Leque de Noticias - Parceria Blog do PV, Jornal de Capanema e Rádio Antena C

Atualização às 14h30m de segunda-feira, 23 de agosto de 2010.
Edição: Cleoson Vilar, Paulo Henrique, Celene Vasconcelos, André Melo, Alex Cunha e Luis Carlos Glins.
                               Capanema 100 Anos: Patrimônio de Todos Nós

14° Liquida Geral
Nos dias 2, 3 e 4 de Setembro, o comércio de Capanema vai receber grande número de consumidores durante a promoção coordenada pela CDL, no Liquida Geral, considerado maior evento do varejo na região Nordeste do Pará. É só comprovar!!! 

Passarinheiros mobilizarão Capanema
Criadores de pássaros estão programando um superevento na cidade de Capanema, para o próximo dia 26 de setembro. Será a disputa da 9ª etapa do Campeonato Paraense de Canto de Curió, que deverá contar com a participação dos maiores criadores e treinadores de pássaros não apenas do nordeste do Estado, mas também de outras regiões e de Estados vizinhos. O evento que é promovido pela Associação de Criadores de Pássaros do Pará (ACPP), terá como palco o clube Nassau, em Capanema, um dos mais tradicionais da cidade.

Fonte: Amazônia Jornal, Coluna Pé na Estrada do Jornalista Manolo Alves.


RBA fará debate dos candidatos ao governo dia 26
A TV RBA já está em clima de eleições e informa ao telespectador todas as propostas e projetos dos políticos. Agora é a vez do primeiro debate entre os candidatos que disputam o governo estadual do Pará. Será na quinta-feira (26), a partir das 22h, na RBA, canal 13 e 35 HD. Para isso, nesta terça-feira (10), no auditório da RBA , foi realizada uma reunião com os representantes de cada candidato, para esclarecer as regras do debate.
A ausência de um dos candidatos convidados não impede a realização do debate. A duração prevista do programa é de 1 hora e meia com cinco blocos. No primeiro bloco, as perguntas serão feitas pela produção, e nos seguintes blocos os candidatos fazem as perguntas entre si e haverá ainda espaço para as considerações finais. O sorteio das perguntas para cada candidato será feito antes da exibição do debate.
Confirmaram presença os candidatos: Ana Júlia Carepa (PT), Domingos Juvenil (PMDB), Simão Jatene (PSDB) e Fernando Carneiro (PSol). Com base na representatividade eleitoral do PSTU, Cleber Rabelo não participará do debate. Cleber fará parte da série de entrevistas com os candidatos que será feito no programa Barra Pesada, entre os dias 20 e 24 de setembro.
Para o diretor geral da TV RBA, Camilo Centeno, exibir este debate é poder contribuir para a democracia, ajudando os eleitores a conhecer melhor os candidatos."A RBA mostra bastante jornalismo ao fazer um debate como esse e espero que o nível do debate seja bom. Há 20 anos podemos ajudar a mostrar as propostas de cada candidato assim, cada eleitor poderá saber quem deverá assumir o governo do Estado”, afirma o diretor.
“A intenção da RBA é contribuir para o processo eleitoral viabilizando o contato maior dos candidatos com o eleitor. Todo candidato tem dever de participar da forma mas intensa possível”, diz o gerente de jornalismo da TV RBA, Adil Bahia.
Para a assessora do candidato do PSol, Fátima Moreira, este espaço é fundamental para estreitamento de relação com o eleitor. “Com o debate cada candidato poderá mostrar sua plataforma de governo”, comenta a assessora.



SERVIÇO:
O debate entre os candidatos ao governo do Estado 2010 será exibido dia 26 de agosto, às 22h, pela TV RBA, canal 13 e 35 HD. RBA a primeira digital do Norte. Barra Pesada, exibido de segunda a sexta-feira, às 12h50.



