Leque de Noticias - Parceria Blog do PV, Jornal de Capanema e Rádio Antena C

Atualização às 17h50m de quinta-feira, 12 de agosto de 2010.
Edição: Cleoson Vilar, Paulo Henrique, Celene Vasconcelos, Jucivaldo Gomes, André Melo, Alex Cunha e Luis Carlos Glins.


               Capanema 100 Anos: Patrimônio de Todos Nós

Campanha de Arrecadação de roupas e calçados vai às ruas de Capanema neste domingo
 Anualmente a CDL/Capanema realiza campanha de arrecadação de roupas e calçados usados, destinando equipes de voluntários que vão de bairro em bairro pedir donativos aos moradores, sendo que tudo o que é arrecadado destina-se as obras sociais da AISERES- Ação Integrada Sebastião Ribeiro da Silva, entidade não governamental que atua no bairro Almir Gabriel e é coordenada pelas Irmãs Preciosinas. São formadas as equipes, compostas de empresários e comerciários e a população contribui de forma solidária, cuja finalidade é acumular roupas e calçados para a Feira da Pechincha e a renda destinada ao programa "Veste a minha roupa e faz a minha festa",  com a compra de brinquedos para as crianças atendidas no projeto da AISERES que recebe total apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Capanema. Quem quiser fazer sua doação, pode separar roupas e calçados que não estão mais sendo usados para entregarem aos voluntários que vão estar devidamente credenciados e em grupos nas ruas de Capanema. O presidente da CDL, Antônio Kauati vai estar junto com as equipes que serão coordenadas pelo comunicador Luis Carlos Glins. Seja solidário e faça sua doação para esse programa que contribui com a responsabilidade social no município.

x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x

CAPANEMA 100 ANOS: Assista nesta sexta-feira, às 19h no Jornal do SBT/Capanema a segunda parte do documentário "Capanema 100 Anos: Patrimônio de Todos Nós", com vários registros da História do Município. No Sábado a Rádio Antena C apresentará o áudio, dando sequência a série no Programa Improviso.
Governo confirma retorno do vírus 4 da dengue
O Ministério da Saúde confirmou ontem o retorno do sorotipo 4 do vírus da dengue ao País, 28 anos depois dos últimos registros da pasta sobre sua presença no Brasil. Três amostras de sangue de pacientes de Boa Vista (RR) deram positivo em exames de isolamento viral realizados no Instituto Evandro Chagas (IEC), laboratório público de Belém que é referência do ministério para análises do vírus da dengue. Os pacientes se curaram.
"O exame demonstra por cultura de célula a reprodução do vírus. É a garantia inequívoca de que é o vírus 4", afirmou o coordenador do Programa Nacional de Controle da Dengue, Giovanini Coelho. O Brasil enviará um informe à Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a confirmação pela técnica, considerada "padrão ouro" pelo órgão para análise de sorotipos virais.
Como o sorotipo não é registrado no País há quase 30 anos, a maioria da população brasileira não é imune a ele e há risco de epidemias nos próximos anos causadas pelo DEN-4. Outro risco é o de aumento de casos graves, pois sucessivas infecções pelo vírus da dengue trazem maior possibilidade de formas mais perigosas da doença, como a febre hemorrágica. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo. (Estadão)

Ministro se diz preocupado com corrupção policial
Diante das denúncias de má conduta de policiais no Brasil, o ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, afirmou nesta quarta-feira que a corrupção policial é um dos principais problemas do País e uma das maiores preocupações de sua pasta.
"Se a polícia, que tem o objetivo de combater o crime e proteger a população, se corrompe, ela vai cometer também um crime, que é a corrupção", disse Barreto. No mês passado, em apenas 15 dias, houve três denúncias de desvio de conduta de policiais militares no Estado do Rio de Janeiro.
O ministro também lembrou o episódio de atropelamento de Rafael Mascarenhas, dentro do túnel Zuzu Angel, no Rio de Janeiro, quando dois policiais militares teriam pedido propina para liberar o motorista que atropelou o rapaz. "Nesse caso do Rio de Janeiro, o atropelamento do filho da atriz Cissa Guimarães, a polícia teve uma conduta que parece ser corrupção e mostra o quão nefasta pode ser essa conduta".
Para combater problemas como a corrupção nas corporações, o Ministério da Justiça criou o programa Bolsa Formação que está inserido no Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). O projeto é destinado à qualificação dos profissionais de segurança pública e Justiça Criminal. Segundo Barreto, 165 mil policiais recebem R$ 400 por mês do ministério para cursos de capacitação.
"A bolsa que o ministério paga é quase uma ajuda de custo para que ele possa pagar suas despesas de transporte e alimentação. Mas também é um incentivo, para que ele permaneça constantemente motivado e capacitado". (Agência Brasil)

