LEQUE DE NOTÍCIAS - Parceria Blog do PV e Rádio Antena C

Atualização às 12h de terça-feira, 17 de agosto de 2010.
Edição: Cleoson Vilar, Paulo Henrique, Celene Vasconcelos, André Melo, Alex Cunha e Luis Carlos Glins.
 


                Capanema 100 Anos: Patrimônio de Todos Nós.


 Capanema terá votação simulada
Capanema terá votação simulada

A urna biométrica será usada por 45 mil eleitores na cidade

Nas eleições deste ano a grande novidade é a identificação do eleitor por biometria, que possibilita a votação por meio da leitura das impressões digitais. O município de Capanema, que será o primeiro a utilizar esse processo no Estado, recadastrou durante todo o ano de 2009 aproximadamente 45 mil eleitores para a nova forma de identificação.

Segundo o TRE, a identificação biométrica irá diminuir as fraudes como a votação ser feita por quem utiliza o título eleitoral de outra pessoa. No próximo sábado, o TRE vai realizar em Capanema uma votação simulada, onde serão convocados alguns mesários e eleitores para testar a identificação por biometria. As urnas já estão adaptadas com leitor biométrico para reconhecê-los pelas impressões digitais.

TREINAMENTO

Os servidores do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Pará participaram de treinamento para aprender a manipular as novas urnas eleitorais. O evento, que ocorreu ontem pela manhã na sede do TRE, recebeu 208 chefes de cartórios eleitorais do interior do Estado. Segundo o Tribunal, o treinamento deve prosseguir até a próxima semana e servirá para deixar os mesários aptos aos procedimentos e ao novo sistema de urnas. O treinamento está abrangendo 93 municípios do interior, onde serão treinados dois mesários de cartório e mais 831 técnicos de urna eletrônica.

O novo sistema que será usado nas eleições é conhecido como “memória de resultado”, onde serão utilizados pen-drives no lugar de disquetes. Segundo o secretário de tecnologia da informática do TRE, Clayton Ataíde, essa nova tecnologia visa eliminar problema de transmissão de dados e agilizar a finalização da apuração.

Segundo Helmo Oliveira, chefe do cartório da 65ª Zona Eleitoral de Barcarena, o novo sistema irá facilitar e agilizar a apuração dos dados de regiões de difícil acesso. “A tendência é sempre melhorar. O antigo processo com o disquete apresentava muitos problemas de contingência. Essa nova mídia é mais resistente, o que deve diminuir muito os transtornos”.

Já para o chefe do cartório da 38ª Zona Eleitoral de Oriximiná, Alexandre Alves, o treinamento é fundamental para minimizar os pontos negativos das eleições. “Será feito um treinamento específico e direcionado para apresentar as novidades aos mesários. Em Oriximiná vai ser a primeira vez que usamos essa tecnologia”.
x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x
 SERVIÇO - Dirigentes do Rosário Centro Esporte Clube estão organizando a "Copa Centenário", reunindo times de futsal e voley bol, Master, Adulto e nas categorias de base. A organização está a cargo de Edmar Carvalho, Haroldo Menezes e Fábio Moraes. Nos próximos dias estaremos divulgando mais notícias relacionadas a esse evento que vai começar dia 20 de setembro em homenagem aos 100 anos de emancipação política do município de Capanema. 


TRE esclarece sobre geração de programa eleitoral
O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) esclarece as estações retransmissoras e repetidoras que as estações retransmissoras e repetidoras não estão obrigadas a gerar programas eleitorais para os municípios onde se situam. No período do horário eleitoral gratuito, as emissoras geradoras, isto é, as matrizes das estações retransmissoras e repetidoras, deverão proceder ao bloqueio da transmissão para as estações retransmissoras e repetidoras, localizadas em município diverso, substituindo a transmissão do programa por uma imagem estática com os dizeres "horário destinado à propaganda eleitoral gratuita".
Em relação ao conceito de estações retransmissoras e repetidoras, foi aprovado um regulamento do Serviço de Retransmissão de Televisão e do Serviço de Repetição de Televisão que dispõe que tal serviço se destina a retransmitir, de forma simultânea ou não simultânea, os sinais de estação geradora de televisão para a recepção livre e gratuita pelo público em geral.
O Serviço de Repetição de Televisão (RpTV) é aquele que se destina ao transporte de sinais de sons e imagens oriundos de uma estação geradora de televisão para estações repetidoras ou retransmissoras ou, ainda, para outra estação geradora de televisão, cuja programação pertença à mesma rede. (Diário Online, com informações do TRE-PA)
Família brasileira está menor, diz IBGE
Depois de duas semanas de visitas aos domicílios brasileiros para aplicar os questionários do Censo 2010, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou nesta segunda-feira que o ritmo de crescimento da família brasileira tem diminuído, assim como o número de moradores por residência.

