Leque de Noticias - Parceria Blog do PV, Jornal de Capanema e Rádio Antena C

Atualização às 12h30m de quarta-feira, 18 de Abril de 2010
Edição: Cleoson Vilar, Paulo Henrique, Celene Vasconcelos, Jucivaldo Gomes, André Melo, Alex Cunha e Luis Carlos Glins.

               Capanema 100 Anos: Patrimônio de Todos Nós

Poucos caminhoneiros fazem cadastramento obrigatório
O número de transportadores rodoviários de carga que fizeram a atualização obrigatória de dados entre março e julho deste ano é considerado baixo pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). O registro nacional é obrigatório para todos os transportadores rodoviários de carga, exceto os que conduzem mercadoria própria. A multa para quem não atualizar os dados varia entre R$ 500 e R$ 5 mil.
'Apenas 25% atualizaram. Percebemos que eles não estão comparecendo para fazer o recadastramento, por isso a gente precisa divulgar, fazer com que eles tenham consciência da necessidade disso', afirmou nesta terça-feira (17) o superintendente de Fiscalização substituto da ANTT, José Glauco Dias.
Em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional AM, Dias destacou que, durante a última vistoria dos veículos de carga e de documentação, realizada na semana passada, os caminhoneiros foram instruídos sobre a renovação dos dados. 'O objetivo é fiscalizar, mas também orientar aqueles que estão ainda com data por se recadastrar para que regularizem a situação com a ANTT', disse o superintendente. Outra operação com o mesmo intuito deve acontecer ainda este ano.
O endereço dos postos credenciados, o prazo e a lista de documentos a serem apresentados para recadastramento de caminhoneiros está disponível no site da agência.

Fonte: Agência Brasil

x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x

SERVIÇO - Aguardem material promocional da Casa do Ferro, "A Casa é Sua". São duas lojas em Capanema e uma Bragança. Contato: 3462-161.

Governo busca solução para greve dos médicos peritos do INSS
O ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, e o presidente do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), Valdir Moysés Simão, se reúnem agora de manhã com o presidente da Fenam (Federação Nacional dos Médicos), Cid Carvalhaes. Em pauta, uma solução para a greve dos médicos peritos do INSS, que já dura quase dois meses. O secretário executivo do ministério, João Ernesto Aragonés Vianna, também participa do encontro.
O atendimento aos segurados nos postos do INSS vem sendo feito parcialmente, por decisão da Justiça, que considerou a greve legal, mas determinou que 50% dos médicos, ou seja, 1.850 em todo o país, não interrompessem o atendimento nas agências.

Fonte: Agência Brasil

10,1 milhões de crianças foram vacinadas contra a paralisia infantil
Um balanço parcial do Ministério da Saúde indicou, na tarde de hoje (16), que 10,1 milhões de crianças foram vacinadas contra a paralisia infantil na segunda fase da campanha nacional de imunização, realizada no último sábado (14). Os dados consolidados devem sair somente no final da semana.
A meta do governo federal é vacinar 14,6 milhões crianças menores de 5 anos de idade. De acordo com o ministério, os pais que não levaram os filhos para vacinar no final de semana podem procurar um posto de saúde, pois a vacina continua disponível. No estado de São Paulo, por exemplo, a campanha continua até sexta-feira (20).
O Brasil não registra casos de poliomielite há 20 anos. Causada por um vírus transmitido por via oral, a doença provoca lesões no sistema nervoso da criança levando, na maioria dos casos, à paralisia das pernas.

