Caderno E - Bastidores do Futebol

Edição: Paulo Henrique e Cleoson Vilar

 Com ‘cara de Brasil’, Seleção encara os Estados Unidos em Nova Jersey

Mano opta por esquema super ofensivo no seu primeiro desafio como técnico verde e amarelo. Renovação vai começar a todo vapor 

Por Leandro Canônico Direto de Nova Jersey, Estados Unidos

É importante deixar claro que o futebol brasileiro sempre teve muita qualidade. Apenas estamos aproveitando um momento especial"
Mano Menezes
Depois de 38 dias da eliminação nas quartas de final da Copa do Mundo da África do Sul, a Seleção Brasileira volta a campo nesta terça-feira para encarar os Estados Unidos, no estádio New Meadowlands, em Nova Jersey, às 20h (21h de Brasília), em partida amistosa. Para o Brasil esse jogo significa renovação.
A começar pelo comando técnico. No lugar de Dunga está Mano Menezes, que fez sucesso recentemente com Grêmio e Corinthians. Mas o ponto alto da mudança é a troca do esquema truncado, cheio de volantes, por um mais ousado, com três atacantes. É o Brasil novamente com cara de Brasil.
- É importante deixar claro que o futebol brasileiro sempre teve muita qualidade. Apenas estamos aproveitando um momento especial, pegando jogadores com essa característica de jogo e propondo uma maneira de atuar. Não é nada novo no futebol – declarou o novo comandante da Seleção Brasileira.
Após o fracasso no Mundial diante da Holanda e a saída do técnico Dunga, era fato que o Brasil sofreria uma forte renovação. Não à toa apenas quatro jogadores que estiveram na África do Sul foram chamados para o amistoso: Daniel Alves, Robinho, Ramires e Thiago Silva. Um deles, aliás, deve ser o capitão da equipe.
ganso brasil treino euaGanso se exercita durante treinamento do Brasil (Foto: Leandro Canônico / Globoesporte.com)

Em sua primeira convocação, Mano Menezes priorizou o momento e também fez algumas apostas. Até por isso, nomes como os de Paulo Henrique Ganso, Neymar e André se misturam com os de certa forma desconhecidos David Luiz, Éderson e Rafael. O técnico se mostra bastante satisfeito com a sua lista.
- Certamente tenho em mãos a melhor reunião de talentos bem fundamentados tecnicamente. Estava olhando a formação do time reserva no treinamento e ela pode ser ideal. A função do técnico é exatamente essa: pegar as melhores peças e montar um esquema – acrescentou Mano Menezes.
Mano Menezes no treino da seleção brasileira 
Mano Menezes orienta atletas da Seleção Brasileira
(Foto: CBF)
Até por isso ele apostou na base do time do Santos que brilhou no primeiro semestre, com a conquista do Paulistão e da Copa do Brasil. Portanto, Ganso vai comandar o meio campo brasileiro e verá à sua frente Robinho e Neymar no ataque, reforçados pelo também garoto Alexandre Pato, de 20 anos.
O amistoso contra os Estados Unidos marcará o debute da Era Mano Menezes na Seleção Brasileira. Ainda este ano, o técnico comandará o time em mais cinco amistosos. Dois em setembro, dois em outubro e um em novembro.
Do lado dos Estados Unidos, renovação não é a palavra. Mas sim manutenção. No provável time titular, o técnico Bob Bradley colocou dez jogadores que estiveram no Mundial da África do Sul. A equipe norte-americana caiu nas oitavas de final do torneio para a sensação Gana, que veio a perder do Uruguai na fase seguinte.

Fonte: Globo Esporte

Nenhum comentário