Leque de Noticias - Parceria Blog do PV, Jornal de Capanema e Rádio Antena C

Atualização às 13h15m de quarta-feira, 25 de agosto de 2010
Edição: Cleoson Vilar, Paulo Henrique, Celene Vasconcelos, André Melo, Alex Cunha e Luis Carlos Glins.





                                Capanema 100 Anos: Patrimônio de Todos Nós

Candidatura de Marcelo Pierre é impugnada
>>> O Titular do Blog recebeu comunicado do empresário Marcelo Pierre, justificando que sua candidatura ao pleito de 3 de outubro próximo, foi impulgnada e com isso, ele não estará concorrendo a uma vaga para a Câmara Federal. Abaixo, o teor do comunicado assinado por Pierre.

Marcelo Pierre ex-candidato a Dep. Federal.
Amigos militantes da democracia

Nosso Pais, o Brasil, se mobiliza alguns anos na crença do possível, para que seja uma nação soberana na igualdade em direitos e deveres. Para isso nós temos na ponta do dedo o poder de mudar o que está errado. Foi com esse desejo que coloquei meu nome na disputa da tão concorrida cadeira da Câmara Federal no pleito de 2010. E todos nós sabemos que milhares de candidatos, se quer merecem esta oportunidade, por não terem o comprometimento com o coletivo.
E agora às 19 horas e 7 minutos do dia 24 de Agosto de 2010, recebo o indeferimento da minha candidatura decidida pelo Tribunal Regional Eleitoral -TRE. Sei que você amigo e amiga sonhadores esperavam que a nossa candidatura que, já estava nas ruas, levando o mais puro compromisso com o nosso Estado, de forma clara, objetiva, participativa e sedenta de muito trabalho que ainda tinha por vir; era a oportunidade de lançarmos em prática os verdadeiros projetos políticos. A tristeza toma conta nesse momento de todos nós, não pelo acontecido, pois se houve negligência ou manobra política, não foi do TRE, mas de grupos que possivelmente estão desafiando a força do povo, principal energia da nossa campanha e da democracia. Com tudo isso, fico feliz por vocês que não desistiram do sonho de ver a nossa centenária Capanema, a nossa importante região nordeste e o nosso estado caminhando do jeito que nós desejamos.
Agradeço o apoio e a todos os que ficaram do meu lado até esse momento, e que buscam num futuro mandato do povo, retomarmos os trabalhos e assim dar início ao tão sonhado legado de realizações.
Acolho com serenidade o que acredito ser a decisão do Divino. Só tenho muito que agradecer aos que sonharam junto comigo.
Vamos pra frente!

Marcelo Pierre Rimes Acácio


Corda do Círio sai nesta sexta da Bahia para Belém 
A Corda, Símbolo maior do Círio.
Um dos ícones mais importantes da Festa de Nazaré e que propiciam as mais belas cenas de fé e esforço, a corda, é considerada um objeto sagrado pelos fiéis. Milhares deles se espremem para tentar tocá-la durante toda a procissão do Círio, para alcançar ou agradecer bênçãos ou milagres.
Esse ano, assim como em 2009, a corda terá 800 metros que serão divididos em duas partes: 400 metros para a Trasladação e 400 metros para o Círio. O ícone, que é confeccionado em Salvador, na Bahia, é feito de sisal oleado e torcido em três pernas com 48 milímetros de espessura, chegando a quase 1,2 mil quilos. A previsão é que a corda do Círio 2010 saia da capital baiana na próxima sexta-feira, 27, e chegue a Belém semana que vem.
Segundo o diretor de procissões da Festa, Kleber Vieira, o material da corda “é mais resistente para grandes esforços e não prejudica tanto as mãos dos promesseiros”. Para Vieira, esse é um dos motivos pelo qual a corda é feita na Bahia. “Aqui no Pará não temos uma fábrica que faça uma corda com essa grossura”.
Com o objetivo de dar maior agilidade ao percurso das procissões e fazer com que a corda chegue atrelada à Berlinda, a diretoria da Festa de Nazaré, desde 2004, alterou o formato da corda, deixando de ser em forma de ‘U’ para ser linear. Nas procissões da Trasladação e do Círio, as cordas vão continuar sendo organizadas com dois núcleos e cinco estações. O primeiro núcleo fica no início da corda, chamado de cabeça, e o segundo, no final, onde fica a Berlinda. Já as estações que servirão para dar tração e direcionar a corda, ficarão divididas, com a distância de 50 metros entre cada uma.
“A cada ano é como se fosse uma renovação do meu compromisso de devoção”. É assim que a estudante Wélita Gonçalves descreve o seu ritual de fé, que já acontece há 5 anos. Wélita afirma ter iniciado as suas idas na corda como promessa, mas agora já se tornou um costume. “Meu avô estava muito doente. A única forma que me veio de ajudar foi fazendo promessa e indo depois agradecer na corda”. Para a estudante, seguir na corda é uma forma de agradecimento pelas coisas boas que aconteceram durante o ano. “Só quando vou na corda que o meu ano começa”, comenta Wélita. (Diário do Pará)
Augusto Montenegro: Uma avenida extensa e cheia de problemas
Engarrafamento: Problema a ser Resolvido
Uma das principais vias de trânsito de Belém é um verdadeiro desafio para condutores e pedestres
“A pior coisa que existe é dirigir nessa Augusto Montenegro”. O desabafo é do taxista Edivilio Rangel, que trabalha em um ponto localizado na avenida. Ele afirma que, diariamente, vive um transtorno ao ter que circular pelo local.
Rangel define assim a situação da via: “Aqui é motorista estressado, buracos na rua, obra que não acaba nunca. O engarrafamento não tem mais hora, dura o dia inteiro. E todos dividem o mesmo espaço: carros, ônibus, carroceiros, ciclistas”. O DIÁRIO circulou pelo local e verificou os principais problemas encontrados pela população.