Número de doutores no Brasil aumentou 278 %
O número de doutores no Brasil passou de 2.830 em 1996 para 10.705 em 2008, o que equivale a um aumento de 278% em 12 anos. Foram 87.063 pessoas tituladas nesse período. Nesses 12 anos houve um crescimento médio anual de 11,9 %.
Os dados são resultado da publicação da pesquisa Doutores 2010: Estudos da Demografia da Base Técnico-Científica Brasileira, apresentada hoje (11) no Ministério de Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, com dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), além de informações do Ministério do Trabalho. A pesquisa foi apresentada pelo presidente da Capes, Jorge Guimarães.
O estudo mostra um aumento na desconcentração dos cursos. O maior número de doutores foram titulados na Região Sudeste - 67.626 doutores, o que corresponde a 77,7% dos 87.063 dos titulados entre 1996 e 2008. Entretanto houve um crescimento nesse período na Região Nordeste de 2.487%. Em 2006 1,4% dos doutores estavam no Nordeste e em 2006 este número passou para 9,7%
O ministro Sergio Rezende anunciou, em entrevista, que, nas próximas semanas, será criado o Programa Nacional de Integração da Pós-Graduação (Pronip). O programa será uma ampliação do chamado “Casadinho”, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), criado em 2003, que associa o programa de uma região menos desenvolvida ao de uma mais desenvolvida, por meio do intercâmbio dos seus profissionais. O Pronip será uma parceria entre o CNPq e a Capes.
A pesquisa aponta que a maior parte dos doutores brasileiros estão empregados na educação (76,77%), seguido pela administração pública (11,06%), pelas atividades profissionais de ciência e tecnologia (3,78%) e pela saúde (3%)
Segundo Sergio Rezende, apesar de os cursos de pós-graduação no Brasil serem recentes, muito se avançou nos últimos anos. “O primeiro título de doutorado no Brasil foi há 40 anos, mas a maior parte dos doutores formados nos últimos 15 anos estão empregados. Grande parte está nas universidades, mas houve um aumento dos empregados nas indústrias de transformação”, destacou o ministro.
Outro ponto destacado na pesquisa é o aumento do número de mulheres que obtiveram o título de doutor. No período entre 1996 e 2008, 43.228 homens e 42.424 mulheres concluíram o doutorado, mas após 2004 as mulheres deixaram de ser minoria e ultrapassaram os homens. Em 2008, 51,5% das teses concluídas foram de mulheres, enquanto que 48,5% foram de homens.
“Este é um avanço muito grande considerando que, no Japão, as mulheres representam apenas 25% dos doutores formados e na Bélgica, que é um país desenvolvido, corresponde a 33%”, destacou o ministro de Ciência e Tecnologia. (Agência Brasil)

Sistema Penitenciário Federal é tema de encontro em Brasília
O Depen (Departamento Penitenciário Nacional) e a Corregedoria-Geral da Justiça Federal promovem nesta quinta-feira (12) e sexta o 1° Workshop sobre o SPF (Sistema Penitenciário Federal). A abertura será às 9h no Centro de Treinamento da Justiça Federal em Brasília.
O objetivo do encontro é aproximar as autoridades responsáveis pela execução penal e administração do SPF e discutir ações que possam conjugar o rigor do sistema com a garantia de direitos.
O SPF é formado por quatro penitenciárias federais de segurança máxima, localizadas em Catanduvas (PR), Campo Grande (MS), Porto Velho (RO) e Mossoró (RN). Desde a inauguração da primeira unidade em 2006, nunca foram registradas fugas, rebeliões ou apreensões de drogas ou celulares.

Fonte: Agência Brasil

Dia mundial da juventude
Hoje dia 12 de Agosto de 2010, é comemorado o Dia Internacional da Juventude ou o Dia Mundial da Juventude, antigamente já se dizia que a juventude é o futuro de um país, embora pareça um chavão (modelo adoptado pelo senso comum); concordo plenamente com isto.
Muitos dos jovens de hoje, irão no futuro ocupar altos cargos no governo, em grandes empresas, em unidades estatais, em escolas, terão filhos, netos, etc.
A juventude da época dos meus pais, mais precisamente nos anos 60, tinha uma ‘bandeira’ e um objectivo de vida bem ‘vincado’, infelizmente nem sempre vemos isto nos dias de hoje; mas valores morais, culturais, bons hábitos, noções morais e cívicas, tudo isto deve fazer parte da educação de uma criança e de um jovem. Só assim poderemos um dia nos orgulharmos dos nossos jovens!
Para homenagear este dia que julgo de extrema importancia, não só como somente UM dia solto no calendário, mas como um dia onde a atenção deveria ser ‘focada’ para o âmbito geral de como está a ser formada a juventude actual; deixo-vos um bélissimo poema de Fernando Cardoso, parte integrante do livro ‘O Meu Memorial’ (Ed. Portugal Mundo).

