COLUNA DO PV - POR PAULO VASCONCELLOS


(Paulo Vasconcellos - Colunista)
Volta às Aulas
Depois do período de férias os estudantes se preparam para enfrentar o segundo semestre do ano letivo e as provas que definem suas aprovações no final do ano. O Veraneio de todos os anos conta com a participação da maioria dos estudantes, sobre tudo a juventude. Sendo assim, o trabalho escolar se constitui na tarefa principal daqueles que encaram a carreira em futuro promissor.

Trote da Celpa
Domingo, dia 25 de julho, de acordo com publicações em diversos sites de jornais e televisões do Estado, faltaria energia elétrica em diversos municípios, entre eles Capanema, no entanto, as pessoas se preveniram e a falta de energia não foi cumprida. O site da empresa concessionária também publicou nota informando a interrupção. A intenção da Antena C foi alertar as pessoas para se prevenirem em relação ao fato, razão pela qual, houve desencontros nas informações, causando transtornos e insatisfações. Na realidade o TROTE foi da empresa e não dos meios de comunicação. A CELPA pisou na bola!


Notícias no Rádio
As citações de noticias e informações estão cada vez mais expansivas e ganhando a preferência de leitores, ouvintes, telespectadores e internautas que querem ficar por dentro dos acontecimentos. A Rádio Antena C exerce função de contribuir com a comunidade, destinando programação jornalística em sua grade. Além das notícias veiculadas nos programas, tem também da interatividade com a Rádio WEB que tem sua central em Brasília e fornece notícias atraves dos repórteres/correspondentes e isso vem contribuindo ativamente com os ouvintes da emissora que é sintonizada na frequência 104,9 MGZ. Pensando na comodidade dos ouvintes, a direção da Antena C firmou parcerias com o jornal de Capanema, com o site da Chekup Informática e com o Blog do PV, formando um conjunto noticioso que destaca as informações diversas a serviço de todos.


Mais Parcerias
Por ser emissora de caráter comunitário, a Antena C também noticia o que é veiculado em outros meios, citando as fontes como manda a regra. 
Capanema 100 anos
A Partir da próxima sexta-feira (06), o SBT/Capanema começa a exibir uma série de documentários destacando a história do município de Capanema nos 100 anos de emancipação política e conquista dos direitos administrativos. O documentário conta com a participação do colunista e titular do blog, que está contribuindo com os textos para a elaboração das matérias que são produzidas pelo repórter André Mello e pelo Editor Antônio Everson Reis (Toninho). Toda semana serão veiculados comentários de personalidades capanemenses que conhecem a história e vão enriquecer o documentário que além das apresentações no SBT, vão também fazer parte do programa Improviso da Antena C, levado ao ar todos os Sábados. As equipes estão coletando dados no livro “Barão de Capanema”, autoria do escritor Djalma Mello e também obtendo informações com pessoas da comunidade local. A Antena C foi quem primeiro se manifestou a respeito do assunto Centenário de Capanema e agora o SBT concede espaço especial para contar um pouco da história da Capanema Antiga, que já foi chamada Siqueira Campos, há alguns anos atrás. Daqui até o dia 5 de novembro, certamente os ouvintes da Antena C, telespectadores do SBT e os leitores do Portal vão acompanhar as matérias que se relacionam às comemorações dos 100 anos de Capanema, Patrimônio de Todos Nós. Já estão sendo editadas as matérias com o apoio da equipe técnica do SBT, do Estúdio de Gravações Glins Áudio, operação de Alex Cunha, com a Narração de Luis Carlos Glins na primeira parte do documentário, sendo que outras vozes farão parte das edições que estão sendo devidamente preparadas. Para as inserções no SBT, houve a concordância do diretor geral da emissora, Pastor Orivaldo Ribeiro, que está dando total apoio para a realização deste trabalho produzido por uma equipe genuinamente capanemense. O colunista recomenda o acompanhamento dos capanemenses, por se tratar de um documentário histórico.

Divisão do Pará
Com a chegada da campanha eleitoral, parece que o assunto “Divisão do Pará” ficou no esquecimento, pois quase não se vê reportagens sobre as possibilidades da divisão territorial do Estado. As equipes da Antena C e do Blog do PV realizaram enquete para saber a opinião popular e os números percentuais apontaram o seguinte resultado: 21% dos internautas votaram a favor da divisão, sendo que 78% foram contra. Baseados nesse resultado, será dada continuidade aos debates, até que sejam definidas as conclusões, envolvendo a vontade da população e as defesas dos políticos interessados no movimento separatista.

