CRÔNICA DA SEMANA

Edição: Celene Vasconcelos


A ARTE DE TRAIR
                                      Por Hugo Antônio Ferrari
                                                                    
A traição entrou no mundo pelas mãos de Judas Iscariotes - um dos doze Apóstolos -, quando Jesus foi traído e vendido por 30 moedas de prata e entregue aos soldados romanos para ser morto, após sofrer martírios.

Daí em diante, a traição não parou mais de fazer novas vítimas, mudando completamente os rumos da humanidade.  Vemos traição em todos os lugares da Terra: Traição na política - onde certos candidatos traem seus eleitores com promessas enganosas; traição do Coronel Joaquim Silvério dos Reis aos Inconfidentes mineiros, onde somente Tiradentes - o líder da Insurreição foi enforcado -, traição entre casais, traição nas famílias, traição no namoro, traição de um amigo do peito, além, da própria traição mental que, aos poucos, pode até acabar se materializando, enfim, traição e mais traição.

A inveja, também é uma forma de traição, fazendo com que o invejoso consiga seus objetivos mesquinhos usando essa prática deplorável.

O nosso mundo está repleto de estórias de traição. E vai continuar a tê-las. Mas, por que o ser humano trai tanto o seu semelhante? Tudo por causa de interesses muitas vezes inconfessáveis. É preciso que cada um de nós façamos um grande esforço para abolir a traição. Para o traidor, a cada traição, uma vitória. Já para o traído, uma tremenda decepção. Diante de tantos obstáculos que cercam a nossa existência, a traição é uma delas! Até as grandes potências exercem uma severa vigilância contra a espionagem, o que não deixa de significar uma forma de traição. Assim sendo, precisamos refletir para evitar o avanço da traição que gera discórdia entre as pessoas.

Ao invés de trair, que tal amar, perdoar? Seria uma maneira de fazer com que a paz pudesse reinar, eliminando a traição. Já a inveja, é outro sentimento que alimenta a traição. Se não tivermos força suficiente para combatê-la, viraremos vítima desse mal que, infelizmente, continua afligindo a humanidade. 
Colaboração: Hugo Antonio Ferrari - Óbidos - Pará

Nenhum comentário