(Redação TV RBA)

Em Belém, simpósio revê desafios à saúde do homem
Políticas focaram por décadas mulheres e crianças: só em 2009 o Brasil passou a planejar a saúde do homem

Com o objetivo de atualizar e despertar a comunidade médica e acadêmica para a necessidade do cuidado com a saúde do homem, a Sociedade Brasileira de Urologia -Seção Pará, realiza hoje e amanhã o I Simpósio Paraense de Saúde do Homem. O evento acontecerá, às 19h30, no auditório do HSM Diagnósticos, na travessa do Chaco.
Durante os dois dias de evento serão tratados e debatidos temas sobre as doenças mais comuns ligadas à saúde do homem e ao envelhecimento masculino, como distúrbios sexuais, doenças da próstata e a queda dos níveis de hormônios masculinos, além de novas tecnologias de tratamento para essas patologias.
O encontro também discutirá qual é a melhor forma de realizar um check-up no homem sob o ponto de vista da urologia, cardiologia e geriatria.
De acordo com o urologista Charles Villacorta, um dos organizadores do simpósio, muito já se avançou em relação ao cuidado do homem com sua própria saúde, com a queda de vários tabus e acesso mais amplo a todo tipo de informação. Porém, Villacorta ressalta que o quadro ainda está longe do ideal.
Um retrato disso é que hoje a mulher ainda é responsável pela marcação de 80% das consultas médicas. Ou seja, além de cuidar da própria saúde, a mulher é responsável pela saúde dos filhos e do companheiro, conforme dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).
“Outros fatores contribuem para isso. As políticas públicas de saúde focaram por décadas a saúde da mulher e da criança. Apenas em 2009, o Governo Federal lançou a Política Nacional da Saúde do Homem, que ainda está muito incipiente, mas já começa a render frutos com destaque cada vez maior na mídia e alcance de homens de todas as classes sociais”, diz Villacorta.
A expectativa, segundo o médico, é que o simpósio possa formar e esclarecer uma nova geração de profissionais de saúde que se preocupem cada vez mais com a qualidade de vida masculina e que sejam formadores de opinião frente a seus pacientes, estimulando sempre uma atitude preventiva. O simpósio é organizado em parceria com o HSM Diagnóstico. (Diário do Pará)

Estrada de Boa Vista terá asfalto novo
O Jornalista Manolo Alves públicou na coluna Pé na Estrada no Amazônia Jornal matéria relacionada a infra estrutura que será feita na estrada que dá acesso ao Distrito de Boa Vista, em Quatipuru. Eis a sitação. Em resposta à matéria publicada nesta coluna, a Setran, através do seu engenheiro-chefe na região do Caeté, com sede em Capanema, Edimilson Cardoso, informa que a rodovia PA-446, que dá acesso ao distrito de Boa Vista, município de Quatipuru, receberá nova capa selante. A obra já está licitada, faltando agora a liberação dos recursos, o que provavelmente deverá acontecer logo após as eleições, conforme delibera a lei eleitoral, explica Edmilson Cardoso.

Fonte: Amazônia Jornal, Coluna Pé na Estrada, do Jornalista Manolo Alves


Vigilâncias sanitárias estaduais discutem combate a produtos irregulares
Técnicos da Vigilância Sanitária de todos os estados e do Distrito Federal participam nesta segunda-feira (23), em Brasília, de workshop sobre combate aos saneantes irregulares. Saneantes são substâncias usadas na desinfecção e higienização de ambientes, como detergentes, desinfetantes e inseticidas.
'Pesquisa recente da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) mostrou que os saneantes são os produtos fiscalizados que têm maior penetração no mercado porque são usados na totalidade das casas, mas que sua fabricação tem altos índices de informalidade', afirmou o diretor da agência Dirceu Barbano.
De acordo com ele, a fabricação irregular 'gera problemas na área fiscal e econômica e causa danos à saúde'. Esses danos podem resultar em infecções na pele, queimaduras e intoxicação. 'O risco é ainda maior com crianças que são atraídas pelos rótulos coloridos e podem sofrer intoxicação oral', completou a gerente-geral de Saneantes da Anvisa, Tania Costa Pich.



