CADERNO JC - Link Direto com o Jornal de Capanema

Edição: Paulo Henrique

Frutas têm aumento de mais de 8% no semestre
Pesquisas realizadas pelo Dieese-PA mostram que a maioria das frutas comercializadas em feiras, mercados municipais e supermercados da Grande Belém estão mais caras, tanto na análise do mês de junho em relação ao mês de maio, como também no comparativo de preços abrangendo o primeiro semestre de 2010.
Em junho, o Dieese-PA registrou o aumento nos preços de algumas frutas, como do abacaxi, banana, laranja, manga, maracujá, melancia e melão amarelo; e queda nos preços do abacate, acerola, goiaba, mamão e tangerina.
Considerando as variações de preços das frutas no primeiro semestre, houve reajustes de variam de 2% a 8,70% em quase todos os produtos. Os aumentos de preços mais expressivos foram registrados nos seguintes produtos: banana branca, com um reajuste de 8,70%; abacaxi, com alta de 8,53%; tangerina, com 6,54%; manga rosa, com 6,27%; banana prata, com 3,64%; laranja pêra, com 3,31% e a acerola, com alta de preço acumulada no semestre de 2,71%.
Também no mesmo período, algumas frutas apresentaram quedas de preços: mamão, com redução de 38,44%; limão, com 30,93%; manga regional, com 29,31%; goiaba branca, com 28,28%; goiaba vermelha, com 19,03% e o maracujá, com queda de 12,21%. A inflação calculada para o primeiro semestre gira em torno de 3,5%.
Segundo Roberto Sena, supervisor técnico do Dieese-PA, as explicações para as altas verificadas vão desde a importação de grande parte destes produtos, passando pela intermediação e sazonalidade de outros. “Certo mesmo é que o Pará continua importando uma quantidade expressiva destes produtos e, por isso, fica sujeito a uma série de fatores que ocorrem durante boa parte do ano. Não é mera coincidência que a alimentação dos paraenses continua entre as mais caras do país”, ressalta.
Uma prévia da pesquisa do preços da frutas no mês de julho mostram que a maioria dos produtos permanecem com os preços estáveis. As informações são do Dieese-PA.

Fonte: Diário do Pará

Nenhum comentário