ESPAÇO CULTURAL - Histórias e Fatos

Edição: Paulo Henrique e Paulo Vasconcellos.                                

- A Cultura é um dos principais pontos que precisam receber maior atenção, mas a diversidade transforma as vertentes em obras que superam todos os obstáculos. Recebemos o texto abaixo, via email, assinado por Fátima Marcolino, filha do poeta Pernambucano Jose Marcolino, parceiro de Luis Gonzaga o (Rei do Baião). E com imensa satisfação que postamos o comentário sobre essas duas personalidades artístcas do Brasil. (PV)

Zé Marcolino e as homenagens ao "Rei do Baião"
  
 Lêda Dias
Gerente do Memorial Luiz Gonzaga

02 de agosto de 2010, segundo ano de existência do Memorial Luiz Gonzaga (MLG).
No ano de 2008, quando organizamos a I Semana Luiz Gonzaga, Fátima Marcolino participou, representando seu pai, o poeta Zé Marcolino. Foi convidada a compor a mesa que discutiu o tema “Pra onde tu vai, baião?”.  Junto com Fátima estavam os músicos Marcelo Melo, do Quinteto Violado, e Sérgio Campelo, do Sá Grama. Aconteceu no Conservatório Pernambucano de Música, no dia 12 de dezembro. Encerrando o debate, a cantora Sandra Belê homenageou Zé Marcolino, cantando Cacimba Nova. Quem esteve lá, emocionou-se ao ver as lágrimas de Fátima Marcolino.
Ao estruturar seu site, o MLG reservou espaço para os parceiros de Luiz Gonzaga, afinal de contas, ele não construiu seu reinado sozinho. Inauguramos com as páginas dedicadas a Miguel Lima, Humberto Teixeira, Zédantas e Zé Marcolino. As informações podem ser acessadas pelo endereço www.recife.pe.gov.br/mlg .
O ano de 2009 viu o MLG ampliar seu acervo, criando novas coleções documentais, em sua maior parte em formato digital, fruto do trabalho de seus pesquisadores, através do registro de depoimentos, de doações e escaneamento de documentos cedidos por seus proprietários: Coleção Edelzuíta Rabelo, Coleção Zédantas, Coleção Zé Marcolino, Coleção João Silva, Coleção Onildo Almeida e Coleção Mafisa Aires.
Durante a 7ª Semana de Museus, trabalhando o tema proposto pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), Museus e Turismo, desenvolvemos o tema com a ação Gonzaguiando pelo Recife. Recebemos um grupo de 45 profissionais de turismo, onde preparamos um roteiro de locais que remetiam ao universo gonzaguiano. Entre outros, o espaço Sala de Reboco foi citado, e na ocasião, os participantes puderam conhecer um pouco mais sobre Zé Marcolino através da palestra proferida por nosso pesquisador José Mauro de Alencar, no dia 20 de maio, no Pátio de São Pedro, no CFAV.
Naquele ano de 2009 o MLG também formatou o projeto Sala de Reboco, onde pretende registrar o saber popular da construção de casas de taipa, tão representativas da paisagem sertaneja, utilizando a música imortalizada pelo Rei do Baião, composta por Zé Marcolino, e seu próprio depoimento em vídeo como eixo de desenvolvimento. Deste projeto, que aguarda captação de recursos, resultará a reconstrução da parede de taipa que compõe a expografia do MLG e uma publicação tratando do saber popular desta arquitetura sertaneja, ressaltando a figura de Zé Marcolino como linha condutora.
Neste ano de 2010, o MLG inaugura a Coleção Arquivo Vivo, resultado de projeto homônimo, lançando o primeiro volume rendendo justa homenagem a Zédantas e sua esposa, Iolanda Dantas. Outros volumes virão na seqüência. O MLG, como instituição séria que é, prepara com todo cuidado suas publicações, para que possa de fato contribuir para a compreensão de tão importantes processos culturais, ressaltando aspectos e pessoas fundamentais nesta construção. Zé Marcolino não está fora deste contexto.

Nenhum comentário