Fonte: Agência Brasil

Alerta: Pará é o quinto estado com mais câncer de pênis
Os homens brasileiros vivem cerca de sete anos a menos que as mulheres. E o principal motivo para que os números sejam comprovados se deve a falta de cuidados com a saúde, principalmente quando o assunto são as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), que atingem boa parcela da população masculina, que é apontada como a principal fonte de contaminação das parceiras, embora nem sempre os sintomas se manifestem. Assim, recente levantamento da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) mostra que o Pará está entre os cinco estados que registram mais casos de tumor peniano no país, doença que acomete pelo menos mil brasileiros por ano.
O principal motivo para que as cirurgias de amputação de pênis aconteçam é o câncer, cuja maior incidência está em São Paulo, com 24,26% dos casos. O Pará, no entanto, aparece como o quinto estado a registrar mais casos da doença, cerca de 7%. O estado só perde para Rio de Janeiro, Maranhão, Ceará e São Paulo. Juntos, estes cinco estados somam mais de 60% dos casos, sendo que as regiões Norte e Nordeste, juntas, são as que apresentam o maior número de doentes.
A cada ano, segundo o presidente da SBU, o urologista Modesto Jacobino, cerca de 900 amputações penianas são realizadas no Brasil, o que tem preocupado especialistas, já que, de acordo com o médico, a incidência anual da doença não diminui há pelo menos sete anos.
O doutor Modesto critica a falta de políticas públicas para lidar com a saúde do homem e conta que no último dia 10, um projeto de lei do senador Tião Viana (PT/AC) foi sancionado pelo presidente Lula para incluir na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) programas de apoio à saúde masculina, através da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, já aprovada pelo Ministério da Saúde.
Amputações - Referência no atendimento de portadores de câncer de pênis, o Hospital Ofir Loyola (HOL) realizou, entre 2009 e o primeiro semestre deste ano, 38 cirurgias de amputação peniana. Todas por causa do câncer, doença que é tratada por equipe miltidisciplinar, composta por assistentes sociais, psicólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, técnicos de enfermagem e médicos, que compõem a seção de Urologia do HOL, onde cerca de 45 pacientes são atendidos todos os dias.
O urooncologista Ricardo Rocha, médico do Ofir Loyola, diz que a quantidade de portadores de câncer de pênis no Pará é grande. Segundo ele, o hospital realiza, em média, seis cirurgias por mês, o que preocupa os especialistas. 'Infelizmente, a prevalência do câncer de pênis no Pará é muito alta. Somos um dos estados mais afetados por esta doença maligna. E isso se traduz em um número elevado de amputações', observa o médico, que diz que, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), aproximadamente cinco mil novos casos da doença deverão surgir ainda este ano em todo o Brasil.
O doutor Ricardo explica que a amputação peniana é uma cirurgia mutilante, pois traz graves consequências psicológicas aos pacientes, que além do câncer - responsável por 90% das amputações no Pará -, ainda têm de conviver com outros traumas, entre eles infecções com necrose peniana, lesões resultantes de crimes passionais e até mesmo a auto-amputação, registrada no caso de portadores de síndromes psiquiátricas.
A amputação, esclarece o médico paraense, pode ser parcial, onde um coto do pênis saudável é deixado. 'Após a anestesia, raquidiana ou peridural, é necessário retirar uma margem de pelo menos um centímetro de tecido sadio abaixo do câncer. E dependendo da extensão do tumor, pode ser realizada a amputação peniana parcial, onde um coto de pênis saudável, com cerca de quatro centímetros, é deixado. Quando o tumor é muito extenso, é necessário amputar totalmente o pênis, onde a abertura da uretra é transferida para a região perineal, entre o ânus e a bolsa testicular', explica o doutor Ricardo.
Além das sequelas psicológicas, já que a autoestima fica quase totalmente comprometida, a falta da libido também é enfrentada pelos pacientes que passam por uma cirurgia peniana, que, dependendo do grau, impossibilita definitivamente a vida sexual masculina. 'Existem casos em que é retirada a glande e se preserva cotos de seis a oito centímetros de pênis. E pacientes assim, conseguem ter ereção e até mesmo a penetração vaginal. Já as amputações totais não permitem o retorno a vida sexual com penetração', observa o médico. (Y. C.)
DST - O câncer de pênis está diretamente ligado a falta de higiene masculina. Por isso, médicos alertam e orientam a turma masculina a não esquecer de lavar o pênis com água corrente e sabão a cada ejaculação. Sem falar que o autoexame deve ser feito sempre que possível. O papilomavírus (HPV) é uma das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) mais frequentes no Brasil, um dos grandes vilões do câncer peniano.



