Alinhamento de planetas no céu do Pará

Edição: Paulo Henrique

O Núcleo de Astronomia da Universidade Federal do Pará (NASTRO) vai realizar, hoje, sábado, 14, a observação astronômica de planetas, fenômeno conhecido como "Alinhamento dos Planetas". O evento está sendo chamado pelo NASTRO de "Alinhamento de planetas no céu do Pará". A equipe do Núcleo estará no Forte do Castelo, em Belém, a partir das 19h, com telescópios.
"Trata-se de uma observação astronômica belíssima e rara," assegura o coordenador do Nastro, professor Franciney Palheta. “É a conjunção dos planetas Marte, Vênus, Mercúrio e Saturno, juntamente com a Lua Crescente," explica o professor.
O evento ocorre entre os dias 11 e 14 de agosto. Nesse período do mês, o fenômeno poderá ser observado no horizonte oeste, logo após o pôr do Sol. Franciney Palheta esclarece que esse alinhamento aparente surge quando um observador na Terra tem a impressão de que os planetas estão próximos entre si. “Na prática, os planetas estão afastados, embora visualmente deem a impressão de estarem próximos”, diz ele.
A conjunção planetária pode ser observada mesmo sem a ajuda de instrumentos, como telescópios e binóculos. Mas quem for ao Forte do Castelo poderá apreciar o fenômeno com a ajuda de monitores do NASTRO e de seus equipamentos. É importante lembrar que a observação astronômica depende das condições climáticas.

SERVIÇO:
"Alinhamento de planetas no céu do Pará", neste sábado, 14, a partir das 19, no Forte do Castelo, em Belém.
Para mais informações, visite o site do NASTRO. (Diário Online com informações UFPA)

Nenhum comentário