Leque de Noticias - Parceria Blog do PV, Jornal de Capanema e Rádio Antena C

Atualização às 11h50m de sext-afeira, 30 de julho de 2010
Edição: Cleoson Vilar, Paulo Henrique, Celene Vasconcelos, Jucivaldos Gomes, André Melo, Alex Cunha e Luis Carlos Glins.

                Capanema 100 Anos: Patrimônio de Todos Nós

Bolsa Família não é resposta à pobreza urbana
A revista britânica The Economist traz em sua edição desta semana um longo artigo sobre o Bolsa Família, no qual afirma que, apesar da grande contribuição do programa para a redução dos índices de pobreza do Brasil, ele parece não funcionar tão bem no combate à pobreza nas grandes cidades. De acordo com a revista - que cita dados da Fundação Getúlio Vargas - cerca de um sexto da redução da pobreza no país nos últimos anos pode ser atribuído ao Bolsa Família, "mas algumas evidências sugerem que o programa não está funcionando tão bem nas cidades como nas áreas rurais".
"O sucesso do Brasil em reduzir a pobreza parece ser maior nas áreas rurais que nas urbanas", diz o artigo, que cita dados das Nações Unidas que indicam que houve uma redução de 15 pontos percentuais no número de pobres na população rural entre 2003 e 2008, enquanto nas cidades essa diminuição foi muito menor. Segundo a publicação, um dos principais fatores que levam a esta situação é o fato de o Bolsa Família ter substituído, a partir de 2003, uma série de outros benefícios que, somados, poderiam representar ganhos maiores para estas famílias das cidades que o montante concedido atualmente.
A revista comenta que o Bolsa Família acabou eliminando programas como o de combate a subnutrição infantil, os subsídios que eram dados à compra de gás de cozinha e o programa de ajuda a jovens entre 15 e 16 anos. "Embora seja difícil provar pela falta de dados oficiais, evidências sugerem que a quantia (atual) pode valer menos que os antigos benefícios", diz a revista.
Outro problema citado pela Economist é o fato de o programa ter tido pouco sucesso em reduzir o trabalho infantil. Segundo a publicação, crianças das cidades podem ganhar mais dinheiro "vendendo bugigangas ou trabalhando como empregados" do que ficando na escola para receber os benefícios. Embora afirme que estes fatores não signifiquem que o Bolsa Família seja "desperdício de dinheiro" nas áreas urbanas, o artigo diz, no entanto, que o programa não é a solução "mágica" como tem sido tratado no Brasil e em outros países.

Vices
A mesma edição traz outro artigo sobre o Brasil, desta vez discutindo o papel dos candidatos à vice nas principais chapas que concorrem à Presidência nas eleições de outubro. Citando o fato de quatro vices terem assumido a Presidência desde 1954, a revista afirma que os candidatos ao cargo estão em evidência na campanha atual, principalmente devido ao fato de Dilma Rousseff (PT) ter ficado "seriamente doente" no ano passado.
"É mais que mera curiosidade o fato de os companheiros de chapa tanto de Dilma Rousseff como de seu principal oponente, José Serra (PSDB), estarem causando problemas. Os dois candidatos provavelmente desejariam ter outros parceiros (de chapa)", diz a revista. A Economist cita então as declarações de Indio da Costa, vice na chapa de Serra, que acusou o PT de ter ligações com as Farc, causando "uma situação embaraçosa".
Já em relação a Michel Temer, do PMDB, vice na chapa de Dilma, a revista afirma que ele pertence a um partido que é um conjunto "de lideranças políticas regionais, algumas das quais envolvidas em escândalos". "Assim como (Indio da) Costa, ele (Temer) parece não ter a total confiança de seu parceiro de chapa", diz a revista. (BBC Brasil)

ProUni: prazo para pré-selecionados encerra dia 02
Os candidatos pré-selecionados na quarta chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) têm de hoje (30) até a próxima segunda-feira (2 de agosto) para comparecer à instituição de ensino para a qual se inscreveram e comprovar as informações fornecidas.
A relação de documentos que deve ser apresentada pode ser consultada no site do ProUni ou na instituição de ensino. O resultado da quarta chamada foi divulgado ontem (29).
Para saber se foi pré-selecionado, o candidato deve acessar a página do programa e informar o número de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Cadastro de Pessoa Física (CPF).
Depois desse período, se ainda houver bolsas disponíveis, serão feitas até mais duas chamadas para convocação de pré-selecionados. A próxima está prevista para 5 de agosto. (ABr)