OBRAS
Em alguns trechos da Augusto Montenegro, obras em andamento trazem transtornos para motoristas e transeuntes. Logo no começo da avenida existe uma obra no canteiro central. Bem em frente ao local há uma parada de ônibus, e logo se forma uma fila de carros e coletivos, o que contribui para deixar o trânsito mais lento.
Alguns quilômetros à frente, tem outra obra no canteiro central. Esta traz um perigo maior, pois os ciclistas precisam sair da ciclovia e circular na avenida. O feirante Alberto Santos, há alguns meses, foi atropelado por um carro. As marcas do acidente ainda são visíveis: o braço foi quebrado em várias partes e ainda está enfaixado. “Essa é a pista da morte, todo dia tem acidente aqui”. Ele conta que a obra causou um estreitamento da pista e que isso traz problemas. “Temos que passar na pista e é muito arriscado, os carros também andam em velocidade muito alta. Mas o jeito é encarar”.

CRONOGRAMA
As obras relatadas são da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa). A assessoria informou que “não existe obra sem transtorno” e pede que a população tenha um pouco de paciência. “As obras vão levar água tratada do Complexo Bolonha para Ananindeua e Marituba, beneficiando 50 mil famílias”. A Cosanpa também informou que a obra está dentro do cronograma e deve ficar pronta até o final de outubro.

>> Falta sinalização e lixo tem de sobra
Outro problema se refere à falta de sinalização. Para o mototaxista Anderson Brito, isso desorienta os condutores. “A má sinalização é o que causa muitos acidentes. Tem locais que as pessoas não sabem de quem é a preferencial e acabam avançando”, conta.
Faltam também faixas de pedestres. Em quase toda a extensão da avenida, as pessoas precisam atravessar correndo em meio aos veículos. A doméstica Terezinha Linhares precisa caminhar todos os dias pela avenida e afirma que é preciso redobrar os cuidados com a segurança. “Você tem que ficar esperando. É difícil e arriscado, passo quase uns cinco minutos pra conseguir atravessar”, diz.
A Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel) informou que, por causa das obras, é complicado fazer a sinalização, pois a mesma teria que ser refeita depois. Mas Ellen Margareth, nova diretora superintendente do órgão, afirmou que vai fazer um levantamento da situação e priorizar a sinalização, principalmente em frente às escolas.

BURACOS E LIXO
Os buracos existentes na avenida também são alvo de reclamações da população. “Esses buracos são fechados em um dia e no outro já abrem de novo. É um risco iminente, muita gente já caiu em buraco por aqui”, diz o taxista Edivilio. Além dos problemas já comuns na avenida, a população também reclama do lixo espalhado pelo local.
Em um dos pontos da avenida, já em Icoaraci, uma grande quantidade de lixo e entulho estava jogada no canteiro central. “Até impede a gente de passar. Mas isso também é culpa das pessoas mesmo”, afirma a vendedora Lúcia Araújo.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) informa que “ é regular a coleta de lixo domiciliar e de entulho na avenida. O lixo domiciliar é recolhido à noite e o entulho, durante o dia. Mas um dos problemas é o depósito irregular de entulho, que prejudica a limpeza urbana”.
A Sesan também informou que “realiza frequentemente a manutenção da malha viária da Augusto Montenegro, com a operação tapa-buraco, já que se trata de uma via extensa e com grande fluxo de veículos”.

