COLUNA DO PV - Notícias e Comentários

Edição: Paulo Henrique, Celene Vasconcelos e Anna Paula.

Recesso Parlamentar
Os Vereadores da Câmara de Capanema continuam de férias no recesso parlamentar que vai até o dia 2 de agosto. Nesse intervalo eles estão tendo a oportunidade de avaliar suas atuações no primeiro semestre e preparar projetos que vão ser apresentados até o final do ano. A Câmara de Capanema é composta pelos seguintes vereadores: - Pedro Abraão, Oscar Ishii, Chico Adalgísio, Antônio Carlos Carioca, Rubens Anselmo, Edson Maciel, Irmão Marco, Antônio Maria, Eliane Leal e Walmicélia Moraes.

Veraneio
O Movimento para as cidades balneárias durante o veraneio está sendo intenso e promete aumentar ainda mais até o final do mês. Para tanto, os órgãos de segurança trabalham na fiscalização do trânsito, fazendo também trabalhos educativos com medidas de precaução em todos os setores. A Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil que tem regionais em Capanema, estão de prontidão para atender os casos que forem registrados e merecerem ações imediatas.

Saúde Center
O Município de Capanema está bem servido de Casas de Saúde que atendem pacientes locais e da região. O Hospital e Maternidade Saúde Center, conta com profissionais especializados em várias opções e destina atendimento diferenciado. O colunista faz menção especial aos diretores, servidores e outros profissionais daquela Casa de Saúde, pelo trabalho dedicado aos pacientes.

Linhas enceradas
Com a chegada do verão e o período de férias, começa o maior fluxo de pessoas empinando papagaios e pipas nas ruas das cidades. Em Capanema não é diferente e se vê muita gente brincando em diversos pontos da cidade, não se preocupando com os riscos que são muitos. Além de prejudicar a rede elétrica, outro dano é a linha encerada que pode causar graves acidentes. Fica aqui o sinal de alerta para que esses acidentes sejam evitados. E tem mais: existem casos de gravidade que podem provocar até óbitos.

Ventos Fortes
O centro comercial de Capanema, onde estão localizados diversos ramos de negócios, teve alterada sua rotina no final da semana passada, devido a uma forte chuva que caiu sobre a cidade, acompanhada de vento que derrubou postes de energia elétrica e destelhou vários pontos comerciais. Felizmente não houve vítimas e nem grandes prejuízos, sendo que depois do ocorrido, foram feitas as reposições dos postes e o concerto dos telhados. São as chuvas de final de inverno sempre fortes e com ventania.

Dia dos Pais
O comércio capanemense está com mais uma campanha para o aumento de vendas, logo no início de agosto com as comemorações do Dia dos Pais. Assim como as outras campanhas que já aconteceram no primeiro semestre, o aquecimento das vendas é esperado pela classe empresarial. E depois, vem o Liquida Geral, que é uma promoção arrojada e tem a organização da CDL/Capanema.

Estoque Alagado
Com a desclassificação do Brasil na Copa da África, o estoque de materiais alusivos a Seleção não foi vendido em sua totalidade, ocorrendo insatisfação dos empresários que investiram, pensando em obter retorno ao venderem os produtos. Muita gente que confiou na Seleção, renovou o estoque e este não saiu das prateleiras. O comércio ficou “Alagado” e o prejuízo foi grande.

Propaganda Eleitoral
Com a liberação da propaganda eleitoral para os homens e mulheres que representam partidos políticos, já são vistos em alguns muros de residências, os nomes e os números dos candidatos na eleição de outubro próximo. E com o passar dos dias, vão acontecer os comícios, reuniões em comunidades, distribuição de “santinhos” e outras formas de mostrar as intenções dos candidatos aos eleitores. A partir de agosto, começa a propaganda no Rádio e na Televisão.

Show da Noite
A programação da Rádio Antena C é diversificada e para todos os gostos. Em maio, o comunicador Luis Carlos Glins voltou a apresentar o programa Show da Noite, proporcionando aos ouvintes, repertório recheado de ritmos variados. Com isso, o então titular do programa, Jucivaldo Gomes, assumiu o horário da tarde, comandando o Rádio Atividade.

Esporte no Rádio
Durante a Copa do Mundo a Antena C destinou espaços em sua programação com cobertura da equipe de esporte, apresentando boletins diários. O quadro “Hora do Esporte” se consolidou e ficou na grade da programação, às 11 horas. É pensamento da equipe Show de Bola juntar as notícias que são destacadas no programa Ataque & Contra-Ataque e direcioná-las no quadro esportivo que vai ao ar de segunda a sexta-feira.