Poluição Sonora
Ouvir a população em suas reivindicações é dever dos poderes e da imprensa, principalmente. Várias vezes já foram feitas matérias sobre o abuso de quem frequenta ambientes públicos e aumenta o volume do som em seus veículos, causando insatisfação e aborrecimento para quem não quer ser importunado. As imediações da Praça Magalhães Barata servem para quem quer exibir a boa qualidade do som e contribui para a Poluição Sonora no Local. É claro que existem outros locais que são escolhidos pelos “Dj’s” de plantão que perturbam o sossego público. Em Capanema tem a DPA que fiscaliza a poluição sonora e é necessária a ação desse órgão para abordar os proprietários dos veículos, executando a apreensão dos equipamentos sonoros, para a manutenção da ordem pública.

“Sanitário Público”   
Faz tempo que foram aprovados na Câmara Municipal, requerimentos que solicitavam a construção de sanitários públicos no Centro de Capanema, mas até hoje esse benefício não foi concedido para ser usado pelas pessoas que transitam no centro comercial. Surpreendentemente, a TV Amazônia mostrou em um de seus Telejornais, matéria afirmando que na Praça Magalhães Barata foi construído um espaço para lazer das crianças e para a ilustração de fatos da história literária, como é o caso da Branca de Neve e os Sete Anões, sendo que o local onde foi construído o pequeno monumento está servindo de “sanitário” para quem perambula pelas ruas da cidade. As imagens da TV mostraram a grande quantidade de fezes Humanas que “enfeitam” o local. Levando em consideração que a praça é ponto de encontro das famílias que usufruem do lazer, sobre tudo para a descontração das crianças, a situação é deprimente e precisa que seja feito um serviço de limpeza imediato e o reforço na vigilância da praça. É preciso também a consciência das pessoas que frequentam a praça para que não destruam o patrimônio público e nem usem as dependências para fazer as necessidades fisiológicas. Que coisa!

Bandas Marciais
Ao se aproximar da semana da Pátria, já são mobilizadas as equipes de comandos das bandas Marciais que vão se apresentar no desfile de 7 de Setembro, nas comemorações da Independência do Brasil. Geralmente as equipes são formadas ainda no primeiro semestre e os ensaios começam no mês de agosto.

Expectativa no Comércio
Com o brilho do sol de verão e após as férias escolares, o comércio de Capanema vive a expectativa de melhorar nas vendas, começando pela campanha do dia dos Pais, passando pelo Liquida Geral e se estendendo o Natalzão de Prêmios. O Presidente da CDL/Capanema empresário Antônio Kauati, em entrevista a TV Amazônia, disse que não há promoção específica elaborada pela entidade para o dia dos pais, mas de todas as formas o comércio tem aquecimento em suas vendas e isso serve de incentivo para as promoções programadas.

Jornal de Capanema Online
No linear das comemorações dos 14 anos de existência do Jornal de Capanema, está sendo programado retorno das edições deste órgão noticioso, considerado “Patrimônio do Município”, com matérias e colunas destacando os acontecimentos diversos. Alem da edição especial, a equipe está trabalhando também na formatação da página online que disponibilizará espaços para publicações diversas, reservadas a novidades que vão deixar os leitores/internautas por dentro de tudo. Para isso, a equipe conta com o reforço do capanemense Odson Miranda Lima, que trabalha em hospedagem e construção de sites. Foi firmada parceria com Mirando Lima e as novidades vão começar a surgir. Atualmente Miranda reside no município de Casimiro de Abreu, no Rio de Janeiro e inicia expansão de seus negócios atraves de meios que possibilitam intercâmbio profissional em todo o território Nacional. Sendo assim, o JC online estabelece oportunidades múltiplas para seus assíduos leitores e simpatizantes.

Show de Cabinho atrai bom Público
Durante o Mês de Julho o cantor e compositor paraense Cabinho, esteve em Capanema para realizar trabalho Cultural e aproveitou para mostrar seu trabalho artístico em duas apresentações de voz e violão no palco do Sport Bar. A frequência de público foi excepcional e a Música Popular Brasileira foi a pedida de todos, sendo que o artista também incluiu em seu repertório, composições que ele fez em parceria com outros autores, chamando a atenção pela forma sensata que usa em seus versos. Para essas apresentações, cabinho contou com o apoio de seus familiares que residem em Capanema, como são os casos do empresário Carlos Oliveira (Carlão) e o Professor Gary. Em contato com o colunista, o cantor disse ter ficado impressionado com a receptividade dos capanemenses e prometeu voltar outras vezes.

Nenhum comentário