Colunas & Colunistas - A Opinião de Carlos Ferreira

Edição: Paulo Henrique

Remo e Cametá
Vai começar o Returno do Brasileito da série D e os representantes do Pará precisam melhorar para conseguirem classificação à próxima fase. Remo e Cametá querem seguir, mais para isso, só as vitórias podem assegurar. A partir de Domigo os números vão "falar" mais alto e o Colunista Carlos Ferreira também faz suas contas. (PV)

“Febre” de laterais Pará no Brasil afora
Marcos Rogério Ricci Lopes, natural de São João do Araguaia, 24 anos, titular do Santos, ex-Santo André, é o Pará mais famoso do futebol. Mas há outros três laterais Pará jogando no Brasil afora. Erinaldo Santos Rabelo, de Rio Maria, 22 anos, também está na Série A. É o Pará do Avaí/SC, lateral esquerdo, ex-Grêmio/RS, São Caetano/SP, Bragantino/SP, Vasco/RJ e Paraná Clube.
Carlos Delmir Sales, marabaense, 19 anos, é o lateral direito Pará que acaba de ser promovido ao elenco profissional do São Bernardo, que está disputando a Copa Federação Paulista. Francisco Flávio de Souza é o lateral direito Flávio Pará, natural de Belém, que ontem completou 22 anos. Surgiu no futebol carioca. Jogou nas categorias de base do São Cristóvão e do Vasco, profissional do América, Botafogo e Olaria. Teve passagem recente pelo América de Natal, de onde saiu dispensado.

Papão tem 3.850 jogos em 96 anos
A vitória sobre o Águia, domingo, por 2 x 0, foi o jogo número 3.850 da história do Paysandu. São 2.017 vitórias (52,35%), 873 empates (22,69%) e 960 derrotas (24,95%). 7.944 gols marcados, 4.483 tomados, 3.461 gols de saldo. Esses dados são do pesquisador Ferreira da Costa, que anuncia para o próximo dia 19 o lançamento do Almanaque do Papão, com muitos outros dados, inclusive escalações do time em todos os jogos.
O livro será uma preciosa contribuição para o centenário do clube, a ser comemorado no dia 2 de fevereiro de 2014. Faltam três anos e seis meses para o Paysandu completar o primeiro século de vida. Que tal o clube aproveitar o lançamento do livro de Ferreira da Costa para começar a planejar os festejos do centenário?

Será o peso da idade, Leão?
O que explicaria o permanente mau futebol do Remo nesta temporada? Para o campeonato estadual foram sete meses de preparação, com 23 amistosos. O time chegou a construir uma invencibilidade de 28 jogos, apesar da inconsistência. E a casa caiu! Para a Série D, um mês e meio de preparação, inclusive com três amistosos e a base do time mantida. Em três jogos no campeonato, os defeitos se repetiram.
A classificação para a segunda fase está bem encaminhada, mas para subir à Série C o Leão terá que superar outras três fases, todas em “mata mata”. E dificilmente chegará lá com o futebol moroso e confuso que está mostrando. Por que, afinal, o time não engrena? Será o peso da idade?
Marlon, que completa 25 anos no dia 24 de setembro, é o caçula do time remista, que tem Adriano (34), Lima (33), Pedro Paulo (32), Ênio (25), Júlio Bastos (completa 30 anos dia 18 de setembro), Didão (29), Gilsinho (29), Gian (completa 36 anos no próximo dia 25), Landu (32) e Zé Carlos (33). A média de idade está em 30,6 anos. E chegou a ser maior no campeonato estadual.

Peso da idade ou não, o fato é que o velho Leão está devagar.
Filhos mais ilustres de São João do Araguaia

Ex-distrito de Marabá, emancipada em 1961, a cidade de São João do Araguaia está no mapa do Santos. É o berço do já famoso lateral Pará, titular do time santista, e também do meia-atacante Thiago Alves, que começa a despontar na Vila Belmiro. O garoto de 17 anos saiu do Remo, ano passado, como Thiago Marabá, uma alusão à cidade de onde veio para Belém. Agora, está resgatada a verdadeira origem de Thiago Alves, cotado para ser ícone de uma nova geração santista. O craque que o Remo revelou, não soube valorizar e deu para o Santos, gratuitamente. Em breve, o menino vai valer mais que o estádio Baenão, maior riqueza do clube.

BAIXINHAS
* Enquanto Ferreira da Costa apresenta dados estatísticos gerais que vão constar no Almanaque do Papão, o também pesquisador Orlando Ruffeil trabalha levantando dados para o centenário do futebol remista. O Leão passou a ter futebol em 1913. Antes era apenas um clube de regatas.
* A reorganização, que introduziu o futebol, em 15 de agosto de 2013, deu ao Remo uma segunda data de aniversário, além da fundação (5 de fevereiro de 1905). Isso significa que o Leão vai jogar contra o Cristal/AP, no próximo dia 15, festejando aniversário.
* Somente no Campeonato Brasileiro, o Paysandu acumula 14 derrotas e 7 empates nos seus últimos 21 jogos fora do Pará. A última vitória além fronteiras foi pela Série B, em setembro de 2006, em Natal: 1 x 0 sobre o América. Portanto, uma vitória sobre o Fortaleza, no próximo sábado, no Castelão, valeria mais que os três pontos.
* Nova versão de Charles Guerreiro. Depois de conquistar seu primeiro título como treinador, Charles mudou a maneira de ser. O bonachão, que tinha dificuldade para dizer “não”, agora é muito mais reservado (inclusive nos telefonemas) e se impõe quando vê necessidade.
* Forçou o clube a valorizá-lo para a Série C, desafiou os opositores na Curuzu e deu mais uma demonstração de firmeza no domingo, quando um cartola tentou barrar seu carro do estacionamento do estádio. Charles ameaçou voltar pra casa. Sem a mesma força, o preparador físico João Teles Pompeu e o fisioterapeuta Júnior Furtado foram barrados.
* Charles é a peça mais importante no sucesso que o Papão. Juntou os cacos às vésperas da semifinal do primeiro turno estadual, arrumou o time e conquistou um título que parecia perdido. Mantém o time em alta na Série C, com bom futebol, união e ambição pelo acesso à Série B.
* Assim mesmo, Charles continua enfrentando os embaraços que motivaram seu desabafo ao ser campeão estadual. Àquela altura, disse que havia na Curuzu quem trabalhasse contra o clube. Mas não deu nomes. O técnico bicolor evita o assunto, mas não se dá nada bem com o diretor Antônio Cláudio Louro.
* Meia Canindé e lateral Márcio Loyola cotados para entrar no time do Remo, domingo, contra o América, substituindo Gian e Marlon. Os dois jogam hoje contra o Ananindeua, às 20 horas, no Baenão, pelo time B do Leão Azul.
* No retorno de Manaus, ainda no aeroporto da capital amazonense, jogadores do Remo receberam “puxão de orelha” de Giba pela apatia com que estão encarando a Série D. De fato, o time precisa mudar a atitude, e o técnico precisa dar ao time um padrão de jogo.
* Acredite! Para o site oficial do Remo, Landu, Didão, Júlio Bastos, Lima e Márcio Loyola ainda não fazem parte do elenco azulino. Os cinco jogadores ainda não tiveram seus dados publicados no veículo do clube. Quanto amadorismo!
* Depois de ser campeã de futebol dos Jogos do Sesi na etapa da capital, a Hiléia encara o campeonato estadual das indústrias, a ser disputado de 4 a 7 de setembro, em Belém.

Fonte: O Liberal, Coluna do Jornalista Carlos Ferreira

Nenhum comentário