LEQUE DE NOTÍCIAS - Parceria Blog do PV e Rádio Antena C

Atualização às 18h15m de segunda-feira, 16 de agosto de 2010.
Edição: Cleoson Vilar, Paulo Henrique, Celene Vasconcelos, André Melo, Alex Cunha e Luis Carlos Glins.
 

        Capanema 100 Anos: Patrimônio de Todos Nós

 Morre o Baterista Toniquinho
- A classe artística de Capanema está de luto com a morte do baterista Antônio Mariano Gomes da Silva, que era conhecido por "Toniquinho". O artista morreu neste Domingo(15), seu corpo foi velado na Casa da Ressurreição, sendo que o sepultamento ocorreu na manhã desta segunda-feira. O inicio da carreira de Toniquinho foi no Extinto grupo musical Vóx Rítmo, que revelou outros talentos capanemenses. Com o passar do tempo, Toniquinho atuou em outras bandas e no início dos anos 2000, fundou seu próprio grupo, que foi a Banda Capital, formada por músicos capanemenses, entre eles, seu filho Mariano. Familiares e amigos de Toniquinho participaram dos funerais e agora só restam saudades dos bons momentos em que ele empunhava suas baquetas e juntava o som aos acordes dos outros instrumentistas, proporcionando interpretações musicais dos mais variados rítmos. O município de Capanema perde mais um de seus artistas, sendo que Toniquinho agora faz parte do seleto grupo junto com Mundiquinho do Rojão, Amorim Santos e Antônio Batinga. (PV)   

x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-

Serviço - A CDL/Capanema fez o Lançamento do 14° Liquida Geral em cerimônia na Casa do Comércio e nesta terça-feira estará acontecendo palestra motivacional no auditório do Colégio São Pio X, proferida pelo conceituado Preletor "Pachecão". Essa será uma oportunidade inperdível para quem vai trabalhar no Liquida Geral. Informções - Sede da CDL - 3462-1544.  

Meningite: Sespa minimiza os seis casos suspeitos
Em apenas três dias, a Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) atendeu seis pacientes suspeitos de contrair meningite, sendo três de Belém, um de Abateteuba, um de Bujaru e um de Cametá. Dos seis, quatro eram do tipo bacteriana inespecífica e dois do tipo viral.
De acordo com a Sespa, os dois portadores de meningite viral retornaram aos hospitais de origem, em Belém, uma vez que não há necessidade de atendimento em hospital de referência. Enquanto os outros quatro com meningite bacteriana também já estão internados, sendo três adultos no Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB) e um bebê de nove meses, vindo de Cametá, no Hospital de Clínicas Gaspar Vianna.

Febre alta de início agudo, rigidez na nuca e vômitos em jato são os sintomas mais evidentes da meningite. De acordo com a infectologista Liliam Rodrigues, apesar da doença poder levar à morte, tem cura e merece cuidados. Ela explica que, na maioria dos casos, não há como prevenir a doença, a não ser evitando o contágio através do contato com pessoas infectadas.

A meningite pode ser causada por vírus (forma não transmissível) ou bactéria (forma transmissível). “A transmissão acontece de pessoa a pessoa através das gotículas de secreção expelidas da tosse ou espirro”. Segundo Rodrigues, a forma viral é mais benigna e surge a partir de uma doença pré-existente, como pneumonia ou caxumba, e não há como prevenir.

Somente a meningite bacteriana Haemophylus influenza B pode ser prevenida através da vacina tetravalente, que protege contra a difteria, tétano, coqueluche e infecções provocadas pelo Haemophylus influenza, que causa ainda amigdalite, otite e outras infecções. “A vacina deve ser aplicada nas crianças em três doses antes de um ano de idade, no segundo, quarto e sexto mês de vida”.

O alerta é que, aos primeiros sinais de sintomas, procure-se um médico. “É ele que vai avaliar e dizer se realmente pode ser meningite”, disse. A partir daí, o paciente é encaminhado para a Unidade de Saúde da Pedreira, onde é feita a coleta de Líquido Céfalo Raquidiano (LCR) responsável em identificar o tipo causador da doença.

O tratamento é feito à base de medicamentos e, normalmente, requer internação hospitalar. “Se for da forma transmissível é imprescindível um isolamento hospitalar, no qual o Barros Barreto é referência. Nos outros casos, depende da avaliação geral do paciente, mas o tratamento pode ser em casa”, disse.

A Sespa ressalta que houve apenas uma coincidência de casos num único período, uma vez que na unidade da Pedreira, referência estadual para o diagnóstico da doença, não houve registro de nenhum óbito por meningite.A DOENÇA

A meningite é uma doença respiratória causada por vírus ou bactéria que atinge as membranas que revestem o sistema nervoso, chamadas de meninges. É uma inflamação das meninges.