Atendimento a idoso é falho no Brasil
Estudo concluído no fim de 2009 pelo Ministério da Saúde aponta que, dos 150 centros de referência para a saúde do idoso existentes no país, apenas 50 estão nos moldes preconizados pela pasta.
Segundo Luiza Maia, coordenadora de Saúde do Idoso do ministério, a principal limitação dos centros, cuja criação foi induzida por uma portaria de 2002, é a falta de profissionais capacitados, entre médicos geriatras e gerontologistas (profissionais de diversas áreas habilitados para as questões do idoso).
A situação é mais grave no Norte e no Nordeste, onde a pasta decidiu capacitar 500 profissionais. Atualmente, 70% dos idosos no país - cerca de 14 milhões de pessoas - dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) e 25% deles têm problemas de saúde ou estão acamados.
“Precisamos de pessoal bem formado, que não veja as questões de saúde do idoso como algo normal, coisa da velhice”, disse Luiza durante o 17.º Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, em Belo Horizonte.
A pasta promete modificar a política para que os centros, criados para assistir principalmente vítimas de demências, recebam todos os idosos fragilizados, como portadores de múltiplos problemas de saúde. (Diário do Pará)

Manifestantes depredam Prefeitura de Ipixuna
Na manhã desta quinta-feira (29), a Prefeitura do Município de Ipixuna do Pará, na região nordeste do Estado, foi alvo de cerca de 300 manifestantes que protestavam pela posse do novo prefeito da cidade. Eles invadiram a sede pela porta que dá acesso a recepção do gabinete do prefeito e quebraram móveis e paredes.
Com a presença de manifestantes em meio a ação de depredação, outras pessoas aproveitaram para saquear o prédio. Algumas peças de computadores foram levadas.
Houve confronto entre os populares e a polícia que reagiu com o uso de gás lacrimogêneo. Ainda não há dados sobre o prejuízo. A ação foi contida em menos de cinco minutos.
A pista que ficou bloqueada por mais de 13 horas foi liberada e flui com tranquilidade. No momento, não há mais protestos na região. Eles querem a volta do ex-prefeito Evaldo Cunha (PT), cassado sob acusações de compra de votos e abuso de poder econômico e político.

ENTENDA O CASO
O município de Ipixuna do Pará recebeu um grupo de soldados do grupamento tático da Polícia Militar de Belém. Eles estão reforçando a segurança da cidade, juntamente com um grupo de policiais de Paragominas e do grupamento tático de Paragominas e Castanhal, após 13 horas de protestos que fecharam a rodovia BR-010, ontem (28).
Na manhã desta quinta-feira (29), centenas de moradores se dirigiram à prefeitura da cidade, onde esperam a volta do ex-prefeito Evaldo Cunha (PT). Cunha está em Brasília para recorrer da decisão de Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Há a possibilidade dos manifestantes voltarem a bloquear a rodovia BR-010, que fica a apenas 10 metros da prefeitura. A polícia diz que há um boato na cidade de que os manifestantes queriam depredar patrimônios municipais, mas ninguém confirma nada ou assume a liderança da manifestação. (Diário Online com informações da Surcusal de Paragominas)

Cresce o número de pessoas com colesterol alto
Pesquisa conduzida por uma empresa de planos de saúde no fim do ano passado mostra que a quantidade de brasileiros que sofrem com o colesterol alto subiu de 18% para 25,4% entre os anos de 2004 e 2008.
A empresa coletou os dados de 43.165 pessoas com idades entre 20 e 49 anos, em 12 estados do país. A evolução das taxas de colesterol foi verificada tanto entre os homens quanto entre as mulheres. Na população masculina, o número de pessoas com o problema passou de 21,8% para 26,4%, enquanto no público feminino saltou de 14,4% para 23,7%.
Diante desses números, divulgados pela Agência Brasil, é possível notar que uma boa parte da população brasileira ainda ignora os prejuízos que o colesterol traz à saúde. O nível alto da substância é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardíacas, sendo que a alimentação é responsável por até 20% do colesterol no organismo.
Para evitar o colesterol alto, os especialistas destacam a importância de manter uma dieta saudável, rica em frutas, verduras e legumes, além de evitar o consumo excessivo de sal, sódio e gorduras trans. Afirmam ainda que, aliada a uma boa alimentação, é essencial que as pessoas criem o hábito de praticar atividades físicas regularmente. (Terra)

Irresponsabilidade causa acidentes em Salinas
Dois casos de irresponsabilidades de pais foram registrados em Salinas nesta quarta-feira(28). No primeiro, após a locação de quadriciclo, uma criança de 10 anos acompanhada da madastra atropelou uma veranista por volta das 14h na Praia do Farol Velho. "A vítima identificada como Jandira foi socorrida por populares e de lá encaminhada para o Hospital Metropolitano com suspeita de fratura ou trauma na coluna", informou o escrivão Serrão da Delegacia de Salinópolis.