Segundo o presidente do instituto, Eduardo Pereira Nunes, nove milhões (17%) dos 59 milhões de domicílios do país foram entrevistados no período. A meta era entrevistar, nesse intervalo, 9,1% das residências por unidade da federação e o índice só não foi alcançado no Rio Grande do Sul.

"O censo está mostrando que o número médio de moradores nos domicílios, hoje, é relativamente pequeno em relação aos censos anteriores, com famílias, com moradores que tendem a passar boa parte do dia fora de casa, trabalhando ou estudando", afirmou. 
Via internet

O presidente do IBGE explicou que a ausência de moradores tem atrapalhado os recenseadores, que tiveram dificuldade de encontrar alguém em casa no horário comercial. Por isso, Nunes lembrou que os profissionais retornarão aos domicílios à noite ou nos fins de semana.

O IBGE também divulgou que 1,8 mil pessoas optaram por responder as perguntas do questionário pela internet, nessas duas semanas, possibilidade acessível apenas depois da visita do recenseador. Esta é uma das facilidades do censo deste ano, que é o primeiro totalmente informatizado.

Cerca de 190 mil recenseadores estão nas ruas desde o dia 1º de agosto para fazer um levantamento das condições de vida dos brasileiros. As informações vão ajudar na elaboração de políticas públicas e no planejamento de investimentos para os próximos anos. (eBAND)

IBGE fará nova seleção de recenseadores
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou hoje (16) que fará uma nova seleção de recenseadores para trabalhar no Censo 2010 nos estados de São Paulo, do Paraná e de Santa Catarina, principalmente.

Segundo o presidente do instituto, Eduardo Pereira Nunes, devem ser contratados cerca de 2 mil funcionários para dar mais agilidade às entrevistas, atendendo municípios com poucas inscrições no concurso ou que tiveram número alto de desistências ou, ainda, reprovações no curso de formação.

"Enquanto a média brasileira de candidatos chegou a quase sete por vaga, em São Paulo, Santa Catarina e Paraná ficou em torno de quatro", afirmou. "Desde o início do processo, observamos uma quantidade pequena de candidatos em estados com nível de ocupação alto".

De acordo com o IBGE, ainda não foi estipulada uma data para a a nova seleção, mas o processo deve ocorrer nos próximos dias, já que o IBGE pretende concluir a coleta de dados nos mais de 5 mil municípios brasileiros até outubro.

A expectativa é de que pelo 1,7 mil dos 2 mil funcionários sejam designados para pesquisas nos municípios do interior de São Paulo. (Agência Brasil)


Quatro estados pedem segurança para 121 cidades nas eleições

Pará pediu auxílio federal para garantir votação em 106 municípios.
TSE recebeu 15 pedidos de envio de tropas e policiais para a eleição.