EXTENSÃO
A avenida corta vários bairros e chega até o Distrito de Icoaraci.
Sua malha viária possui duas pistas pavimentadas de aproximadamente 25km.

PROBLEMAS
De acordo com condutores e pessoas que usam a pista diariamente, há falta de sinalização de trânsito e buracos. O lixo também toma conta de alguns pontos do canteiro central. (Diário do Pará)

Bosque Rodrigues Alves celebra 127 anos com festa
Espaço é considerado um dos mais importantes Jardins Botânicos do Brasil
Rodrigues Alvez, o Jardim Botânico do Pará
Bosque dissemina a educação ambiental entre crianças e adultosUma área de 15 mil metros quadrados com cerca de cinco mil espécies de árvores diferentes e outras 59 espécies diferentes de animais, alguns em cativeiros, outros livres e tímidos. Em média recebe cerca de oito mil visitantes por mês, mas amanhã espera pelo menos duas mil pessoas para comemorar seu aniversario de 127 anos. Já adivinhou?
Trata-se do majestoso Jardim Botânico Bosque Rodrigues Alves, criado em 1883, no auge da Belle Epoque, e com 100% da vegetação nativa. A programação começa às 8h e segue até o meio-dia com muita animação.
Segundo a coordenadora de Educação Ambiental e Desenvolvimento Humano da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Acácia Rodrigues, todos que trabalham no Bosque estão ansiosos com a visita da população, principalmente as crianças. “O nosso bosque faz parte também da história da região amazônica, não apenas de Belém.
No monumento que hoje é conhecido por ‘Fonte dos Intendentes’, aconteceu o almoço organizado pelo então intendente Antonio Lemos, que na época aboliu a lei que impedia a reeleição e sagrou-se o primeiro a permanecer no cargo”, destaca.
No local também há um dos três chalés de ferro, de origem europeia, cuja intenção era servir de moradia para personalidades políticas da cidade. “Os outros dois estão sob os cuidados da Universidade Federal do Pará, sendo que um deles está desmontado”, complementa Acácia.
Atualmente é considerado um dos mais importantes jardins botânicos do país e mundialmente conhecido por preservar e conservar seus espécimes por tanto tempo. Além de fonte de saber, o Bosque também é responsável pela educação e conscientização ambiental não apenas para os estudantes que visitam seu espaço, mas para os adultos que frequentam ou acompanham seus filhos, sobrinhos e netos. “Por isso gostaríamos de convidar a população a vir participar do evento e manter viva essa parte da nossa história”, diz a coordenadora.

PROGRAMAÇÃO

GRUPO FOLCLÓRICO
A programação tem início previsto para 8h. Começa com a recepção dos visitantes pelos Palhaços da Natureza, em seguida acontece a apresentação do grupo folclórico da Melhor Idade (Casa do Idoso), e logo depois haverá a apresentação do Jabutigão.

MÚSICA
A parte musical terá a apresentação da Banda de Música da Guarda Municipal de Belém (GBel) e dos alunos de escolas municipais, além de várias oficinas de reciclagem. (Diário do Pará)

Belo Monte poderá ter operação antecipada
Em rítmo acelerado, Belo Monte vai em frente
A hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu, poderá ter a operação antecipada e o custo ampliado, disse nesta terça(24) o presidente da Eletrobras, José Antônio Muniz Lopes. Sem dar maiores detalhes sobre as possíveis alterações, ele comentou que há condição de fazer as obras em prazo inferior ao previsto.
Originalmente, o início do funcionamento de Belo Monte está fixado em 2015. "O problema é o tempo de fabricação das máquinas Praticamente em todas as usinas está havendo antecipação", diz Muniz.
Ele reconheceu que o valor total do projeto poderá superar o estimado, desde que a "rentabilidade seja assegurada". Os investimentos divulgados até agora são de R$ 20 bilhões. Segundo o executivo informou, em entrevista durante seminário promovido pelo Grupo de Estudos do Setor Elétrico (Gesel), a previsão é de que as obras sejam iniciadas em 2011.
Ainda segundo Muniz, os contratos de concessão e outorga relativos a Belo Monte serão assinados na quinta-feira. Será mantida, segundo ele, a participação acionária inicial, com 18 empresas, mas as empreiteiras Andrade Gutierrez, Camargo Corrêa e Odebrecht serão apenas fornecedoras durante a obra e não deverão entrar como sócias do projeto.
"Havia problemas com isso. As empreiteiras incluídas no consórcio tinham resistência", disse, sem descartar a possibilidade de estas empresas virem a ser incluídas no consórcio de Belo Monte após o início da operação da usina. (AE)


Lula assina decreto que garante direito à alimentação adequada
Ações do Governo em favor da população
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assina nesta quarta-feira (25) o decreto que institui a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. A cerimônia ocorre durante a reunião plenária do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), que começa às 17h30 no Palácio Itamaraty.
O documento define a forma de gestão, o financiamento, a avaliação e o controle social e busca assegurar o direito à alimentação adequada e saudável em todo o país, conforme prevê a Constituição Federal e a Losan (Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional).
Participam da solenidade a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes, e o presidente do Consea, Renato Maluf, entre outras autoridades.

