Colunas & Colunistas - A Opinião de Carlos Ferreira

Edição: Paulo Henrique

Carlos Ferreira - Jornalista

Cuidado com o Fortaleza!
O time Tricolor o Pisi, começou a mostrar sua força ao derrotar o São Raimundo ontem a noite. Temporariamente o Fortaleza é o lider do Grupo e isso faz com que os Paraenses passem a ter mais cuidado, caso contrário, podem se complicar no Brasileirão. Acredito que o conceituado Colunista Carlos Ferreira também tenha essa preocupação. Barbas de molho, Papão, Águia e Pantera! (PV)

Família devolve a paz para Thiago Potiguar
Ao retornar da folga que curtiu em Currais Novos/RN, em junho, Thiago Potiguar teve dias de crise em Belém e precisou de tratamento psicológico. A causa da crise está resolvida. O xodó da torcida do Papão estava sofrendo pela distância da família. É muito apegado às filhas e uma delas adoeceu de tanta saudade. Com a chegada da mulher e filhas, Thiago Potiguar está só sorrisos na Curuzu.
Se maltratado pela saudade e debilitado por uma virose, Thiago Potiguar já teve atuação de gala e arrebentou o Rio Branco/AC, agora, em paz, feliz, deve jogar muito mais inspirado no próximo domingo, contra o Águia. E o Papão vai mesmo precisar do seu craque jogando tudo o que sabe. Tudo indica um jogo dos mais difíceis.

Reveladas as principais armas do América/AM
Giba dedicou-se ontem a estudar o América através de vídeo do jogo em que o time amazonense empatou com o Cametá, no último domingo. As principais armas do América foram reveladas à coluna pelo técnico do time cametaense. Segundo Mário Henrique, o jogo aéreo é o recurso mais explorado no ataque, tirando proveito da boa estatura dos atacantes Charles e Felipe.
Luis Carlos Trindade, que jogou pelo América no primeiro semestre, acrescenta que o time joga em casa da mesma forma que jogou em Cametá: retrancado, se defendendo com oito homens, levantando bola na área do adversário, inclusive em chutões dos zagueiros. Nesses lances, os atacantes fazem a “escora” para quem chega de trás. O Remo terá que jogar com muita atenção no jogo aéreo e paciência para enfrentar a retranca sem precipitação.
Giba ouviu relato do auxiliar Benedito Gamboa, que esteve em Cametá, e viu o jogo inteiro em vídeo tape. Deve ter uma leitura suficiente do adversário para armar o time remista com as devidas prevenções para o jogo do próximo domingo em Rio Preto da Eva, a 60 quilômetros de Manaus, no modesto estádio Francisco Garcia.

Polícia desbaratando quadrilha dos ingressos
A prisão de José Ronaldo Cabral do Nascimento, o “Catitão”, acusado de ser distribuidor de ingressos falsos de shows musicais e jogos de futebol, é resultado de uma investigação que deve desbaratar quadrilha que agia não só nos jogos de Belém, mas também do interior.
A investigação começou por denúncia da FPF, há três meses, quando entregou ao Ministério Público imagens com flagrantes da ação de cambistas comprando de idosos ingressos de gratuidade. A Polícia trabalha com suspeita de participação de gente de dentro da Federação na quadrilha. E a FPF aguarda chamado para dar os devidos esclarecimentos, como disse à coluna o vice-presidente José Ângelo Miranda.
A prisão de “Catitão” coincidiu também com denúncia do presidente bicolor, Luis Omar Pinheiro, do uso de canhotos de ingressos de jogos antigos no jogo Paysandu x Rio Branco. Tudo indica que a denúncia tinha fundamento, embora muito mal colocada, com cobranças à FPF, já que a produção de ingressos e administração do acesso do público foram comandados pelo Paysandu, através da BWA. No Campeonato Brasileiro as Federações só participam do fechamento do borderô, com base em dados apresentados pelos clubes.

Judiciário, o entrave da nova lei
Em sete anos de vigência do Estatuto do Torcedor, ninguém jamais foi julgado pela Justiça no Pará, apesar das muitas prisões. O Judiciário já justificou alegando a sobrecarga de processos que força a priorização dos mais importantes para a sociedade, no que não se enquadram as questões do futebol. Esse é o entrave para o funcionamento das mudanças que tornaram mais rigoroso o Estatuto do Torcedor. Outro obstáculo está na falta de compromisso das Polícias Militar e Civil. Uma nem sempre faz a prisão e a outra nem sempre toma as medidas administrativas que levem o infrator a julgamento. A conseqüência é a impunidade que favorece a incidência de novos crimes.
A criação de um juizado especial para questões do esporte seria a solução não só no Pará, mas no país inteiro, já que a intenção do governo federal é criar condições para uma mudança de comportamento nos eventos esportivos, visando a Copa de 2014.

BAIXINHAS
* Faculdade do Pará (FAP) programando para agosto um Fórum destinado à discussão das recentes alterações no Estatuto do Torcedor. A intenção é promover esclarecimentos num encontro de torcedores com autoridades.
* Dado como certo até mesmo nos corredores da Secult, o indeferimento do tombamento do Baenão ainda não foi decidido. A área do antigo Carrossel está com leilão programado pelo TRT para 22 de agosto. Antes, dia 13, o leilão da sede do clube, já tombada pelo Patrimônio Histórico.
* Estiramento muscular tira de campo por cerca de 30 dias o zagueiro Charles, do Águia. Bernardo, com distensão muscular, é outro desfalque para o confronto com o Papão. Ari, Edcleber, Roberto (ex-Independente) e Darlan são as opções de João Galvão para compor o trio de zaga.
* Coincidência ou não, tão logo a coluna divulgou a queixa de Charles Guerreiro e jogadores pela falta de condições de uso da barreira de ferro, para ensaio de cobranças de falta, a barreira foi recuperada e já está sendo usada. Ufa!
* Entre tratamento fisioterápico e cirurgia, os médicos do Remo optaram pela primeira opção para recuperar o zagueiro Raul dos efeitos da hernia inguinal. O tratamento deve durar três semanas. Depois o atleta entrará em trabalho de recondicionamento físico para voltar a jogar.
* Zagueiro Ênio e lateral Márcio Loyola muito elogiados pelo que jogaram no amistoso do Remo B com o Kyikategê. Para Giba, a certeza de boas opções no banco. Para Pedro Paulo, San e Marlon a constatação de concorrência ameaçadora.
* Ao fazerem projeções matemáticas, dirigentes, jogadores e comissão técnica do Cametá mediram a importância do jogo contra o Cristal, domingo, em Santana/AP. O discurso indica esforço máximo pela vitória, embora o empate não seja nenhuma catástrofe. A derrota, essa sim, seria terrível para as esperanças de classificação.
* Atacante Neto Potiguar treinando sem contrato há 37 dias no Paysandu. Mas o jogador está amparado por um Seguro. A legalização depende da liberação pela Federação Mexicana, o que estranhamente ainda não aconteceu.
* Oito quilômetros de corrida e quatro de caminhada no evento esportivo da OAB-PA, no próximo dia 8. Inscrições na sede da OAB, na Casa do Advogado e nas salas do Fórum Civil, do Fórum Criminal, da Justiça Federal, do TJE, do TRT e na Academia Pelé. A taxa é de 10 reais. Outras informações pelo fone: 4006-8600.

Fonte: O Liberal, Coluna do Jornalista Carlos Ferreira

Nenhum comentário