PSF do Campinho
A saúde Pública em Capanema conta com diversos postos nos bairros e cada equipe destina serviços específicos, de acordo com o mapa feito pela Secretaria Municipal de Saúde. O PSF do bairro Campinho está entre os que prestam excelentes serviços à população, contando com vários profissionais que atendem os usuários de forma diferenciada. O que merece aplausos e elogios precisa ser reconhecido e o colunista faz esse registro por merecimento pela dedicação dos que trabalham naquele Posto de Saúde.

Dia do Homem
Sem muita comemoração, na quinta-feira (15), foi comemorado o Dia Internacional do Homem, razão pela qual, não se pode deixar de lembrar a data pois o homem é também um ser importante que merece lembrança contínua. Nossa saudação a todos os Homens.

Moradores de rua
É grande o aumento de moradores nas ruas das cidades brasileiras e isto significa impacto social que deve ser estudado pelas autoridades. É rara a presença de moradores nas ruas de Capanema, mas aqueles que escolheram enfrentar a realidade não tendo onde morar, precisam passar por triagens e se possível, serem incluídos em algum programa social que os ampare. Esse assunto já foi discutido em várias ocasiões no programa Improviso da Antena C e é preciso repetições para que algo seja feito para a amenização de um problema social que tem jeito.

8 meses de sucessos
Os meios de comunicação em Capanema estão cada vez mais expandindo suas áreas de atuação e cada um procura sua forma de propagar as notícias de interesse geral. Criado no dia 15 de novembro de 2009, o Blog do PV, ao completar 8 meses, aparece na inclusão como ferramenta noticiosa que destaca fatos, registros, comentários, colunistas das mais variadas categorias e enfim, sustenta seu lugar entre todos os outros. Já são mais de 5 mil acessos, incluindo visitantes do Brasil e do exterior, graças ao empenho da equipe de retaguarda que dá suporte ao Blog. O titular, sempre que se refere ao sucesso deste meio noticioso, faz agradecimentos e enfatiza a importância que todos tem para o engrandecimento da imprensa capanemense.

Rosarianos Comemoram
Neste Domingo, o Rosário Centro Esporte Clube vai realizar um encontro envolvendo os atletas das várias categorias no Clube Nassau, para as comemorações dos 12 anos de atividades em Capanema. Além dos atletas e de seus familiares a diretoria rosariana convidou várias autoridades e representantes da sociedade civil para participarem do evento. O slogan da comemoração é “Marque um Gol de Placa”, relacionado a tudo o que o Rosário representa para a comunidade. No encontro será cumprida programação específica relacionada aos 12 anos de relevância no esporte da terra do cimento.

Sob Nova Direção
Recebemos comunicado e estamos fazendo o registro de que desde o início da semana passada o DETRAN/Capanema está sob nova direção. O então Gerente Regional, Nelson Oliveira foi substituído por Renato Duarte, que já foi empossado na função. Durante algum tempo Nelson esteve à frente do órgão, desenvolvendo seu trabalho e agora o comando foi passado para Renato a quem estendemos votos de pleno sucesso na função.


Ministério Público agradece
Recebemos expediente do Ministério Público, atraves da Promotoria de Justiça de Capanema, agradecendo o apoio dado pela Antena C e pelo Jornal de Capanema, na divulgação do Programa o Ministério Público e a Comunidade, que atendeu pessoas de diversas classes sociais, desenvolvendo serviços gratuitos com emissão de documentos, atividades recreativas e culturais, alem de orientações para resoluções de assuntos diversos. De acordo com o documento, o Ministério Público considera que a realização da inauguração do programa foi coberto de êxito, graças ao empenho de todos os envolvidos, sobretudo os parceiros, sendo a imprensa um deles. O resultado foi considerado também, mais do que produtivo, pois estabelece normas para o Núcleo de Atendimento Permanente (NAP-Capanema-Pa). O Programa será dado sequência a partir de agosto e o MP espera contar com o apoio de todos. Estiveram a frente do NAP em Capanema os Promotores de Justiça Mario Sampaio Neto Chermont, Adriana Passos Ferreira e Nadilson Portilho Gomes, além dos servidores parceiros e voluntários. Outro meio que fez parte da parceria foi o blog do PV, noticiando os acontecimentos, fazendo os registros.

Nenhum comentário