Juventude é sol nascente,
ditosa aurora da vida,
é mar revolto, corrente,
longínquo cais de partida.
Juventude é esperança,
chama sedenta de amor,
música, passo de dança,
é raiz, néctar e flor.
Juventude é rara graça
que Deus deu à Natureza.
Vive-a bem, que quando passa
deixa saudade e tristeza.

Cesta básica do paraense está entre as mais caras

A alimentação básica dos paraenses ainda continua entre as mais caras do País. A cesta básica chegou ao final do mês passado custando, em média, R$ 215,32, comprometendo cerca de 46% do salário mínimo de R$ 510,00. Em julho a maioria dos produtos da cesta tiveram variação positiva de preço, entre eles a carne bovina de primeira, com um pequeno crescimento de 0,37% em relação a junho. Na verdade no balanço efetuado pelo Dieese-PA sobre o comportamento no preço da carne nos primeiros sete meses de 2010 na Grande Belém, mostra que os preços do produto ficaram estáveis, tanto da carne de primeiro como de segunda.
Em dezembro/2009, o quilo da carne de primeira (cabeça de lombo/alcatra) foi comercializado, em média, na grande Belém (supermercados, açougues e mercados municipais) a R$ 10,69. Iniciou o ano de 2010 com um pequeno acréscimo e foi comercializada em média a R$ 10,91. Em junho já estava custando em média R$ 10,67 e, no mês passado foi comercializada em média a R$ 10,71.
Com isso a carne de primeira apresentou uma pequena elevação de 0,37% em julho em relação ao mês de junho; e de 0,19% nos primeiros sete meses de 2010. As pesquisas do Dieese realizadas na primeira semana de agosto não verificaram aumentos expressivos no preço do produto. “Especula-se agora que a partir deste final de semana a carne possa ter aumento em torno de 6% em todo o Pará. Na verdade esta é mais uma grande especulação e um contraste na economia, pois o Estado do Pará, além de produtor é também um dos maiores exportadores de carne do país”, diz Roberto Sena, supervisor técnico do Dieese-PA. (Diário Online com informações Dieese- PA)

Celpa esclarece sobre o aumento na conta de luz
Em reunião com representantes da indústria, realizada na última quarta-feira, 11, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), o gerente do Departamento de Grandes Clientes da Celpa, Marcelo Onoe, apresentou a planilha da composição tarifária que impactou no reajuste de mais de 10% na conta de energia, além de falar sobre a composição da tarifa de energia elétrica.
De acordo com Onoe, a composição tarifária é dividida em duas partes. Na parcela A estão custos não gerenciados pela concessionária de energia, como, por exemplo, a compra e transporte de energia e encargos setoriais; a parcela B engloba remuneração e a depreciação dos ativos, além dos custos gerenciáveis pela concessionária, tais como despesas com pessoal, serviço de terceiros e compra de materiais.
Na planilha apresentada pelo gerente da Celpa, o maior impacto no reajuste concedido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) está justamente nos custos referentes à parecela A. Segundo Onoe, os componentes tarifários que mais contribuíram para o índice de reajuste foram os relativos à energia comprada para revenda, no percentual de 4,70% , e os encargos setoriais que impactaram com 2,98%. “É importante ressaltar que o ajuste tarifário é um procedimento realizado anualmente pela Aneel e que todas as 64 concessionárias do país passam por isso”, afirmou Onoe.
Para o presidente da Comissão de Energia da FIEPA, José Maria Mendonça, que também preside o Centro das Indústrias do Pará (CIP), a discussão sobre reajuste na conta de energia precisa ter como foco a carga tributária imposta pelo governo. “Não sou a favor de aumentos abusivos, porém não podemos centrar a discussão na concessionária. Ela apenas está repassando a tarifa imposta pelo governo”. Mendonça acrescentou também que grande parte dos custos repassados pela concessionária ao governo é para cobrir os subsídios referentes às pesquisas de fontes alternativas de energia.
“A sociedade pede por fontes alternativas de energia, eu também sou a favor de novas fontes de energia, menos agressivas ao meio ambiente e mais eficientes, no entanto elas tem um custo, o qual é repassado para os consumidores”, explicou Mendonça.
Enquanto que para os consumidores residenciais o reajuste médio na conta de energia foi de 10,81%, para a indústria o aumento ficará na faixa dos 8,62% a 23,77%. A maioria das indústrias localizadas no Estado, segundo o gerente da Celpa, está atendido na faixa de tensão de 13.800 volts, portanto, terão suas contas reajustadas em média 8,62%. “O reajuste de 23,77% será apenas para os clientes que são atendidos na faixa de tensão de 138 mil volts. Na referida faixa de tensão, estão inseridos apenas seis clientes”, justificou.
O presidente da FIEPA, José Conrado, ao final da reunião disse que a federação incentivará que a Celpa apresente a planilha da composição tarifária para outras entidades, no sentido de que o setor empresarial some forças para discutir os problemas da alta carga tributária que incide na conta de energia. “Pagamos, aqui no Pará, um dos maiores ICMS na conta de luz. Somos produtores de energia e não recebemos nada por isso, pelo contrário, somos tributados em valores maiores do que em regiões que não produzem energia. Isso é que precisamos discutir, a alta carga tributária. Em países como nos Estados Unidos, a energia não é tributada, lá ela é tida como serviço essencial. Acredito que a discussão precisa tomar esse rumo”, conclui. (Diário Online com informações da Fiepa)