Fonte: O Liberal

Livro divulga a filosofia feita na Amazônia
Educação - Coletânea reúne textos sobre a questão indígena, educação e violência na região

Foi lançado em Belém o livro "Educação na Amazônia", uma coletânea de textos de um grupo de educadores e pesquisadores dos estados do Amapá e Pará, resultado de anos de pesquisas em cursos de mestrado e doutorado. Os artigos tratam sobre sete temas relacionados à construção e aos fundamentos de uma filosofia da educação, desenvolvidas a partir da vida e de elementos típicos da região amazônica. O trabalho foi organizado pelo professor de Filosofia Gerson Nei Lemos Schulz, mestre em Ciências da Educação, gaúcho que trabalha em Macapá (AP). O professor percebeu ser muito rara a literatura sobre educação da região Norte. O objetivo é que o livro seja usado do ensino básico ao superior.
O professor Gerson Schultz diz que inexiste pensamento filosófico a partir de uma filosofia construída no Brasil, porque, segundo ele, os pensadores brasileiros se baseiam na filosofia européia ou norte-americana e o País é inexpressivo dentro do pensamento filosófico latino-americano. A partir dessa condição, ele investiu em pesquisa e escreveu artigo sobre a contribuição das tribos indígenas do Amapá e do Norte do Brasil para a educação e a qualidade de vida.
De acordo com ele, a tradição diz que os índios viver em função do mito, que é irracional. Mas na pós-modernidade, o antropólogo e filósofo francês Claude Lévi-Strauss, considerado o fundador da "Antropologia Estruturalista", morto no ano passado, constatou que o mito não é irracional, porque também é uma forma organizada de ver o mundo.
"Os índios não acumulam bens, não têm o Estado como organização, mas são organizados", diz. Outro aspecto é a própria concepção de espaço. "Nas aldeias indígenas, quando eles alcançam cerca de 300 habitantes, é tradição que o excedente populacional se retire para fundar outra tribo, por isso nunca há superpopulação, como nas cidades", afirma. "Quero mostrar que o brasileiro precisa olhar para a sua cultura, principalmente a cultura de orígem, de raizes indígenas, a proposta não é viver como eles, mas aprender com a cultura deles uma forma própria de nos relacionarmos com a natureza de forma equilibrada", ensina.
O artigo "A Violência Escolar na Região Amazônica" é do paraense Matias Ferreira do Nascimento. Ele é professor aprosentado pelo antigo Núcleo Pedagógico Integrado (NPI) da Universidade Federal do Pará (UFPA) e leciona atualmente em colégios particulares. Depois de verificar que assunto começou a ocupar muito espaço na mídia nacional e regional, ele constatou que todas as publicações sobre o tema omitiam o problema das escolas na região Norte. E descobriu que em cidades pequenas e jovens, como Macapá, o fenômeno era tão grave como em cidades grandes.
A abordagem sobre o fenômeno acaba acontecendo dentro das escolas. "Professores e alunos procuram resolver os problemas mas não reúnem outros grupos para juntar forças e combater a violência, eu sugeri de que haja um enfrentamento mais corajoso e mais democrático de todos os setores da sociedade para causar impacto nesse enfrentamento", afirma. Ele diz que o problema não é somente um fenômeno da escola ou de estado, mas também começa na família. Em Macapá, onde a imigração causa crescimento desordenado da cidade, há fatores de ordem política e cultural que influenciam na violência.
O livro foi lançado no sábado, no salão de recepção da Loja Maçônica Firmeza e Humanidade Número 1, em Belém. O livro pode ser encontrado nas Livrarias: Jinkings (Tamoios), Paca -Tatu (14 de Março com Oliveira Belo), Livraria News Time e Revistaria 12 Horas, no Shopping Pátio Belém.

Partidos devem ficar de olho no calendário
Eleição - Comissão de transporte e de alimentação deve ser definida até amanhã

A última semana de agosto marca também o afunilamento de prazos para os preparativos das eleições de 3 de outubro. Partidos políticos, candidatos e coligações devem ficar atentos para os ajustes que devem ser feitos na fiscalização e divulgação dos candidatos nas urnas.
De acordo com o calendário eleitoral 2010, amanhã é o último dia para os diretórios regionais dos partidos políticos indicarem integrantes da Comissão Especial de Transporte e Alimentação para o primeiro e eventual segundo turnos de votação.
O serviço regulamentado pela Lei 6.091/74 tem como objetivo usar veículos e embarcações, devidamente abastecidos e tripulados, pertencentes à União, estados, territórios e municípios cedidos para Justiça Eleitoral para o transporte gratuito de eleitores em zonas rurais, em dias de eleição.
Para compor a comissão de fiscalização, cada partido indicará três pessoas, que não disputem cargo eletivo. Também é facultado ao candidato, nos municípios que tenha notória influência política, indicar ao diretório do seu partido pessoa de sua confiança para integrar a comissão.
Já no dia 28 deste mês, encerra-se o prazo para verificação das fotos e dados que constarão da urna eletrônica por parte dos candidatos, partidos políticos ou coligações.



