Caderno JC - Link Direto com o Jornal de Capanema

Edição: Paulo Henrique  

                                    Faltam 3 dias para o 14° Liquida Geral em Capanema.

Círio: recuperação dos carros já começou

Círio: recuperação dos carros já começou
Restauradores trabalham entre 8 e 10 horas por dia

São importantes ícones da devoção em Maria. É neles que os romeiros e fiéis depositam seus objetos de promessas que carregam durante a procissão. Os 14 carros do Círio, incluindo a berlinda que carrega a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, recebem atenção especial nas procissões.

A cerca de dois meses para o Círio 2010, os 14 carros já começaram a ser recuperados. A missão cabe a Everaldo

Farias, juntamente com o seu auxiliar Josué Almeida, que realizam as reformas nos carros desde 2004. Para Farias, que trabalha de 8 a 10 horas por dia, com pinturas e soldas, o trabalho é muito gratificante. “É uma emoção pela fé que eu tenho na Santa. Desde quando comecei com esse serviço consegui vários milagres”, comenta. O auxiliar Josué também destaca a importância do trabalho. “Sempre fui devoto da Santa. Trabalhar para ela é um privilégio para poucos”, conta.

De acordo com o diretor de Patrimônio da Festa de Nazaré, Antônio Salame, os carros começaram a fazer parte da procissão a partir do momento que os promesseiros passaram a depositar seus pedidos na primeira carroça que levava a Santa. “Os fiéis colocavam as promessas na carroça. Foi assim que surgiu a ideia do primeiro carro dos milagres”, afirma.

Segundo Salame, a quantidade de carros foi aumentando a partir do momento em que se percebeu um aumento na demanda de cada promesseiro. “Conforme aumentavam as promessas, tivemos que ir colocando mais carros para carregar os pedidos”, complementa o diretor.

Ainda segundo o diretor, a maior intenção da Diretoria da Festa de Nazaré para os próximos anos será a evolução e a melhoria dos carros. De acordo com ele, muitos dos “carros precisam ser repaginados e diversificados”.

OS CARROS

Carro de Plácido, Barca dos Escoteiros, Barca Nova, Carro dos Anjos, Cesto de Promessas, Carro dos Anjos, Barca com Velas, Carro dos Anjos, Barca Portuguesa, Carro dos Anjos, Barca com Remos, Carro Dom Fuas e Carro da Santíssima Trindade. (Diário do Pará)

Nenhum comentário