Fonte: Agência Brasil

Exercícios físicos regulares ajudam na manutenção da saúde dos idosos
Aos 68 anos, Maria Onélia tem a saúde frágil e toma seis medicamentos por dia. Ela só pode praticar exercícios físicos muito leves e ocupa a cabeça com outras atividades. “Gosto de ouvir música gospel, gosto muito de ler”, conta a aposentada.
A situação é bem diferente em um grupo que pratica exercícios diariamente num projeto da Universidade de Brasília voltado só para maiores de 55 anos. Com as atividades, muitos já conseguiram reduzir o uso de medicamentos e melhoraram a qualidade de vida.
Ortesia, de 83 anos, é um exemplo. Antes de se matricular no grupo, ela sofria de dores na coluna. “Eu tomava analgésico, anti-inflamatório”. Agora, não precisa mais dos remédios.
Uma pesquisa da Universidade Federal de São Paulo traduziu em números o que aconteceu com a senhora Ortesia. Idosos que praticam pelo menos duas horas e meia de exercícicos físicos por semana tomam, em média, 34% menos remédios do que os sedentários.
O geriatra diz que caminhar três vezes por semana, por exemplo, pode melhorar as condições de saúde do idoso. A pressão arterial cai e junto com ela a quantidade de medicamentos para hipertensão. O bom colesterol aumenta e o ruim diminui. A saúde cardiovascular melhora.
Para os diabéticos, os exercícios melhoram o aproveitamento da insulina e o sono também melhora. É preciso tomar menos remédios para dormir.
“Ajuda até na prevenção de doenças como Alzheimer, que aparentemente não tem nada a ver, a atividade regular também se mostra bem favorável”, explica Sabri Lakhdari, geriatra.
Atenção: ninguém deve se exercitar por conta própria. “É preciso entender as necessidades individuais de cada pessoa”, garante Marisete Peralta, professora de Educação Física.
A pesquisa ouviu apenas mulheres, mas os exercícios também beneficiam os homens, como Pedro Valery, de 79 anos, que faz musculação. “Seu organismo começa a funcionar direito, você se sente outro, afinal”.

Fonte: G1

Veja sete dicas essenciais para viver mais e melhor
De acordo com o geriatra Renato Maia, o estilo de vida é primordial para quem procura elevar a qualidade de vida.
Viver muito e viver bem. A genética anuncia novas descobertas. Os especialistas já chegaram a um consenso: a receita mais eficiente depende de algumas dicas simples, que podemos adotar em qualquer idade. Confira:

Dica 1: se sentir útil
“Quem é útil tem o que fazer, tem lições, tem atividades. Ser lembrado por isso mantém a pessoa viva, mantém a pessoa alegre e a convida a viver muito tempo.”

Dica 2: atividades físicas
“Eu diria que a atividade física também está incluída nesse pacote de vida longa, porque ela também gera alegria e satisfação, ao mesmo tempo em que gera benefícios para o organismo.”

Dica 3: bom humor
“É preciso ver a vida com bom humor. Muitas pessoas olham a vida procurando ressaltar as dificuldades, mas um dos melhores fatores de viver muito bem é a capacidade de enfrentar e superar as adversidades da vida.”

Dia 4: saber perdoar
“Mágoa mata. É preciso ficar livre das magoas, tornar a vida mais leve, saber perdoar. Quando perdoamos, é claro que o outro se beneficia, mas o maior beneficiado somos nós mesmos.”

Dia 5: comer menos
“As pesquisas que mostram que as restrições calóricas, ou seja, a diminuição das calorias no alimento, aumentam o tempo de vida. Então, não comer muito.”

Dica 6: coma peixe pelo menos duas vezes por semana
“A dieta mais apreciada em relação à longevidade é a Dieta do Mediterrâneo, que tem peixe, um pouquinho de arroz, verdura, legume e muito azeite.”

Dica 7: dormir bem
“Viver muito não é uma promessa. Viver muito já é uma realidade para todos nós. Nosso compromisso agora não deve ser apenas viver muito, é fundamentalmente viver bem.”

Fonte: G1

Máfia que falsifica certificados pode estar no PARÁ
Suspeita foi levantada pela direção da Escola Justo Chermont, após escândalo em vestibular da UFPA

