Colunas & Colunistas - A Opinião de Carlos Ferreira

Edição: Paulo Henrique


Regionalização
Enquanto as equipes paraenses se arrumam para enfrentar os adversários em busca de subida no Brasileirão, os outros que não estão concorrendo a nada esperam que a FPF realize a tão sonhada regionalização do futebol, aumentando o número de participantes do interior . É Claro que isso não deve acontecer, pois as datas são espremidas e somente aqueles que conseguirem sobreviver às etapas do Parazão é que participam do Campeonato. Assunto para ser discultido mais adiante. Por enquanto, vamos acompanhar as menções inteligentes do Carlos Ferreira aqui nesse espaço cativo.(PV)


Vaninho, menor jogador do Brasil?
Cearense, da capital, 26 anos, Lucivanio Sá Mamede é Vaninho, habilidoso meia de 1,60m., 59 quilos, que passou por 10 clubes do Brasil e até do exterior até chegar ao Paysandu. O “pintor de roda pé”, colega de ofício do colunista (podem rir!), tem rodagem no interior do Ceará, no Piauí, em Pernambuco, no Rio Grande do Norte e passou este ano pelo La Paz, da Bolívia. Figuraça, Vaninho convive muito bem com as brincadeiras alusivas ao seu tamanho. É o campeão dos apelidos na Curuzu. O preferido no elenco é “pit bitoca”. O que Vaninho não sabe e todos nós queremos saber é se há algum jogador profissional no Brasil com menos de 1,60m. Será que Vaninho é o menor jogador do futebol brasileiro?
Nos anos 80, Bimbinha, do Sampaio Correia/MA, reinou com 1,58m., calçando chuteiras número 34 e jogando muito. Era um ponta esquerda que agitava a torcida com os seus dribles. Num jogo contra o Moto Clube fez a mais antológica das suas jogadas, tocando a bola pelo lado e passando (o corpo) entre as pernas do zagueiro adversário, para em seguida fazer o gol. Pois bem! Vaninho é dois centímetros maior que Bimbinha, que está aposentado.

Coluna aciona o “radar”
Para checar se Vaninho é mesmo o menor jogador profissional da atualidade no futebol brasileiro, a coluna aciona o “radar” para uma ampla pesquisa com a colaboração dos leitores. Está deflagrada a “caça” aos nanicos dos gramados. Aguardo informações pelo e-mail cferreira@oliberal.com.br sobre os concorrentes de Vaninho, se é que existem. Vamos levantar nomes e altura dos mais baixinhos, mesmo os que cresceram um pouquinho mais que Vaninho. Ah! Em tempo, apesar da estatura (1,60m.), ele calça chuteiras números 37. Pés desproporcionais. Bimbinha, com 1,58m., calçava chuteiras 34. Entre os demais jogadores do Papão o comentário é que toda a capacidade de crescimento de Vaninho se concentrou nos pés. E haja sarro para o “pouca sombra” da Curuzu, que tem a minha irrestrita solidariedade.

Remo reconhece erro
Em telefonema ao colunista, o presidente remista Amaro Klautau contestou no primeiro momento, mas acabou compreendendo o comentário de ontem em que alertei para o perigo dos preços irreais de ingressos de sócio torcedor nos borderôs. Afinal, mais cedo ou mais tarde o INSS e a Justiça do Trabalho reagiriam. O presidente mandou fazer um estudo do borderô do jogo contra o Cametá e constatou que nove adeptos do plano Jogo Fácil, que tem 50% de desconto, apareciam com 90% de desconto. Amaro agradeceu pelo alerta e garantiu que o erro será corrigido a partir do próximo jogo em Belém, dia 8 de agosto, contra o América/AM. O Paysandu, alvo da mesma crítica, ainda não se manifestou.
O Remo garante ainda que a partir do próximo jogo no Mangueirão os sócios torcedores terão acesso com cartão magnético pelo portão A3, onde serão instaladas catracas da Fã Clube, empresa parceira do Leão Azul. Isso significa que os sócios torcedores não precisarão mais ir à sede obter o ingresso, processo que está mantido no Paysandu.

