Colunas & Colunistas - A Opniao de Carlos Ferreira

Edição: Paulo Henrique         

Aguardem Novidades
Várias conquistas estão sendo reveladas aqui no Blog, principalmente as firmações de parcerias que aumentam com o passar do tempo. Vou aproveitar o espaço de Carlos Ferreira para informar aos leitores que dentro de alguns dias outras novidades vão estar por vir e uma delas é a página Online do Jornal de Capanema. Aguardem! (PV)
         Mais uma semana de angústia para Moisés
            Angustiado, Moisés mal consegue dormir. O jovem atleta está sofrendo muito pelas hostilidades de torcedores, além da ansiedade natural pelo desfecho da disputa judicial na qual tenta desvincular-se do Paysandu. A angústia de Moisés e dos bicolores em geral vai de prolongar até a próxima quinta-feira, nova data para a decisão da Justiça.
            O Paysandu festeja o favoritismo para ganhar a causa por ter provado que está em dia no recolhimento de FGTS e INSS relativo ao atual contrato. A falha aconteceu em março, quando o atleta teria sido desvinculado se o advogado Alberto Maia não tivesse alertado o clube para urgentes pagamentos, feitos no desespero, mas em tempo hábil, antes que o advogado de Moisés ajuizasse a ação. Mas a vitória do Papão na próxima quinta-feira não é tão segura quanto parece. Afinal, o clube não fez os recolhimentos relativos aos contratos anteriores, agora cobrados com juros, que podem influenciar na decisão na juíza Vanilza Malcher. Enfim, o Paysandu tornou-se favorito, mas ainda não venceu a batalha.   
           
                 Virgem de Nazaré escalada no Papão
            Ano passado, no jogo contra o Sampaio Corrêa, em Codó, o Paysandu seria rebaixado se perdesse. Por isso, as manifestações de fé foram intensas, com destaque maior para a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, que entrou em campo com o time bicolor, conduzida pelo torcedor “Romário”. O empate em 0 x 0 não apenas evitou a queda como classificou o Papão à segunda fase, com todas as reverências à padroeira.
            Na atual Série C, a mesma imagem, conduzida pelo mesmo torcedor, está entrando com o time em todos os jogos. Já faz parte da escalação. Mas não é só. A celebração começa no vestiário, com as orações do grupo católico, liderado por Marquinhos, Alexandre Favaro, Bosco, Zé Augusto e Sandro. Não participam os evangélicos Bruno Rangel, Rogério Corrêa, Tácio, Daniel Morais, Romeu e o Charles Guerreiro, que tem seus próprios rituais.
           A religiosidade está presente em quase todos os times de futebol, com a mesma divisão entre católicos e evangélicos, geralmente sem qualquer conflito. É uma força a mais na corrente pela ascensão à Série B/2011.
 
                    Pai Nosso, oração à uma só voz
            Em todos os times brasileiros, pouco antes da entrada em campo, é comum o ritual religioso no vestiário. Em geral, depois de breve discurso do capitão, com todos abraçados em círculo, o grupo reza o Pai Nosso, oração comum a católicos e evangélicos. Em seguida, católicos rezam a Ave Maria, rejeitada pelos evangélicos, que, no entanto, em respeito, se mantêm integrados à corrente, em silêncio. Os evangélicos rejeitam também o culto à imagem, mas no Papão não se opõem à entrada da imagem da padroeira dos paraenses em campo com o time. Mais uma prova de exemplar respeito às diferenças.    
 
