COLUNA DO PV - Notícias e Comentários

Edição: Paulo Henrique e Anna Paula Vasconcelos
Paulo Vasconcellos - Colunista














Capanema 100 Anos: Patrimônio de todos Nós
Desde a semana passada o SBT Capanema passou a apresentar reportagens especiais sobre as comemorações do Centenário de Capanema, usando fotos antigas, informações prestadas por munícipes e comparações com a aparência registrada nos monumentos atuais.
Para essa apresentação, a equipe do SBT Capanema reuniu personalidades que conhecem a história, que será contada passo a passo. Foi firmada parceria com a Antena C e com o Jornal de Capanema, sendo que a partir de então, o programa Improviso abre espaço para o quadro “Capanema 100 Anos”, reproduzindo o áudio do documentário exibido na televisão. Para essa primeira parte foi mobilizada uma equipe de profissionais, tendo como fonte de pesquisa o livro Barão de Capanema, com textos atrelados, constantes no acervo de Paulo Vasconcellos, que faz contribuição para a realização do documentário.
Também participam deste primeiro passo: Luis Carlos Glins-que faz a narração, Alex Cunha-produção de áudio, Antonio Everson Reis-produção de vídeo e edição, além, de André Melo nas reportagens. Assim começam as homenagens das equipes da Antena C e do SBT para o Centenário de Capanema com apresentações semanais, até o dia 5 de novembro. O Blog do PV também Parceiro, vai publicar textos, fotos e vídeos do documentário, recebendo o apoio Cultural da Radisco Magazine e do Empresário Antônio Kauati. Podemos garantir que os registros serão bem divulgados e todo o merecimento será para as comemorações do centenário de Capanema.


De volta ao Parlamento

Na última sexta-feira (6), começou o segundo período da 16ª Legislatura da Câmara Municipal dos Vereadores de Capanema e a partir de então, vão tramitar os requerimentos, autorias dos Parlamentares que formam o Poder Legislativo. Até Dezembro, devem ser escolhidos os nomes dos próximos membros da nova Mesa Diretora para o Biênio 2011/2012. Os Vereadores Capanemenses passaram o recesso parlamentar visitando suas bases, articulando possíveis alianças políticas com candidatos ao pleito de Outubro próximo, além do descanso que é mais do que necessário. Bom trabalho aos parlamentares Capanemenses.

Letras e Artes
Durante o mês de julho os membros da Academia Capanemense de Letras e Artes (ACLA) estiveram de recesso, ocasião em que escolheram trabalhos literários que farão parte de uma antologia que constará com trabalhos inéditos dos autores, destacando poesias, contos e crônicas. Em contato com o titular do Blog, o presidente da ACLA, Beto Buarque, enfatizou que a edição da antologia culmina com as comemorações do Centenário de Capanema e o entusiasmo está sendo notado de forma geral. É pensamento dos Acadêmicos a conclusão do livro até o final do mês de outubro, para o lançamento oficial durante as comemorações do aniversário de Capanema.

Parlamento Pirabense
No dia 2 deste mês, os vereadores da Câmara do Município de São João de Pirabas estiveram reunidos em sessão solene para a abertura do segundo período Legislativo de 2010. O presidente do poder Legislativo Pirabense, vereador Amarildo de Jesus, convidou várias autoridades, entre elas o prefeito Cláudio Barroso e no Plenário Plácido Nascimento, houve discursos mencionando a sequência do progresso no município, consolidada a união dos poderes que estão trabalhando em parceria. As equipes do Blog, do Jornal de Capanema e do SBT/Capanema estiveram presentes acompanhando a sessão.

Segurança no Liquida Geral
No programa Improviso da Antena C, o debate destacou o assunto Segurança Pública e antecipou a preocupação dos empresários em relação ao aparato policial durante a promoção Liquida Geral promovida pela CDL. O presidente da entidade de classe, empresário Antônio Kauati informou que será realizada reunião com os representantes dos órgãos de Segurança Pública para melhor comodidade dos consumidores que vão lotar o comércio capanemense.

Propaganda Volante
Outro assunto abordado no programa foi em relação a poluição sonora provocada pelos carros que fazem propaganda volante nos dias do Liquida Geral, ocasião em que fica difícil o controle dos decibéis permitidos por lei, se faz necessária a realização de reunião antecipada para que o assunto seja discutido pelos promotores e pelas autoridades competentes. Em contato com a produção do programa, o presidente Antônio Kauati disse que essa reunião já está agendada e certamente vai haver acordo entre as partes e todos os proprietários de carros sons serão orientados para não infringirem a lei.

Multicampiartes em Capanema
O Campus da Universidade Federal do Pará de Capanema, que sempre destina programação de amparo a cultura, está com uma programação agendada para esse mês e a coordenação já está divulgando, para conhecimento de todos. Começou com a pré-estréia do Cine mais Cultura, na sala da CDL e brevemente será a estreia, do filme "O Ébrio", reeditando os bons momentos do Cine Brasília em Capanema.
Também esta sendo programada em Capanema a versão 2010 do Multicampiartes, com duas oficinas: Artes Plásticas e Música. Que vão ocorrer no período
de 09 a 14 de agosto de 15 às 19:00 h, na Av. Barão de Capanema, 1201, Campus da UFPA. Esse projeto faz parte do calendário de eventos culturais que se realizam em Capanema e recebem o incentivo da equipe da UFPA, comandada pela coordenadora Walmeire Melo.

Liquida Geral da CDL
“Toda a cidade Liquidando Tudo”. A CDL Capanema está convidando empresários/lojistas a participarem da 14ª Edição do Liquida Geral, o maior evento do varejo do Nordeste do Pará. Para melhores esclarecimentos sobre o evento, a CDL vai realizar nesta sexta-feira (13), o coquetel de lançamento, apresentação do material e plano de mídia da promoção. O convite está sendo entregue aos associados da CDL e há expectativa geral entre os lojistas e os consumidores, para mais uma promoção arrojada que a CDL/Capanema realiza. Em todos os anos o entusiasmo toma conta de quem trabalha no Liquida Geral, evento que oportuniza geração de empregos temporários, que contribuem com a economia interna do município. Mais uma vez é esperado grande número de consumidores que devem lotar as lojas do comércio.

SAÚDE PÚBLICA: Promotoria de Justiça vai Realizar Audiência Pública em Capanema.
A Promotoria de Justiça de Capanema oficializou aos órgãos de imprensa, comunicando a realização de “Audiência Pública da Saúde do Município de Capanema”, a ser realizada no dia 10.08.2010 (terça-feira), a partir das 08:00 horas, no Plenário da Câmara Municipal, promovida pelo Ministério Público do Estado, Promotoria de Justiça de Capanema, onde toda a população poderá fazer denúncias, reclamações e sugestões no atendimento de saúde no município. Esse é um assunto de grande importância e a população de Capanema tem a oportunidade de discutir em Plenárias o que pode ser melhorado no atendimento da Saúde Pública em todos os Parâmetros. O comunicado está assinado pelo Promotor de Justiça, NADILSON PORTILHO GOMES e o convite é extenso a todos os moradores interessados em acompanhar e sugerir sobre o assunto Saúde Pública.

Nenhum comentário