Débora Santos Do G1, em Brasília












O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu até o início da tarde desta segunda-feira (16), 15 pedidos de reforço da segurança para garantir a votação no dia 3 de outubro em 121 municípios de quatro estados, todos da região Norte.
Segundo levantamento feito pelo TSE, o Pará foi o estado que mais pediu segurança extra (106 municípios), seguido de Amazonas (11), Tocantins (3) e Amapá (1).
Os pedidos feitos pelos estados são analisados por um relator no TSE e vão a plenário. As requisições aceitas são encaminhadas ao Ministério da Justiça, que determina o tipo de força federal que irá encaminhar para cada local no dia do pleito.
Até agora, apenas 2 das 15 requisições dos estados foram aprovadas pelos ministros no plenário do TSE – para as cidades de Tocantínia, no Tocantins, e Oiapoque, no Amapá.
Para Tocantínia foi liberado reforço na segurança das aldeias indígenas Xerentes, Rio Sono, P. I. Xerente e Brejo Comprido. No Amapá, a cidade de Oiapoque, que faz fronteira com a Guiana Francesa e fica a cerca de 600 quilômetros da capital do estado, Macapá, terá reforço nas aldeias indígenas de Espírito Santo, Santa Isabel, Kumarumã e Kumenê.
O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins ainda aguarda a manifestação do TSE sobre o reforço de segurança para as aldeias indígenas São José e Mariazinha, localizadas no município de Tocantinópolis, e nas aldeias Manoel Alves e Santa Cruz, em Itacajá.
Motivos
No Pará, o principal motivo para os pedidos de segurança é evitar violência causada por disputas políticas entre famílias no interior do estado. Os cartórios eleitorais mapearam as cidades onde já houve registro de conflito e os locais onde há possibilidade de problemas nas eleições de outubro.
No Tocantins, o pedido de tropas federais foi feito pelo juiz eleitoral porque as comunidades indígenas não aceitam policiais militares em suas aldeias.
No Amapá, os tribunais regionais eleitorais alegaram que o contingente de policiais militares é “insuficiente para garantir a ordem, o livre exercício do voto e a apuração dos resultados”.
No Amazonas, a justificativa também é a de que o número de policiais seria insuficiente para dar conta do trabalho de segurança na maioria das cidades.
Um exemplo é Coari (AM), que, segundo o TRE, conta com cerca de 80 mil habitantes e um efetivo policial de aproximadamente 30 agentes. O município de Benjamin Constant, que fica em área de dupla fronteira, com Peru e Colômbia, também alegou número insuficiente de policiais militares para fazer a seguranças das eleições.
Segundo a requisição protocolada no TSE, a ajuda de agentes federais em São Gabriel da Cachoeira (AM) foi pedida porque grande parte da população é formada por índios de 22 etnias diferentes, que falam idiomas próprios.
 

Começou nesta terça a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV

José Serra (PSDB) será o primeiro candidato do horário eleitoral gratuito.
Programas eleitorais serão exibidos até o dia 30 de setembro.

Do G1, em Brasília
VEJA OS DIAS E HORÁRIOS DA PROPAGANDA ELEITORAL GRATUITA
PRESIDENTE
DIAS DE EXIBIÇÃO
Terças, quintas-feiras e sábados
HORÁRIO NO RÁDIO
De 7h às 7h25 e de 12h às 12h25
HORÁRIO NA TV
De 13h às 13h25 e de 20h30 às 20h55

GOVERNADORES
DIAS DE EXIBIÇÃO
 Segundas, quartas e sextas-feiras
HORÁRIO NO RÁDIO
 De 7h às 7h18 e 12h às 12h18
HORÁRIO NA TV
 De 13h às 13h18 e 20h30 às 20h48
SENADORES
DIAS DE EXIBIÇÃO
Segundas, quartas e sextas-feiras
HORÁRIO NO RÁDIO
De 7h35 às 7h50 e 12h35 às 12h50
HORÁRIO NA TV
De 13h35 às 13h50 e 21h05 às 21h20
DEPUTADO FEDERAL
DIAS DE EXIBIÇÃO
Terças, quintas-feiras e sábados
HORÁRIO NO RÁDIO
De 7h25 às 7h50 e 12h25 às 12h50
HORÁRIO NA TV
De 13h25 às 13h50 e 20h55 às 21h20

