NOTÍCIA EXTRA: Conta de luz vai subir 11% no Pará

Edição: Cleoson Vilar e Paulo Henrique

Desde 1998, quando a Rede Celpa foi privatizada, este é o 12° reajuste autorizado pelo Governo Feder
Os paraenses ligarão as luzes de casa, no próximo sábado (7), sabendo que pagarão mais caro pelo serviço. É que a diretoria colegiada da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, ontem, os reajustes tarifários anuais das empresas Centrais Elétricas do Pará S/A (Celpa) e Jari Celulose S/A, que começam a valer neste final de semana. Para os consumidores de baixa tensão, a maioria da população, o reajuste médio será de 10,94%. Para o consumidor residencial, o percentual será de 11,89%. Já para o morador de baixa renda, o aumento repassado será de 5,71%.
Em 2009, o reajuste médio para o consumidor residencial foi de 3,52%. Os novos valores aprovados atingirão 1,7 milhão de casas com unidades consumidoras nos 143 municípios do Pará. Já para os chamados grandes consumidores (empresas e indústrias), o reajuste autorizado varia de 8,62% a 23,71%. No ano passado, o aumento variou entre 4,08% a 5,31%.

DOBRO DA INFLAÇÃO
Os valores chegam até o dobro da inflação, que nos últimos 12 meses foi estimada em torno de 5%. Este é o décimo segundo reajuste na tarifa autorizado pelo Governo Federal após a privatização da Rede Celpa, em 1998, somando um aumento oficial de 221%, quase o dobro da inflação acumulada, de 118,00% .
Segundo a Aneel, os percentuais aprovados de reajuste das distribuidoras refletem, entre outros fatores, a variação do IGP-M, o aumento do custo de encargos do setor, como a Conta de Consumo de Combustíveis (CCC) e os gastos da distribuidora com aquisição de energia devido principalmente ao aumento do custo com novos contratos de leilões de energia nova.

JARÍ CELULOSE S/A
Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL, também aprovou o reajuste de energia elétrica para a Jarí Celulose S/A no Pará, que opera em 2,3 mil unidades consumidoras no Distrito de Monte Dourado e nas Vilas de Munguba, Planalto e São Miguel, no município de Almeirim no Pará. A tarifa residencial terá um reajuste de 8,69% e a tarifa industrial (alta tensão) também de 8,69%. (Diário do Pará)

Nenhum comentário