Existe a possibilidade de que uma máfia de falsificação de certificados de conclusão do ensino médio possa estar atuando no Estado. A informação foi repassada pela direção da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Justo Chermont, que mensalmente recebe diplomas para verificação da autenticidade do documento.
Entre esses certificados estava a de um aluno da Universidade Federal do Pará (UFPA) que tentou fraudar o sistema de cotas da instituição apresentando um diploma falso da Escola Justo Chermont. O diretor da escola, Adamor Barbosa dos Santos, explica que a UFPA enviou o documento no mês de junho para que fosse feita a verificação, onde foi constatada a falsidade.
O suposto diretor e os três secretários que assinaram o falso diploma nunca trabalharam na escola, segundo Santos. Foram verificadas, ainda, a numeração da resolução do curso e do livro de registro, que não batiam com a da instituição estadual. “O Conselho Estadual de Educação atribui uma numeração para cada escola da rede pública, e o número apresentado no diploma não coincidia com o nosso. Além disso, ainda estamos no 9º livro de registro, enquanto no documento e estava como 34º”. O aluno, obviamente, nunca passou pela escola.
A máquina registradora utilizada na digitação dos dados também não era a mesma que Justo Chermont possui há vários anos. Por todos esses motivos, a direção da escola descartou a possibilidade de que a emissão do diploma falsificado tenha tido a colaboração de algum funcionário, mas acredita em exista uma máfia agindo fora da escola.
Isso porque, nos últimos três anos, segundo a secretária Alcinéia Nascimento da Costa, que trabalha na função há 19 anos, foram recebidos em média 20 diplomas falsos para verificação de autenticidade, sendo que, mais da metade eram assinados com o mesmo nome e carimbo da suposta diretora.
“Mudam o nome dos secretários, mas da diretora é sempre o mesmo. Nós percebemos isso porque muitas empresas daqui e até de outros estados, que recebem o certificado de conclusão do ensino médio de possíveis futuros empregados, nos enviam o documento para comprovar a veracidade das informações. Muitos são verdadeiros, mas muitos também são falsos”.
Essa informação, de acordo com a secretária, já foi repassada para a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), mas ate onde se sabe, nenhuma medida foi tomada. Por outro lado, a assessoria da Seduc, através de nota, disse que “a direção da Escola Justo Chermont já encaminhou o caso para a ouvidoria da Seduc, sobre certificado supostamente falso que pertencia a um estudante que ingressou na Universidade Federal do Pará (UFPA) através do sistema de cotas”.
Diz ainda a nota que a ouvidoria entrará com processo investigativo para verificar a veracidade da assinatura da funcionária, inicialmente identificada como Maria de Nazaré. “Após averiguação e comprovado o envolvimento dela com a liberação do falso diploma, a Seduc entrará com os processos administrativos legais cabíveis, para, posteriormente pedir sua exoneração do cargo”.

>> Sistema de cotas não vai acabar, garante a UFPA

A pró-reitora de ensino de graduação da UFPA, Marlene Freitas, garante que não existe a possibilidade de se acabar com o sistema de cotas, mas que as etapas para o procedimento de habilitação serão avaliadas pela Comissão de Processo Seletivo para que se possam criar mecanismos para evitar novas fraudes. “Precisaremos de mecanismos de maior rigor”, disse. Os seis estudantes estão sendo investigados pelo Ministério Público Federal (MPF). De acordo com a assessoria de imprensa, o MPF abriu procedimento civil e criminal para apurar o caso.
A UFPA não exige, para a seleção dos candidatos cotistas, a apresentação do histórico escolar, o que possibilitou que os seis estudantes apresentassem só o diploma de conclusão do ensino médio – um falso e outro expedido pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc) via Departamento de Ensino Supletivo (Desu).

INVESTIGAÇÕES
As investigações só foram realizadas a partir do momento em que a própria pró-reitora recebeu algumas denúncias via e-mail, e até pessoalmente, falando sobre o caso. (Diário do Pará)
Estímulo à leitura em penitenciárias é tema de debate na Bienal da Agência Brasil
São Paulo - A prática de estímulo à leitura em penitenciárias federais é tema de debate no estande do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) hoje (18), a partir das 10h, na 21ª Bienal do Livro de São Paulo.
O objetivo é discutir formas de dinamizar o uso de Pontos de Leituras doados recentemente pelo Ministério da Cultura, por meio da Diretoria de Livro, Leitura e Literatura da Secretaria de Articulação Institucional, e também apresentar o projeto Uma Janela Para o Mundo, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, que incentiva a instalação de bibliotecas nas prisões em todo o mundo.
As quatro penitenciárias federais - Porto Velho (RO), Mossoró (RN), Campo Grande (MS) e Catanduvas (PR) - já demonstraram interesse em desenvolver ações de incentivo à leitura.

Nenhum comentário