DEPUTADOS ESTADUAIS E DISTRITAIS
DIAS DE EXIBIÇÃO
Segundas, quartas e sextas-feiras
HORÁRIO NO RÁDIO
De 7h18 às 7h35 e das 12h18 às 12h35
HORÁRIO NA TV
De 13h18 às 13h35 e 20h48 às 21h05
Fonte: TSE
A propaganda eleitoral gratuita começa a ser exibida em rede nacional de rádio e televisão nesta terça-feira (17). O programa do candidato do PSDB à Presidência, José Serra, será o primeiro a ir ao ar na estreia do horário eleitoral em 2010. Serra terá pouco mais de sete minutos de propaganda.
O programa de Dilma Rousseff (PT) será o quinto a ser exibido. A petista tem o maior tempo entre os concorrentes ao cargo (10 minutos e 38 segundos). O programa de Marina Silva será o penúltimo a ser veiculado. Ela tem 1 minuto e 23 segundos de tempo no rádio e na TV. Os três candidatos são os mais bem colocados nas pesquisas de opinião.
O horário eleitoral gratuito será exibido no rádio e na televisão até o dia 30 de setembro, em três blocos, de manhã, de tarde e de noite. Com exceção da propaganda de Plínio de Arruda Sampaio (PSOL), que terá pouco mais de um minuto, os programas dos demais candidatos à Presidência terão 55 segundos.
Os programas dos candidatos ao Palácio do Planalto terão 25 minutos de duração e serão veiculados às terças-feiras, quintas-feiras e sábados, de 7h às 7h25 e de 12h às 12h25, no rádio, e de 13h às 13h25 e de 20h30 às 20h55, na televisão. Em seguida, serão exibidos os programas dos concorrentes ao cargo de deputado federal, que terão ao todo 25 minutos.
Os candidatos a governador terão as propagandas exibidas nas segundas, quartas e sextas-feiras em um bloco de 18 minutos, seguido dos programas de deputado estadual e distrital (17 minutos) e senador (15 minutos).
Além dos programas em bloco, serão veiculados 30 minutos diários – seis para cada cargo – divididos em inserções de até 60 segundos, ao longo da programação das emissoras, entre 8h e 24h, inclusive aos domingos.
Por lei, os programas também são obrigados a utilizar a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) ou legendas. Além disso, os candidatos não podem usar o espaço para fazer propaganda comercial ou recursos de áudio ou vídeo que, de alguma forma, ridicularizem candidato, partido político ou coligação. Quem desrespeitar a regra pode ser condenado a perder tempo equivalente ao dobro do usado de forma irregular.
Segundo turno
 
Em caso de segundo turno, em 31 de outubro, a propaganda eleitoral gratuita será dividida em dois períodos diários de 20 minutos, inclusive aos domingos. Os programas dos candidatos começarão a ser exibidos a partir das 48 horas da proclamação dos resultados do primeiro turno.

 
 
Pará registra mais de 5 mil focos de incêndio
Pouco mais de 12 mil focos de incêndio foram registrados nesta segunda-feira em todo o País, segundo relatório do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Os focos estão espalhados por 18 estados e pelo Distrito Federal. A maioria (5046) concentra-se no Pará.

Segundo o coordenador de Operações do Corpo de Bombeiros do Pará, coronel Mario Wanzeler, as queimadas já estão sob controle e monitoramento em todo o estado. O local onde a situação é mais grave é a Reserva Indígena Xikrin do Cateté, região que é sobrevoada pelos bombeiros desde sábado.

"É uma área de difícil acesso. Para se ter uma ideia, da sede da Fundação Nacional do Índio (Funai) para lá são quatro dias de caminhada. Por isso só soubemos do incêndio no dia 9 e ainda não sabemos a extensão da área atingida", disse o coronel Wanzeler.

Ainda de acordo com ele, os demais focos de incêndio se concentram no sul do Pará em áreas de fazendas ou assentamentos e próximas a rodovias. "A pavimentação emana muito calor e a vegetação é sensível. Isso, somado à ação humana, cria os incêndios", afirmou. Segundo ele, até uma lata de plástico ou alumínio jogada por um motorista pode esquentar e dar início a um incêndio.

No Tocantins, onde foram registrados 1.750 focos, a situação preocupa os bombeiros pois o fogo chegou às áreas urbanas e novos registros têm surgido todos os dias. Nas proximidades de Palmas, os bombeiros trabalham há uma semana na Serra do Carmo. Hoje um grupo foi enviado ao distrito de Taquaraçu, a 20 quilômetros da capital, para combater o fogo.