Fonte: O Liberal
Lula compara mau estado de estradas do País a unha encravada
Hermano Freitas
Direto de São Paulo



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva minimizou no início da tarde desta segunda-feira as críticas ao seu governo em um bem-humorado discurso. Perante uma plateia de empresários em um hotel de São Paulo, Lula comparou as críticas ao mau estado das estradas a uma hipotética unha encravada no presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Base (Abdib), Paulo Godoy.
"Alguém falou de uma estrada que está ruim. Agora, se olhar muito para o Godoy, vai encontrar algum problema, uma unha encravada, talvez. Nada que comprometa o potencial", disse o presidente, arrancando gargalhadas da plateia.
Lula está no Hotel Transamérica, na zona sul da capital paulista, juntamente com oito ministros das áreas econômica e de infraestrutura para o debate da Abdib. O presidente fez críticas à classe política, por não ter aprovado as reformas tributária e política, e ao governo estadual, por supostamente driblar o Simples, imposto voltado para pequenas e médias empresas.
"A verdade é que tanto a reforma política, quanto a reforma tributária, as pessoas falam, mas não querem. Cada um quer a sua reforma e ela não acontece. Aqui em São Paulo se encontrou um jeito de fazer política tributária em que se anulou o Simples", disse o presidente.
Lula afirmou ainda que, apesar de não estar no governo a partir do dia 1º de janeiro de 2011, ele pretende seguir na vida pública e assumiu um compromisso pela reforma política.





Fonte: Redação do Site Terra



Autobiografia de Fidel Castro é lançada em Havana
Foto: Reuters

A autobiografia do líder cubano Fidel Castro, La victoria estratégica, que relata episódios de sua luta em Sierra Maestra, foi posta à venda, com uma edição prevista de 60 mil exemplares.
A obra de 896 páginas, que será vendida em várias partes de Havana, é composta por 25 capítulos e uma autobiografia, na qual Castro narra os 74 dias de ofensiva do Exército Rebelde sob seu comando contra as tropas do ditador Fulgencio Batista.
Castro, que  acaba de completar 84 anos, disse que parte da edição seria vendida em moeda estrangeira - custando o equivalente a 22 dólares - e outra parte em pesos cubanos.
"É um livro agradável, pois qualquer tipo de público pode compreendê-lo. É escrito de uma forma que prende o leitor desde o início, você não consegue parar de ler, uma ação se concatena à outra", disse a editora, Lilian Sabina, à televisão local.
O livro, que inclui fotos, mapas e documentos históricos, como cartas escritas por Fidel Castro, é vendido em bancas de jornal e livrarias, embora a maioria das 60 mil cópias da edição ainda esteja sendo impressa.
O ex-presidente, que esteve durante quatro anos doente, reapareceu em julho, com uma intensa atividade pública, e apresentou o livro aos seus antigos companheiros de armas em um ato público realizado recentemente.
O texto foi apresentado na terça, em Buecito, no coração da Sierra Maestra, cenário das ações descritas, pelo Comandante da Revolução Guillermo García, um dos protagonistas da narrativa que começa em 21 de maio 1958.
"Cabe a nós na história manter e desenvolver esta revolução, pois é melhor morrer do que perder uma revolução como essa", disse García aos moradores da aldeia, de acordo com um telejornal.
Castro, que escreveu parte livro durante sua longa convalescença, disse que pretende escrever uma segunda parte, para contar os meses finais da guerra e o triunfo, em janeiro de 1959.

Fonte: Site Terra

Em Tempo - Há quem acredite que Fidel Castro Nasceu em terras Paraenses, em Quatipuru, mas isto pode ser considerado como invenção. No entanto, se alguém ler a biografia do cubano, pode até ser que encontre alguma mensão nesse sentido. Os admiradores de Fidel vão gostar do conteúdo do livro que deve esgotar sua vendagem no mundo inteiro. (PV)

Nenhum comentário