ninguém conhece nada ainda”, enfatizou, frisando também que o fato deverá ser solucionado nas próximas horas “Mas, o Giba vai nos passar algo”, colocou. O Cristal estreou no torneio sofrendo um revés diante do América.

Volante ainda não se escala
De acordo com a programação remista, um dos treinos de hoje será um coletivo-apronto, o último antes da viagem a Macapá, agendada para amanhã. Na movimentação, a comissão técnica dará pistas definitivas sobre a estratégia de jogo para atuar distante do fenômeno azul. O detalhe é que o treinador Giba já esclareceu que não pretende fazer alterações na equipe titular, no entanto, não há quem se considere garantido no Baenão. “Ainda não sei sobre quem entrará jogando domingo”, revelou o meio-campista Danilo, um dos 11 preferidos na partida estreia da Série D contra o Cametá. “A nossa pegada foi boa, mas eu deixo isso para o professor”.
Aliás, a posição de Danilo é uma das mais disputadas do plantel. Livre de contusão, Didão impressionou durante o amistoso do meio de semana e acabou sendo alvo de elogios do chefe Giba. Até chegou a marcar um dos gols da vitória azulina por 2 a 0. Comentando a concorrência, Danilo ressaltou a força do plantel e se disse tranquilo “Não me sinto ameaçado. Me sinto feliz em fazer parte de um elenco como esse, com a concorrência grande. Espero continuar dando a minha parcela de contribuição”, encerrou. (Diário do Pará)

Nenhum comentário