Saúde: CFM critica índice divulgado pelo Pnud
O Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgou nota nesta quarta-feira, 11, criticando o Índice de Valores Humanos (IVH) divulgado na última terça pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).
De acordo com pesquisa de opinião do órgão, 51% dos brasileiros entrevistados acham que o atendimento de saúde no Brasil é demorado, 37% avaliam que a linguagem usada pelos médicos é complicada e 33% opinam que existe pouco interesse das equipes médicas na hora do atendimento.
Para o CFM, o índice de avaliação do Pnud é “suscetível a distorções em sua leitura e aplicabilidade”. “No caso, o IVH-Saúde peca ao desconsiderar aspectos da gestão dos serviços de assistência, sendo que seu questionário acaba por limitar a um momento específico do processo de atendimento a responsabilidade pela baixa satisfação dos usuários”, informa o comunicado da entidade.
Ainda de acordo com o conselho, o desempenho dos médicos “sofre a consequência de investimentos reduzidos e de problemas de gerenciamento”, especialmente no poder público. “Sendo assim, a ausência dessas dimensões na formulação do IVH-Saúde contribui para uma percepção distorcida da qualidade da assistência e do papel do profissional nesse contexto”, afirma.
O Ministério da Saúde também criticou o índice do Pnud. Para o órgão, as perguntas feitas pelo programa das Nações Unidas são “reducionistas” diante da complexidade do setor no País e não avaliou, por exemplo, a relação do profissional com o paciente e nível de atenção.
O coordenador do Relatório de Desenvolvimento Humano do Pnud, Flávio Comim, explicou que o estudo não aferiu somente o atendimento prestado pela rede pública de saúde. A pesquisa ouviu duas mil pessoas em 23 Estados e no Distrito Federal.

(Estadão)

Mega-Sena acumula e sábado pode pagar 22 milhõees
Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1.204 da Mega-Sena, sorteado na noite desta quarta-feira. Segundo a Caixa Econômica Federal (CEF), o prêmio acumulado para o próximo sábado está estimado em R$ 22 milhões. Veja os números:

05 - 10 - 25 - 39 - 43 - 52
Conforme a CEF, 95 apostas acertaram a Quina e vão ganhar R$ 16.192,71 cada uma. Outras 6.613 fizeram quatro acertos e receberão R$ 332,31.

(Terra)

Correios distribuirão provas do Enem
O Ministério da Educação (MEC) pagará aos Correios R$ 18 milhões pelo serviço de distribuição das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010. O contrato ainda não foi assinado, mas, segundo a pasta, deverá ser formalizado nos próximos dias.
Hoje (11) foi publicada no Diário Oficial da União portaria que dispensa a exigência de licitação para a contratação dos serviços dos Correios. Segundo o texto, a empresa prestará os serviços de logística na “coleta, no tratamento, transporte, na guarda e distribuição” das provas do Enem em todo o país.
Os Correios já participaram da distribuição, no ano passado, depois que a prova foi roubada de dentro da gráfica e o exame foi adiado. Neste ano, 4, 6 milhões de estudantes se inscreveram para participar do Enem, que será aplicado nos dias 6 e 7 de novembro.

(Agência Brasil)

Nenhum comentário