Eleitores de Capanema simulam votação biométrica

No sábado (21), cerca de 350 eleitores do município de Capanema, estiveram participando do simulado nacional proposto pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os eleitores do município tiveram a oportunidade de testar a nova urna eletrônica que possui o leitor biométrico, um dispositivo que possibilita a identificação por meio de digitais. Eles foram convocados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), por meio da 25ª zona eleitoral.

Capanema será uma das 60 cidades em todo o país a utilizar o processo da Biometria nas Eleições 2010. A simulação da votação aconteceu até às 17h. As cinco seções de teste, 167ª, 227ª, 247ª, 266ª e 276ª, localizadas na escola São Pio X, foram transferidas para o Cartório Eleitoral do município, localizado na Av. João Paulo II, 753. A zona eleitoral de Capanema possui 175 seções.
Um total de 12 servidores do TRE-PA trabalharam na simulação da votação biométrica. Todas as etapas que envolvem uma eleição, desde o cadastro eleitoral, passando pelo ato de votar, até a totalização dos resultados foram testados para comprovar a eficiência do processo.
Segundo o chefe de Administração de Cadastro Eleitoral do TRE, Dilson Mesquita, esta foi  a oportunidade de verificar a segurança eleitoral e corrigir possíveis problemas técnicos. 'Vamos repassar ao TRE os resultados de três seções, uma faremos a contagem manual e outra vamos recuperar, como se tivesse ocorrido um problema', esclareceu Mesquita.

O objetivo da identificação biométrica nas Eleições 2010 é evitar possíveis fraudes no pleito. No dia 3 de outubro cerca de 41.894 eleitores do município de Capanema vão participar pela primeira vez da votação biométrica. O Cartório Eleitoral de Capanema é coordenado por Marcos Guimarães e conta com um quadro eficiente de servidores que atuaram no auxílio da votação simulada que foi bem sucedida. No decorrer da semana a equipe do Blog vai apresentar os números da votação e mais detalhes sobre os preparativos para a eleição dia 3 de outubro.

Edição: Alex e Paulo Henrique

Redação Portal ORM com informações do TRE/PA

Nenhum comentário