                  Venda do Baenão: 26 dias de correria
         Os próximos 26 dias serão de intensa correria no processo de venda do Baenão. Dentro desse prazo terá que ser comprado o terreno da futura Arena do Leão e concluídas as negociações de ajuste que devem resultar no memorial descritivo, ou seja, o documento que vai detalhar os compromissos a serem cumpridos pela Agre/Leal Moreira na obra do novo complexo futebolístico azulino.
         Está marcada para 21 de setembro a homologação do negócio pela juíza Ida Selene, do TRT. Por enquanto, o que há é um compromisso oficial de intenções na ata da reunião em que foi batido o martelo. A transação de compra e venda existe de fato, mas ainda não de direito. Até a homologação, está aberta a possibilidade de investidas dos opositores na Justiça. Tudo é possível. Depois da homologação, a Incorporadora e a Construtora estarão amparadas legalmente para derrubar muros e se instalar na área do antigo Carrossel. No Baenão só poderão mexer ao entregarem o novo estádio habilitado pela CBF para jogos oficiais, provavelmente no final de 2012. Ou seja, ainda há bastante água (ou lama) para rolar por baixo da ponte 
 
BAIXINHAS
* Para dar uma explicação do julgamento de Paulão à revelia no STJD (foi suspenso por dois jogos), o presidente do Paysandu, Luis Omar Pinheiro, comunicou aos repórteres, através da assessoria de imprensa, que o advogado Osvaldo Sestário estava contratado e não compareceu à sessão para defender o jogador bicolor.
* Em conversa com este colunista, pelo telefone, o advogado
Osvaldo Sestário, que mora no Rio e presta serviço a muitos clubes no STJD, disse que esteve no Tribunal e defendeu um jogador do Vila Nova/GO. Não defendeu Paulão porque até hoje não conseguiu receber os honorários do trabalho que fez em março, livrando o Paysandu de perder mandos de jogos por causa de um torcedor que atirou um rádio na arbitragem do jogo contra o Palmeiras, pela Copa do Brasil, no Mangueirão.
* Sestário acrescentou que até quarta-feira, dia do julgamento de Paulão, deu vários telefonemas para Belém tentando falar com a direção do Paysandu, mas não foi atendido por ninguém. Por isso e por não ter sido pago o trabalho anterior, cruzou os braços.
* Aproveitando o período livre na Série D, o Remo aproveitou para fazer reavaliação física do elenco e reprogramar os trabalhos. A partir de hoje a ênfase será nos treinos táticos, com Giba mais empenhado do que nunca em arrumar o time para uma atuação decente em Rondonópolis/MT no próximo dia 5, domingo.
* Termina hoje, às 11 horas, a enquete que envolve o azulino Danilo (24 jogos) e o bicolor Tácio (40 jogos), volantes que ainda não fizeram um golzinho sequer pelos dois times de Belém. No Portal ORM, torcedores estão dizendo quem deles vai quebrar o jejum neste campeonato nacional.
* Ontem, no coletivo do Papão, Tácio fez o primeiro gol da vitória dos titulares por 2 x 1. O elenco inteiro tirou sarro. Falando à coluna, Tácio fez questão de dar um recado: “Quem quiser ver gols meus é só colocar ‘Tácio Cruz’ no youtube e conferir”.
* O último gol de Tácio foi no campeonato baiano de 2009, pelo Fluminense de Feira de Santana, na vitória de 3 x 1 sobre o Atlético de Alagoinhas. Danilo tem um jejum maior. Marcou pela última vez em 2007, jogando pelo América do Rio, na Série C.
* Está em Belém um “olheiro” do Palmeiras. Alex Andrade veio observar as revelações do futebol paraense. É reflexo do sucesso de Ganso, Pará e outros paraenses que estão despontando no Santos, como Renan, Thiago Alves e Romário.
* Jenisson, meia, 18 anos, do Paysandu, integrou-se ontem ao elenco profissional do Sport Recife, emprestado pelo clube paraense. É o mesmo caso do atacante Luan, 17 anos, que está no grupo sub 20 do clube pernambucano. Juba, outro atacante que iria para o Sport, preferiu concluir o atual contrato com o Papão e ficar livre no final deste ano.  

Fonte: O Liberal, Coluna do Jornalista Carlos Ferreira

Nenhum comentário