SEQUELAS

A meningite pode ocasionar desde dificuldades no aprendizado até a paralisia cerebral, passando ainda por defeitos físicos, como a surdez parcial ou completa.(Diário do Pará)
 Círio 2010: Missa do Mandato inicia a celebração
E começa o período nazareno. Às 20h deste domingo (15), a Missa do Mandato deu início às festividades que culminam na maior celebração religiosa do Brasil, o Círio de Nazaré.
O evento tem o objetivo de abençoar mais de 5 mil imagens da Nossa Senhora de Nazaré, de posse dos missionários, que peregrinarão por cerca de 300 mil residências no Estado. A expectativa da Arquidiocese é que mais de 1.500.000 pessoas sejam atingidas pela mobilização.
Segundo o arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, o momento é de grandíssima importância, pois os missionários abençoados têm a tarefa de evangelizar as famílias em seus lares. “A realidade do Círio é a fé. A primeira etapa é a fé”, frisou Dom Alberto.
Os evangelizadores já estão muito motivados para sua jornada, como é o caso de D. Cecília da Conceição, pensionista, de 76 anos, que não abre mão de participar. Ela percorrerá aproximadamente 25 casas do bairro da Marambaia, junto a colegas da comunidade Rainha da Paz. Moradores do bairro do Una contam com o rodoviário Claudionor Guimarães e sua esposa, D. Edna, da paróquia de Santa Edwiges, que já estão a postos para o início dos trabalhos deste ano.
O Círio 2010 tem como tema “Maria, bem aventurada porque acreditou”. De acordo com Liliane Villacorta, assessora de imprensa da diretoria do Círio, serão disponibilizados aos fiéis 5.500 kits contendo uma imagem da Santa, uma Bíblia Sagrada, 15 livros de peregrinação e 15 cartazes do Círio, estes últimos sendo dos mais tradicionais itens consumidos na época da festa. A assessoria informa que os kits podem ser adquiridos na loja Lírio Mimoso, ao lado da Basílica de Nazaré, ao preço de R$ 25,00 (Diário Online)
Brasil resiste a cumprir legislação trabalhista
O Brasil tem cerca de 2 milhões de ações trabalhistas por ano em julgamento, em mais de 1,2 mil varas trabalhistas. Para Luciano Athayde Chaves, presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), a quantidade de ações tem a ver com o sistemático descumprimento das leis que regem as relações entre empregadores e empregados.
“O país resiste a cumprir a lei. O Brasil ainda luta pela efetividade dos direitos sociais”, disse Luciano Chaves que também é juiz do Trabalho no Rio Grande do Norte e lembra de ter julgado caso recente de um vaqueiro que não recebia salário. Segundo ele, o trabalhador vivia, como seu avô e seu pai sob “regime de servidão”, no qual em vez da remuneração regulamentada em lei ficava com um sexto da repartição das crias do rebanho que cuidava.
A situação precária de trabalho como a do vaqueiro existe a despeito do país ser signatário de mais de uma dezena de convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT). “Não nos falta princípios. Não basta que tenhamos normas internacionais. O grande desafio é a efetividade”, assinalou o presidente da Anamatra durante sua exposição no Fórum Internacional sobre Direitos Sociais, organizado pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) encerrado ontem (13) à noite em Brasília.
Um dos exemplos da falta de efetividade é a Convenção nº 111 da OIT, de 1958, ratificada pelo Brasil em 1964 contra a descriminação no trabalho. Dados da Pesquisa Nacional de Amostra Domiciliar (Pnad/2008) do IBGE, mostram que o mercado de trabalho brasileiro trata diferente homens e mulheres, brancos e negros entre outros grupos.
Na época da pesquisa, as mulheres recebiam 70,3% do que os homens ganhavam; e os trabalhadores negros recebiam 55,2% do que os assalariados brancos. Segundo a Pnad, no mesmo nível de escolaridade, as pessoas negras recebiam 33% a menos que as pessoas brancas. Até mesmo nos estratos mais altos de escolaridade a descriminação se perpetua. As mulheres negras com pós-graduação recebiam 40% a menos que os colegas em postos que exigiam a mesma escolaridade.
Para o procurador-geral do Trabalho, Otávio Brito Lopes, “a especialidade brasileira é a indiscriminação indireta”. Segundo ele, o mercado de trabalho evita ser “politicamente incorreto”, mas os dados estatísticos mostram que há descriminação por gênero e raça no recrutamento de pessoal, no preenchimento de cargos, na promoção, nos critérios de escolha e na justificação de motivos que podem reafirmar esteriótipos preconceituosos.
Na avaliação do procurador, como a descriminação não é declarada é complicado comprovar na Justiça do Trabalho que esteja ocorrendo. Além disso, os julgamentos enfrentam valores arraigados na cultura nacional como, por exemplo, a crença que o Brasil é o país da harmonia multirracial. “Enfrentar a descriminação é difícil e pressupõe uma viagem a nós mesmos e enfrentar nossos demônios”, assinalou durante o fórum.
A Procuradoria Geral do Trabalho perdeu cinco ações que ajuizou no ano passado contra grandes bancos nacionais apesar de comprovar empiricamente, por meio dos dados fornecidos pelas próprias instituições financeiras, que os salários de mulheres e de negros eram menores do que de brancos, e de que os homens brancos são mais prestigiados nas promoções e ocupações de postos. (ABr)
Trabalhador sem diploma poderá tirar certificado
Trabalhadores sem diploma de educação formal, mas que queiram obter certificados que atestem os conhecimentos profissionais adquiridos ao longo da vida, podem, a partir desta segunda-feira, inscrever-se no Programa Certific, que irá emitir comprovantes profissionais gratuitamente.