Segundo o major Geraldo Primo, o trabalho na serra é complicado porque as condições são propícias para o fogo e surgem novos focos todos os dias. "Na parte alta, o capim tem mais de um metro de altura e com muito vento as labaredas podem chegar a quatro metros. Mesmo na parte baixa, o acesso é dificultado pela vegetação fechada. Em 12 horas por dia de trabalho, gastamos 6 horas só com a locomoção da equipe", disse.

Apesar de atingir áreas urbanas da capital tocantinense, o fogo não fez nenhuma vítima na cidade. Uma chácara foi incendiada, mas não havia ninguém na propriedade. O major recomenda que nesta época de estiagem haja sempre alguém em casa para avisar os bombeiros no caso de o fogo se aproximar. Ele também faz um apelo à população: "É preciso denunciar quem está colocando fogo em entulhos e pastagens. Se a sociedade não ajudar, podemos colocar mil homens no combate que o fogo não vai ser contido", afirmou. (AE)

Tomé Açu se destaca em concurso nacional

O projeto “Fazenda Toshi”, realizado no município de Tomé Açu, foi um dos três selecionados no concurso nacional “Melhores Projetos do Programa Empreendedor Rural 2009/2010”, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). O resultado foi divulgado na sexta-feira (13), pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
O projeto “Fazenda Toshi” é de autoria de Ernesto Katsunori Suzuki, filho do proprietário da Fazenda Toshi. Desde 2009, Ernesto passou a administrar a propriedade, onde produz açaí, cupuaçu, pimenta do reino, seringueira, cacau, dendê e outras árvores frutíferas. Dentre as metas, está aumentar a produtividade das culturas a uma taxa de 10% ao ano; implantar 20 hectares de dendê e implantar sistemas agroflorestais desenvolvido pela Cooperativa Agrícola Mista de Tomé Açu (Camta).
Os outros dois projetos foram: “Polvilho’s Zequinha – qualidade na sua cozinha”, de autoria de José Rezende de Souza, do município de  Costa Rica (MS); e projeto “Frango Caipira Orgânico – Chácara Boa Vista”, dos autores Ary Amaral e Ariane Amaral de Andrade , do município de Carlópolis (PR).
Um dos objetivos principais do Programa Empreendedor Rural é desenvolver e estimular o poder pessoal dos empreendedores do agronegócio de forma a ampliar sua capacidade influenciadora nas transformações da sociedade e desenvolver competências empreendedoras para a atuação em atividades econômicas, políticas e sociais sustentáveis. A elaboração e a implantação de projetos individuais, desenvolvidos ao longo do Programa, funcionam como elemento motivador no processo de desenvolvimento do produtor rural, que se tornará um grande empreendedor rural. (Diário Online)
Seis alunos fraudam sistema de cotas da UFPA
Mais uma fraude envolvendo o vestibular 2010 da Universidade Federal do Pará. Dessa vez, foi descoberto que seis alunos, sendo cinco do curso de Medicina e um do curso de Engenharia Civil, fraudaram o sistema de cotas destinado a candidatos oriundos da rede pública de ensino.

Os estudantes não chegaram a assistir as aulas, já que as turmas dos cursos para os quais eles foram aprovados só iniciariam neste segundo semestre. A habilitação desses estudantes foi revogada e a universidade deve divulgar, ainda nesta semana, um edital de convocação para chamar seis novos alunos habilitados a ocuparem as vagas deixadas pelos que foram desligados.

O episódio mais grave foi de um aluno de Medicina, que havia apresentado, no ato da inscrição do vestibular, um certificado falso de conclusão do ensino médio, da Escola Estadual Justo Chermont, sem nunca ter assistido uma aula na escola. O caso já foi encaminhado para o Ministério Público Federal do Pará. O estudante, que não teve a identidade revelada, terá que responder pelo crime de falsidade ideológica.