Fonte: Agência Brasil

Centrais sindicais e Dieese elaboram carta aos candidatos
Três centrais sindicais e o Dieese no Pará (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos) se reuniram, nesta terça-feira (24), para discutir os números de geração de emprego no Pará, que este ano atingiram 23 mil novos postos de trabalho somente nos primeiros sete meses de 2010.
CUT, Nova Central Sindical e a CTB estiveram presentes no Dieese para a discussão. Segundo Roberto Sena, supervisor técnico do Dieese no Pará, a falta de qualificação profissional do trabalhador paraense foi o tema mais discutido.
Ele explica que o número de novos postos de trabalho anima, mas a falta de mão-de-obra qualificada entristece, já que a maioria dos paraenses não possui qualificação para concorrer a todos os postos de trabalho disponíveis no mercado.
'Por esse motivo, aproveitando que estamos em ano de eleições, resolvemos elaborar uma carta aos candidatos ao governo do Estado, colocando a atual situação do Pará e de seus trabalhadores e fazendo o questionamento: 'O que se pode esperar do seu governo na geração de emprego e renda e o que será feito para qualificar a mão-de-obra no Estado?'. Com isso, fomentamos essa discussão no âmbito estadual', explica Sena.
Já na próxima segunda-feira (30), as centrais sindicais presentes na reunião de hoje mais a UGT e a Força Sindical voltam a se reunir com o Dieese para finalizar o documento e, entregam, no mesmo dia, aos candidatos Ana Júlia Carepa (PT), Simão Jatene (PSDB), Domingos Juvenil (PMDB), Fernando Carneiro (PSol) e Cléber Rabelo (PSTU).

Redação Portal ORM

No Pará, Aposentados recebem r$ 140 milhões em adiantamento do 13º
Aposentados com dinheiro na conta
Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) recebem hoje, em todo o Pará, um montante de R$ 140 milhões relativos ao adiantamento da metade do 13º salário. Segundo estimativa do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconomicos (Dieese/PA), cerca de 460 mil pessoas devem ser beneficiadas com a antecipação no Estado. No ano passado foram pagos R$ 137 milhões aos beneficiados. O valor estará disponível a partir de hoje para os aposentados que ganham até um salário mínimo (R$ 510,00) e têm cartão de benefício com final 1. Os cartões com terminação nos algarismos 2, 3, 4 e 5 terão creditados os pagamentos, respectivamente, nos dias 26, 27, 30 e 31 de agosto.
A antecipação da metade do 13º salário ocorre desde 2006, quando foi firmado um acordo entre o governo e as entidades representativas de aposentados e pensionistas, sendo ratificado em decretos presidenciais anuais. Este ano, o presidente Lula assinou a documentação relativa ao adiantamento no dia 12 deste mês, beneficiando cerca de 23,6 milhões de pessoas. No Pará, aproximadamente 80% dos aposentados têm rendimento igual a um salário mínimo - o que corresponde a 460 mil pessoas. Em toda a região Norte, pelo menos 1,3 milhões de pessoas terão acesso à gratificação.
A primeira parcela do abono corresponde a 50% do valor bruto do 13º. O imposto de renda sobre o abono será descontado na segunda parcela, paga em dezembro. Para quem passou a receber o benefício depois de janeiro, o valor será calculado proporcionalmente. Os segurados que estão em auxílio-doença também recebem uma parcela menor que os 50%.
Por lei, não têm direito ao 13º salário o amparo previdenciário do trabalhador rural, renda mensal vitalícia, amparo assistencial ao idoso e ao deficiente, auxílio-suplementar por acidente de trabalho, pensão mensal vitalícia, abono de permanência em serviço, vantagem do servidor aposentado pela autarquia empregadora e salário-família. De acordo com o ministério, o pagamento do abono vai injetar R$ 9,013 bilhões na economia do País nos meses de agosto e setembro, além dos cerca de R$ 20 bilhões do benefício mensal.

Fonte: Amazônio Jornal



Nenhum comentário