Interior já supera a capital
Tomando como parâmetro os últimos campeonatos nacionais, o interior já supera a capital no Pará. Em 2008, Remo e Paysandu fracassaram, enquanto o Águia salvou a pátria com o 5º lugar na Série C. Em 2009, foram dois times interioranos e só o Paysandu da capital. O São Raimundo foi campeão brasileiro da Série D. Este ano, novamente, o interior tem mais representantes (São Raimundo, Águia e Cametá) que a capital (Remo e Paysandu).
O avanço dos clubes do interior paraense é inegável e muito animador. Leão e Papão começam suas campanhas passando as melhores esperanças na busca de ascensão. Ambos estão muito bem cotados. O caminho dos bicolores, como também do Águia e do São Raimundo, é mais curto, com apenas 10 jogos, logo na segunda fase, mas nada fácil. O caminho dos azulinos, como também do Cametá, é mais longo, com 12 jogos, somente na quinta fase, incluindo três “mata-matas”.

BAIXINHAS
* Os dois classificados do grupo de Paysandu, Águia, São Raimundo, Fortaleza e Rio Branco vão decidir acesso à Série B enfrentando os classificados do grupo nordestino que tem CRB de Maceió, ABC de Natal, Alecrim de Natal e Salgueiro do interior de Pernambuco. Jogos nos dias 2 e 10 de outubro.
* Na Série D o acesso só será decidido na quinta fase, também em outubro. Na segunda fase os dois classificados do grupo de Remo, Cametá, Cristal/AP e América/AM vão enfrentar os classificados do grupo de Mixto/MT, Vila Aurora/MT, Nauas/AC e Vilhena/RO.
* Paysandu prometeu revitalizar o site oficial ao iniciar a campanha na Série C e cumpriu. Finalmente o site bicolor ganhou conteúdo atualizado, especialmente os dados dos jogadores. Não é o caso do site do Remo, para o qual ainda não fazem parte do elenco os jogadores Lima, Ênio, Márcio Loyola, Júlio Bastos, Gilsinho e Zé Carlos. Pode?
* Dados de Leandro Camilo no site do Papão dizem que o atleta já passou pelo Real Madrid B. Teria sido atleta da base do clube espanhol. Jogou também pelo Ceará, Portuguesa Santista, Marília e Santa Cruz.
* Amistoso do Paysandu contra o Independente de Ourém, hoje, dá ao técnico Charles Guerreiro a oportunidade de reencontrar familiares e velhos amigos ouremenses. É também um jogo muito oportuno para manter o time bicolor aceso neste hiato de duas semanas na Série C.
* Atacante Jéferson, destaque do Santa Rosa no Campeonato Paraense, é mais um paraense no América do Amazonas. Além dele, o zagueiro Guará e o lateral Fiti. O artilheiro Charles é mineiro, mas surgiu na região através do Cametá.
* Lesão muscular pode impedir o atacante Roma de jogar pelo Águia contra o São Raimundo, sábado. Na lateral esquerda Marcondes já está escalado como substituto de Wander, que vai cumprir suspensão. Pelo entusiasmo dos marabaenses, é jogo para casa cheia.
* Dois empates nos confrontos de Remo e Cristal pela Série C de 2008: 1 x 1 em Macapá e 0 x 0 em Belém. Diego Barros, que fez o gol azulino em Macapá, está na reserva do Mixto de Cuiabá, que pode ser adversário do Leão na próxima fase.
* Karatecas gêmeos Lucas e Gabriel Maués, 15 anos, vão disputar o campeonato mundial em Curitiba, em outubro. Antes, em setembro, estarão no sul-americano em Belém. Recentemente, Lucas foi campeão e Gabriel vice-campeão brasileiro de karatê tradicional, em Goiânia.

Fonte: O Liberal, Coluna do Jornalista Carlos Ferreira

Nenhum comentário