O reitor da UFPA, Carlos Maneschy, explicou que as investigações sobre as suspeitas de fraude iniciaram em março deste ano, assim que houve o encerramento do vestibular. Segundo ele, vinte alunos suspeitos de terem “driblado” o sistema de cotas foram chamados por uma Comissão de Processo Administrativo Anulatório da Universidade, criada especificamente para identificar qualquer tipo de fraude.

Dos vinte estudantes convocados, dois pediram afastamento voluntário da instituição, doze conseguiram comprovar que a documentação estava adequada e outros seis estudantes apresentaram problemas na documentação. Cinco candidatos que haviam concluído o ensino médio em escola particular haviam apresentado certificado do Desu para tentar burlar a concorrência.

“Só podem disputar o processo pelo sistema de cotas alunos que tenham cursado todo o ensino médio em escola pública e isso sempre foi amplamente divulgado pela instituição”, ressaltou o reitor.

DENÚNCIA ANTIGA

Em fevereiro deste ano, estudantes de escolas públicas já haviam denunciado que falsos cotistas teriam se inscrito no vestibular da UFPA. Na época, a instituição alegou que o Centro de Processos Seletivos (Ceps) trabalhava em conjunto com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) para verificar a validade dos certificados, diplomas e históricos escolares. “Tivemos 30 mil inscrições de alunos cotistas. Não tinha como verificar a documentação de um por um desses alunos, isso atrasaria o processo seletivo. Resolvemos fazer a investigação apenas daqueles que foram classificados”.

Ainda de acordo com Maneschy, o sistema de inscrição dos candidatos que concorrem às vagas de cotistas deve continuar o mesmo nos próximos vestibulares, porém, “a universidade estará ainda mais atenta para garantir que só ingressem na UFPA alunos que tenham conquistado a vaga por direito. O reitor afirmou, ainda, que a universidade “não vai tolerar situações como essa”.

HISTÓRICO DE FRAUDES

Novembro de 2009: A Universidade Federal do Pará anulou toda a prova de geografia da primeira fase do vestibular por suspeita de fraude. Três questões eram semelhantes a outras que já caíram em vestibulares ou tinham sido usadas por um cursinho de Belém.

Dezembro de 2009: Após denúncias de plágio, vazamento das questões e uma série de protestos por parte dos estudantes, a UFPA decidiu anular toda a primeira fase do vestibular 2010. A direção da universidade decidiu pela anulação da primeira etapa do PSS 2010 após a descoberta de que um membro da comissão de elaboração da prova possui um parente que disputou uma vaga no processo seletivo.

Fevereiro de 2010: A última etapa do vestibular encerrou com duas horas de atraso, pois foi detectada uma falha de impressão em cerca de três mil provas, em Belém e no interior. O problema foi resolvido cerca de uma hora e meia depois, enquanto os candidatos resolviam as outras provas.  (Diário do Pará)
Fies beneficia 42 mil estudantes em dois meses
O Fundo de Financiamento ao Estudantes do Ensino Superior (Fies) formalizou até agora 42.934 contratos de financiamentos, segundo balanço do Ministério da Educação (MEC). As inscrições começaram há dois meses com novas regras para contratação e pagamento da dívida.

De acordo com o ministério, o número supera o de 2009, quando foram feitos 32 mil contratos durante todo o ano. No lançamento do novo Fies, o ministro da Educação, Fernando Haddad, disse que havia recursos disponíveis para 200 mil novos contratos.

O programa permite que universitários financiem os estudos em cursos superiores de instituições particulares. O processo de seleção para o Fies, que antes era feito no início de cada semestre, agora pode ser realizado a qualquer momento. O estudante deve se inscrever pelo SisFies e procurar uma agência da Caixa Econômica Federal para efetuar o financiamento.

Além dos 42 mil contratos firmados, 17 mil candidatos se inscreveram no sistema, mas ainda não formalizaram a contratação do financiamento na Caixa. Segundo o ministério, 729 mantenedoras de instituições de ensino superior participam atualmente do Fies e 144 estão em fase de adesão.

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), agente operador do Fies, emitiu certificados equivalentes a R$ 353 milhões para os contratos de 2010.

(Estadão)
             Capanema 100 anos: Patrimônio de Todos Nós

Nenhum comentário