Caderno E - Os Bastidores do Futebol

Edição: Cleoson Vilar e Pulo Henrique

ESPN: Mano Menezes aceitou convite da seleção

Depois da Copa a CBF resolveu demitir Dunga e procurar outro treinador. Vários nomes foram especulados e Muricy Ramalho foi convidado, mas não conseguiu ser desligar do Fluminense. Sendo assim, sem fazer qualquer tipo de leilão, a entidade agiu rápido e convidou Mano Menezes. A seguir, Matéria completa sobre o assunto.(PV)
Segundo o site ESPN Brasil, especializado em jornalismo esportivo, o técnico Mano Menezes aceitou o convite da Confederação Brasileira de Futebol e anuncia a decisão amanhã em entrevista coletiva. A notícia foi dada pelo jornalista Paulo Vinícius Coelho, em seu blog dentro do Portal ESPN.com.br. Confira na íntegra a postagem:

Mano Menezes é o novo técnico da seleção brasileira

por Paulo Vinícius Coelho, blogueiro do ESPN.com.br

Mano Menezes é o novo técnico da seleção. A decisão foi tomada após o convite da CBF, que aconteceu pouco depois da recusa de Muricy Ramalho, que não conseguiu se desvincular do Fluminense.
Pessoas que convivem com Mano Menezes dizem que ele ficou confuso em um primeiro momento, mas sua decisão é positiva e será anunciada em entrevista coletiva na manhã deste sábado.
Vale lembrar que Zagallo só foi campeão mundial de 1970, porque Dino Sani e Oto Glória recusaram o convite, após a polêmica demissão de João Saldanha, em março, no ano do tri.
Mano Menezes é a melhor decisão para a CBF, especialmente depois da recusa de Muricy Ramalho. Não tem em seu currículo tantos títulos quanto o treinador tricampeão brasileiro pelo São Paulo. Mas é a grande notícia entre os treinadores brasileiros, como demonstra a declaração recente do vice-presidente do Inter, Fernando Carvalho. (ESPN Brasil)

Quem é ele:
Mano Menezes é formado em Educação Física e virou técnico de futebol em 1992, nas categorias de base de times gaúchos. Sua estreia em equipes principais aconteceu em 1997 e seu primeiro título em 2002, quando venceu o estadual com o Guarani de Venâncio Ayres. Nesse ano, o Rio Grande do Sul teve o Supercampeonato e o Campeonato Gaúcho, no qual não disputaram Inter, Grêmio, Juventude e Caxias, que competiam pela Copa Sul-Minas.
Em 2004, ganhou projeção nacional com o XV de Novembro de Campo bom após uma campanha de destaque na Copa do Brasil, quando alcançou as semifinais. Chegou ao Caxias e, posteriormente, ao Grêmio.
No tricolor gaúcho, começou a entrar no hall dos grandes treinadores brasileiros. Primeiro, com o título da Série B de 2005, após vitória épica sobre o Náutico no último jogo, em embate que ficou conhecido como "a batalha dos Aflitos". Na ocasião, o time de Porto Alegre bateu os pernambucanos com apenas sete homens em campo.
Conquistou o Campeonato Gaúcho e ficou em terceiro no Brasileiro de 2006. Em 2007, foi bi estadual e vice da Libertadores, após sucumbir diante do Boca Juniors de Riquelme. A grande campanha nos anos à frente do Grêmio renderam a Mano Menezes um convite para levar o Corinthians de volta à elite do futebol brasileiro, após fatídica queda para a Série B.
O curioso é que o clube alvinegro foi rebaixado justamente após um empate contra a equipe gaúcha de Mano Menezes. O 1 a 1 no Olímpico levou o clube paulista à segunda divisão nacional pela primeira vez na sua história.
No Corinthians, virou unanimidade e conquistou a Série B do Campeonato Brasileiro de 2008, ano em que também acabou com o vice da Copa do Brasil. No ano seguinte, venceria esse torneio e conquistaria vaga na Libertadores de 2009, não sem antes se sagrar campeão paulista invicto.

Confira abaixo todos os títulos do possível novo treinador da Seleção Brasileira:

Copa do Brasil de 2009 (Corinthians)
Campeonato Paulista de 2009 (Corinthians) - invicto
Campeonato Brasileiro da Série B (Corinthians)
Campeonato Gaúcho de 2007 (Grêmio)
Campeonato Gaúcho de 2006 (Grêmio)
Campeonato Brasileiro da Série B (Grêmio)

Campeonato Gaúcho de 2002 (Guarani de Venâncio Ayres)* * Em 2002, o futebol do Rio Grande do Sul teve o Supercampeonato e o Campeonato Gaúcho, competição em que não disputaram os seguintes times: Internacional, Grêmio, Juventude e Caxias.

(Terra)

Nenhum comentário