A vítima já recebeu alta.
Após prestarem depoimento, a madrastra que acompanhava a menor e o pai da criança que locou o veículo foram autuados e irão responder na Justiça ao inquérito.
Na outra ocorrência, uma jovem de 18 anos, sem habilitação, atropelou outra veranista por volta das 15h na praia do Atalaia. Sem tanta gravidade, a vítima foi liberada em seguida somente com algumas escoriações. A mãe da adolescente vai responder por omissão e entrega de veículo para pessoa não habilitada para condução.
Como os casos são termos circunstanciais de ocorrência os envolvidos nos acidentes serão convocados posteriormente. "Um promotor de Justiça que passava pelo local disse que iria entrar com uma representação no Ministério Público para impedir a entrada de veículos na praia." finalizou Serrão. (Diário Online)

Idade para vacina contra hepatite B será ampliada
Adultos de 20 a 24 anos terão direito a tomar vacina contra hepatite B de graça a partir do ano que vem. Atualmente, a imunização está prevista no sistema público apenas para a faixa etária de 0 a 19 anos. A medida foi anunciada pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira (28), Dia Mundial de Combate a Hepatites Virais. De 1999 a 2009, mais de 96 mil brasileiros contraíram o vírus, a maioria adultos jovens.
A ampliação vai representar um aumento de 163% na quantidade de vacinas compradas pelo governo contra a hepatite B, ou 87 milhões de doses, em relação a este ano. A primeira etapa de aquisição prevê a compra de 54 milhões de doses ainda em 2010, segundo a pasta.
A vacina para hepatite B passou a ser oferecida pelo SUS (Sistema Único de Saúde) na década de 1990. Ela é oferecida em três doses, tanto para crianças, quanto para adolescentes. Uma vez imunizado contra hepatite B, o paciente também está protegido de ser infectado pelo vírus D.

Exames
O Ministério também anunciou que vai intensificar a oferta de exames para as gestantes que fazem o pré-natal no SUS. Todos os recém-nascidos de mães portadoras do vírus vão receber tratamento para evitar o desenvolvimento da doença, que consiste em vacina e imunoglobinas.
A pasta também aproveita a data para lançar um edital para realização de ações de enfrentamento das hepatites, em parceria com a Unesco, com o intuito de articular melhor os serviços do SUS, estimular o diagnóstico precoce e promover mobilizações contra a doença. (UOL)

Reposição de aulas preocupa Sintepp
Escolas públicas e particulares já se preparam para receber os alunos para o segundo semestre do ano letivo. A maioria dos alunos da rede pública e privada deve retomar suas atividades na próxima segunda-feira (2). Outras escolas da rede iniciam as aulas somente a partir do dia 4 de agosto.
Em Belém, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado (Sintepp) estima que existam cerca de 200 escolas particulares, 70 delas ligadas ao sindicato. Já na rede municipal de ensino, aproximadamente 90 escolas de Belém e dos distritos de Mosqueiro e Outeiro - incluindo unidades pedagógicas e unidades de educação infantil - devem retomar as aulas no dia 2.
Segundo Conceição Holanda, coordenadora do Sintepp, a maior preocupação agora é com a reposição das aulas perdidas durante a greve do início do ano. A programação é que os alunos reponham as aulas em fevereiro de 2011, exceto os estudantes que prestarão vestibular: para eles, a reposição acontecerá ainda em 2010, nos sábados, domingos e feriados.
Leonardo Reis, estudante do 3º ano do Ensino Médio da rede pública de ensino, diz que, apesar de ter continuado os estudos durante a greve e as férias, está preocupado com o não cumprimento do calendário escolar e, por isso, vai se matricular em um cursinho preparatório para vestibular.
O secretário de Estado de Educação, Luiz Cavalcante, garantiu que as reposições de aulas durante o período em que os professores estiveram em greve estão asseguradas. “Todos os dias parados serão repostos de acordo com o que foi acordado durante as reuniões, ao final do período letivo”. (Ângela Bazzoni, Diário Online)

Nenhum comentário