HEMOPA EM AÇÃO: Doação de sangue para aquecer o veraneio

Edição: Paulo Henrique

Desde o dia  12 até 23 de julho, o Núcleo de hemoterapia Capanema está realizando campanha de incentivo à doação voluntária de sangue referente ao veraneio, quando normalmente a demanda transfusional da rede hospitalar eleva em torno de 20%, e inversamente, o comparecimento de doadores reduz. Neste verão, faça o calor humano aumentar. Doe sangue! é o tema da mobilização que envolve unidades da hemorrede e composição de parcerias com órgãos públicos e privados, para formação de estoque técnico de sangue. A meta será de 100 coletas durante a Campanha.
O Núcleo Capanema atende a 09 hospitais distribuídos entre os 16 municípios da região. Nem sempre o estoque é suficiente para a demanda e o HEMOPA/Capanema necessita de ajuda dos Centros de Castanhal e Belém. Isso não é o ideal, pois o tempo que se leva para o transporte de sangue desses Centros para Capanema pode significar a vida dos pacientes que estão nos hospitais da região.
Uma boa parte da população se desloca para o interior do Estado (o que aumenta ainda mais a necessidade de sangue em nossos hospitais), então o HEMOPA estende o convite aos moradores de Capanema e região aos visitantes que vem desfrutar dos balneários e do clima hospitaleiro para comparecerem ao HEMOPA.
Qualquer pessoa saudável, com idade entre 18 e 65 anos e peso acima de 50 quilos é um doador em potencial. O candidato deve estar bem alimentado. É necessário apresentar documento oficial original e com foto. Com a doação são realizados exames para diversas doenças, entre elas: Aids, Sífilis, Doença de Chagas, Hepatites, HTLV I e II, além de tipagem sangüínea. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher a cada três meses. Para doar sangue não é preciso estar em jejum. O doador deve estar bem alimentado.
O Hemopa espera por todos na Rodovia BR 308 KM 01 S/N – Bairro São Cristóvão - CAPANEMA – PA. Funcionamento para coleta: de segunda a sexta-feira, de 07:00h às 12:30h. Maiores informações pelos fones: 3462-2744 / 3462-2329 ou pelo e-mail capanema@hemopa.pa.gov.br.
O HEMOPA agenda transportes de doadores às terças e quintas feiras, pode ser um doador ou grupos de até 10 pessoas/dia.

Fonte: HEMOPA/Hemonúcleo de Capanema
Colaboração: Luiza Helena Santana
Assistente Social
Hemonúcleo Capanema

Nenhum comentário