O programa está sendo realizado pelos ministérios da Educação (MEC) e do Trabalho e Emprego (MTE). Segundo o MEC, o objetivo é atender trabalhadores que há muito tempo desempenham a mesma função, mas não têm a formação comprovada por um diploma.

Os interessados devem procurar um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifet), que será responsável por expedir esses certificados. A data limite para inscrição é 10 de setembro e a emissão dos certificados é gratuita.

Nesta etapa, serão reconhecidos profissionais das áreas de música, pesca e aquicultura, turismo e hospitalidade, construção civil e eletroeletrônica. Mais informações podem ser obtidas no site do MEC (www.mec.gov.br). (Agência Brasil)
Escolas têm limites para orientar sobre profissão
Para quem tem 17 ou 18 anos, o segundo semestre é sinônimo de escolha. É nesse período do ano que os maiores vestibulares do País abrem suas inscrições e a lacuna em branco na ficha, onde se lê "carreira", passa a ser a maior preocupação dos vestibulandos. Para quem ainda está em dúvida, os especialistas no assunto garantem: feiras de profissões, palestras e visitas a universidades, recursos oferecidos pelos colégios, não são suficientes para ajudar na tomada de decisão.

"As escolas são limitadas. Nem sempre conseguem explorar com muita profundidade a personalidade de cada estudante, o que dificulta um atendimento mais personalizado", explica Flávia Marques, orientadora profissional da Colmeia, organização educacional sem fins lucrativos que atende jovens. "Isso não invalida o trabalho delas, claro, mas é preciso entender que o processo é muito mais complexo do que isso."

Para a especialista em orientação profissional Lílian Feingold, a escola precisa se ocupar mais da formação do aluno do que da resolução do conflito vocacional. A dúvida na hora de escolher, de acordo com Lílian, decorre principalmente da dimensão da decisão a ser tomada. "Em toda a escolaridade, o aluno não escolheu seus professores, as salas de aula e os conteúdos. De repente, com 17 anos, ele tem de tomar uma decisão dessa proporção. É claro que assusta."

Para Silvio Boch, diretor da Nace Orientação Vocacional, a escola não deveria deixar a discussão para o fim do ensino médio. "Ela poderia incluir a questão profissional de forma transversal desde o maternal. Uma ida ao zoológico deveria servir para, além de olhar os bichos, chamar atenção para o trabalho do veterinário e do tratador."

Patrícia Deluca, de 17 anos, aluna do último ano do ensino médio do Colégio Dante Alighieri, está passando por isso. "Meu maior medo é escolher e, quando chegar lá, ser completamente diferente", afirma ela, que avalia prestar vestibular para Direito.

MUNDO DINÂMICO

As dúvidas do jovem de hoje, segundo os psicólogos, são ainda maiores pelo excesso de informação disponível, o surgimento de novas profissões e a vulnerabilidade da economia. Mas isso pode ser usado a favor do estudante. "Por um lado, a maior oferta de cursos confunde mais, mas o jovem de hoje tem mais liberdade. A pressão social está muito menor", afirma Regina Gatas, coordenadora da orientação vocacional da PUC-SP.

Para ajudar os alunos do ensino médio, o Colégio Emilie de Villeneuve oferece disciplinas eletivas "profissionais". São cursos semestrais de artes, jornalismo, ciências ambientais, direito e gastronomia. "Isso vai preparando o aluno para se responsabilizar por sua decisão", afirma a coordenadora pedagógica Marly Benachio.

