NO PARÁ: Deputados voltam com desafio de manter o quorum

Edição: Cleoson Vilar e Paulo Henrique

Durante o período eleitoral, os deputados terão sessões na AL apenas às terças e quartas-feiras
Os deputados estaduais retomam hoje ao trabalho com um desafio: conciliar o quorum das sessões com a campanha eleitoral. Boa parte dos legisladores está em campanha à reeleição ou à Câmara Federal. Quem terá que fazer o maior malabarismo é o presidente da Assembleia, deputado Domingos Juvenil (PMDB). Ele concorre ao governo do Estado e passou o mês de julho em viagens pelo Estado. A partir de hoje precisará reduzir o ritmo da campanha.
Juvenil explica que hoje vai reunir a assessoria técnica da Casa para fazer um levantamento dos projetos que estão prontos para serem votados. Ainda nesta semana, deve reunir os líderes partidários para fazer um cronograma de votações. No primeiro semestre, uma mudança no regimento interno da AL garantiu que, no período pré-eleitoral, haverá sessões deliberativas apenas às terças e quartas-feiras. Com isso, os deputados terão cinco dias por semana livres para a campanha.
Juvenil garantiu que vai fazer um esforço para manter as sessões. Já há, contudo, deputados pedindo que as duas sessões sejam concentradas num único dia. “Acho que vamos conseguir (conciliar as votações da AL com a campanha) com tranquilidade”, diz o presidente da AL, garantindo que estará presente em todas as sessões.

PROJETO
O principal projeto a ser votado neste segundo semestre é o Orçamento Geral do Estado, que poderá ser analisado até dezembro, após as eleições. Com isso, o governo espera que a votação não seja contaminada pelo processo eleitoral. “A gente espera que seja retomada as votações dos projetos que estão lá, mas a prioridade é o orçamento”, diz o chefe da Casa Civil do governo Ana Júlia Carepa, Everaldo Martins. “Todos os anos o orçamento recebe muitas emendas. A idéia é discutir essas emendas de forma que o orçamento não fique desconfigurado”.
Para o líder da oposição, deputado José Megale (PSDB) é “indispensável e essencial” manter o funcionamento da Assembleia mesmo em meio à campanha eleitoral.
Para ele, os deputados terão a missão de fiscalizar o governo para evitar uso da máquina pública na campanha à reeleição de Ana Júlia. O deputado oposicionista diz que vai pedir explicações sobre convênios do Estado com municípios que estariam beneficiando cidades administrados por aliados, conforme denunciou o DIÁRIO no último domingo. Será tema também de debates na AL o contrato de locação de veículos para a Polícia Militar assinado pelo governo com a empresa Delta, outra denúncia publicada pelo jornal e que já está sendo alvo de investigação do Ministério Público Estadual.
O líder do PTB na AL, Joaquim Passarinho diz não ver motivos para que os deputados faltem às sessões. “São só dois dias por semana. Temos de quarta-feira à tarde à noite de segunda para a campanha. Não haverá razão para falta de quorum”, defende, mas nem todos os colegas pensam o mesmo. (Diário do Pará)

Nenhum comentário