Crônica da Semana - Assuntos do Cotidiano

Edição: Paulo Henrique
         
                                      JULHO CULTURAL OBIDENSE
                                                    Hugo Antônio Ferrari

Ao nos aproximarmos do mês de Julho, quando o povo obidense homenageia a sua Excelsa Padroeira, Senhora Sant’Ana, a cultura obidense começa aflorar em várias direções.
O nosso povo trás na alma uma forte vocação pela cultura. No período da festividade, várias atividades de cunho cultural são levadas a efeito.
No palco de apresentações, instalado nas redondezas da Praça Matriz, todas as noites, uma nova programação anima o arraial, além do “Cliper” que disponibilizada jantares e demais iguarias para os visitantes.
Os personagens são geralmente jovens que exibem seus talentos de uma forma ou de outra.
Para completar todas essas homenagens, a Academia Artística e Literária de Óbidos - AALO - promoveu este ano a posse de seus novos imortais, completando o seu quadro.
Personalidades locais e homenagens póstumas àqueles que se destacaram em favor do desenvolvimento do Município foram lembrados.
Essa solenidade foi presidida da maneira mais formal e elegante pelo seu atual Presidente, o ilustre obidense, Dr. Célio Simões de Souza, ocorrida no auditório do Palácio “José Veríssimo” que, anos atrás, abrigou o Quartel do 4º Grupo de Artilharia de Costa.
Poetas e escritores da Terra geralmente escolhem esse tempo festivo e alegre para lançarem seus livros, sempre bem prestigiados pelo público.
Óbidos, nesse período, recebe com alegria e entusiasmo os seus filhos vindos dos mais diversos pontos para homenagear sua Padroeira Sant’Ana, a quem os obidenses dedicam tanto amor e carinho.
É um período favorável para encontros e confraternizações entre amigos e familiares.
Procissões noturnas se deslocam dos diversos bairros rumo a sua Catedral, onde homenagens são prestadas pela comunidade.
São momentos de muita emoção e religiosidade externada pelos fiéis, onde todos pedem e agradecem graças recebidas.
Seus devotos demonstram publicamente o seu amor por Sant’Ana nas suas mais diferentes formas.
O obidense é assim: Um povo simples, hospitaleiro, que ama a Deus acima de todas as coisas, além de respirar cultura por todos os poros, sem, jamais, esquecer sua devoção a Sant’Ana.
Infelizmente, este ano, não me foi possível prestigiar a festa maior do nosso povo.
Dia 26 de julho é o grande e esperado dia! Chega ao final mais uma festividade. Logo em seguida, começa uma nova expectativa para a próxima festa.
Com a mesma cordialidade, os obidenses, esperam confiantes os romeiros. Todos já estão devidamente convidados!

Colaboração: Hugo Ferrari - Óbidos-PA
********************

Nenhum comentário