VALORES

A pressão familiar, segundo os orientadores, é a que mais incomoda o jovem. Flávia Landroni, de 17 anos, não sabe se quer ser advogada por vontade própria ou pelo incentivo dos parentes. "Meu pai quer muito e tenho vários primos estudando", conta. "Mas acho que não é isso que eu quero. Ainda vou decidir."

Para lidar com a pressão, os psicólogos afirmam que a melhor alternativa é o autoconhecimento. "O jovem precisa perceber onde termina a vontade dele e onde começa a do pai e a da escola, por exemplo", explica Kátia Teixeira, psicóloga Equipe de Diagnóstico e Atendimento Clínico. (AE)
Emissão de carteiras de trabalho supera 2,8 mi
Mais de 2,8 milhões de carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS), foram emitidas no Brasil no primeiro semestre de 2010, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego. O número é 3,6% maior do que o registrado no mesmo período de 2009, com 2,7 milhões emissões.

O estado que liderou o número de documentos emitidos foi São Paulo, com 687.490 novas carteiras. O segundo foi Minas Gerais com 254.380 registros e em terceiro lugar o Rio de Janeiro com 232.966 carteiras novas. O estado que teve menor número de emissões foi Roraima com 7.895.

Dessas carteiras, 1 milhão já são informatizadas conforme o modelo lançado em 2008. A nova CTPS informatizada aumenta a segurança contra fraudes. Oito estados já tem 100% de emissão de carteiras informatizadas. As versões manuais das carteiras continuam valendo em todo o país.

 A carteira de trabalho é obrigatória para pessoas que prestem serviço a outros e garante direitos do trabalhador como seguro desemprego e Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. (ABr)
 Quem imprimir o ENEM deverá reforçar segurança
A gráfica que vencer a licitação para imprimir as 4,6 milhões de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 deverá manter um segurança a cada 100 metros, câmeras de vigilância 24 horas com monitoramento em tempo real por funcionário e infravermelho para detectar a presença de pessoas no perímetro da área. O aceso do pessoal autorizado será feito por um leitor biométrico e os funcionários terão que usar um uniforme especial sem bolsos ou compartimentos que permitam guardar objetos. Também terão que passar por uma máquina de raios X na entrada e na saída do expediente.
O edital de licitação para contratação do serviço de impressão do Enem 2010 traz mais de 50 pré-requisitos relacionados à segurança que precisam ser cumpridos pela empresa. A questão virou prioridade na edição deste ano depois que a prova foi furtada, em 2009, de dentro da gráfica que imprimia o material e o exame teve que ser cancelado às vésperas de sua realização.
O processo licitatório foi interrompido no início do mês porque a gráfica Plural, que apresentou o menor preço, no pregão, foi inabilitada pelo Ministério da Educação (MEC) por não atender "aos requisitos de segurança e sigilo na impressão e no manuseio de dados". A empresa recorreu da decisão e a Justiça suspendeu o processo.
A Plural foi a mesma gráfica de onde as provas foram roubadas em 2009. A empresa argumenta que a responsabilidade pelo vazamento foi do consórcio Connasel, a quem cabia "garantir a segurança e executar todas as atividades de manuseio, empacotamento, rotulagem e transporte". Ela informou ainda, por meio de nota, que apresentou todos os documentos previstos no edital e não recebeu vistoria do Inep para comprovar as medidas de segurança.
O lance apresentado pela Plural no pregão eletrônico foi de R$ 65 milhões. A segunda colocada, VMI Artes Gráficas, deu lance de R$ 70 milhões, mas também foi considerada "inabilitada". A RR Donnelley Moore ofereceu R$ 71 milhões e é a primeira da lista considerada apta. Foi ela quem assumiu a impressão do Enem em 2009, depois do vazamento e da remarcação do exame.
A contratação na época foi feita em caráter emergencial, sem licitação, e o MEC pagou a RR Donnelley Moore R$ 31,9 milhões - menos da metade do que está sendo cobrado pelo serviço em 2010. Segundo o ministério, o edital deste ano prevê que a gráfica vencedora possa ficar responsável por duas edições do Enem - por isso, a diferença de valores. Dessa forma, não seria necessário fazer uma nova licitação caso o MEC queira fazer outra edição do Enem no primeiro semestre de 2011. Mas segundo a pasta, será pago à gráfica vencedora neste ano somente o valor referente ao serviço de 2010 e o custo deve ser semelhante ao do ano passado. (Estadão.com.br)

Nenhum comentário