Crônica da Semana - Assuntos do Cotidiano

Edição: Paulo Henrique
                    
                        CUIDADO COM OS FARISEUS
                                                 Hugo Antônio Ferrari
Será que somos todos fariseus? Será que pertencemos a essa raça de “víboras” como disse Jesus?
Não podemos ignorar que os fariseus estão por toda parte, tentando ludibriar as pessoas, sobretudo, as mais ingênuas e sem malícias.
Na política, então, nem se fala! Muitos mentem e iludem um grande percentual de eleitores na busca do voto fácil.
Existem também os fariseus que estão sempre orando. Transformam seus semblantes para demonstrar que são piedosos, generosos. Gostam sempre de sobressair nos Templos!
Outros se envolvem em comprovada corrupção e, ao mesmo tempo, tentam aparentar um comportamento digno, ilibado, o que não condiz com a realidade. Usam as igrejas para encobrir seus deslizes.
Todos nós temos o direito de nos arrepender dos nossos erros e recomeçar uma nova vida, lembrando, que já nascemos pecadores através do pecado original.
Agora, o que não se pode, é usar a hipocrisia para a busca de objetivos escusos.
Quem errou, deve demonstrar seu arrependimento, para assim, obter o perdão de Deus, reingressando numa nova vida.
Não adianta colocar as religiões como pára-choque - a exemplo do que muitos fazem - a fim de tentar encobrir seus pecados, suas faltas.
Os fariseus são capazes de tudo, chegando a impressionar os menos avisados a modificarem suas atitudes em determinadas ocasiões, agindo conforme seus interesses. Nem mesmo Jesus escapou de suas artimanhas!
Pessoas egoístas, geralmente, são exímios fariseus. Não praticam a partilha e nem tampouco a solidariedade.
Já outros, batem no peito, e se julgam decentes, corretos, enquanto às escondidas, praticam o que não devem. Gostam de apontar o dedo sujo para condenar o próximo.
Um local onde ninguém tem o direito de tentar sobressair sobre os demais, é nas igrejas.
A Casa de Deus nunca deverá servir de trampolim para a busca de vantagens pessoais e indevidas. Nada pode ser feito que esteja contaminado por esse desejo espúrio, uma vez que somos todos iguais, não devendo haver nenhuma distinção ou privilégio.
Quantos que enaltecem seu caráter e, sem esperar, são desmoralizados, já que seus crimes foram descobertos. Que decepção!
Por outro lado, muitos tentam transformar suas igrejas num trampolim visando a busca de vantagens nada recomendáveis.
Que cada um de nós procuremos extirpar o fariseu que habita o nosso ser, para que assim, possamos melhor nos identificar com a verdade que liberta e que vem de Deus.

*******************

Colaboração: Hugo Ferrari - Óbidos-PA

Nenhum comentário