Colunas & Colunistas - A Opnião de Carlos Ferreira

Edição: Paulo Henrique

             
           Degolas no Pantera
O técnico Sebastião Rocha ainda não conseguiu arrumar o time do São Raimundo no campeonato e o Pantera pode ficar em situação mais delicada se não pontuar no restante da competição. Ontem a diretoria santarena decidiu dispensar quatro jogadores: Getúlio, Nery, Clóvis e Del Curuçá, mas talvez essa não seja a melhor saída. Um dos pontos principais da queda de rendimento da equipe é a demissão do treinador Walter Lima que ainda repercute na cidade de Santarém e os torcedores não aceitaram a mudança. Tenho certeza que o colunista Carlos Ferreira ainda vai escrever bastante sobre esse assunto. Bom final de Samana a todos! (PV)

          Tácio e Danilo, nenhuma ambição pelo gol 
           O baiano Tácio, 30 anos, no Paysandu há 10 meses, não fez um único gol com a camisa bicolor em 39 jogos (27 oficiais e 12 amistosos). O carioca Danilo, 24 anos, no Remo há 9 meses, também não fez um único gol em 23 jogos (21 oficiais e 2 amistosos).
            Diante da descoberta, a coluna envolve os dois jogadores numa consulta pública. Acessando www.orm.com.br, os leitores podem participar de uma enquete e responder quem deles vai fazer gol neste campeonato brasileiro, séries C e D? Ou será que vão passar em branco, como aconteceu no campeonato estadual, na Copa do Brasil e nos amistosos?
            Tácio e Danilo são os legítimos volantes de contenção. Se limitam à função defensiva. Não costumam frequentar a área adversária nem nos escanteios. Mas lembro de algumas raras ocasiões em que perderam chances de balançar a rede. Isso significa que mesmo sem ambição pelo gol, eles podem desencantar. Quem será o primeiro?   
             As semelhanças de características entre Tácio e Danilo em campo começam pelo estilo de jogo e chegam ao temperamento. Se comportam como “cães de guarda” dos zagueiros, mas sem violência. Tanto que jamais foram expulsos, cumpriram apenas uma suspensão, cada, por cartões amarelos, e se afastaram do time uma única vez para tratamento médico.
 
             Programa de computador “espiona” bicolores
             Propriedade particular do fisiologista José Carlos Amaral, um programa de computador está “espionando” os jogadores do Paysandu enquanto jogam. O serviço começa pela filmagem dos jogos. As imagens vão para o computador. O programa, com as dimensões do campo devidamente ajustadas, revela qual a distância percorrida e qual a trajetória de cada atleta no gramado. A perda hídrica é aferida com pesagem de todos os jogadores antes e depois dos jogos. Com essas informações, a comissão técnica avalia precisamente o nível de esforço e a movimentação de cada jogador dentro do plano tático.
             Na vitória sobre o São Raimundo, domingo, em Santarém, foram os seguintes os dados de cada atleta: Alexandre Favaro ( 1,8 km / 2,1 kg de gasto calórico); Bosco ( 11,4 km / 2,8 kg ), Da Silva ( 8,6 km / 2,3 kg ), Camilo ( 8,9 km / 3,1 kg ), Aldivan ( 10,2 km / 2,7 kg ); Tácio ( 10,6 km / 3,3 kg ), Sandro ( 9,2 km / 2,7 kg ), Fabrício ( 7,3 km / 1,7 kg ), Marquinhos ( 9,6 km / 1,6 kg ); Thiago Potiguar ( 9,3 km / 2,1 kg ), Bruno Rangel ( 9,1 km / 1,9 kg ). Alexandre Carioca ( 3,8 km / 1,4 kg ), Vaninho ( 3,5 km / 1,6 kg ), Jean Sá ( 3 km / 1,1 kg ).
             O São Paulo foi pioneiro no uso dessa tecnologia, agora usada por vários outros clubes brasileiros, entre os quais o Paysandu, graças ao investimento particular (R$ 28 mil) do fisiologista José Carlos Amaral.
    
                  Sucessor de Klautau será “surfista”
             Na carona de uma frase de Fernando Henrique Cardoso, podemos dizer que o presidente Amaro Klautau está fazendo ondas no Remo para o sucessor “surfar”. O clube segue em débito com a torcida no futebol, mas está em processo de organização administrativa, graças a Frederico Monteiro, ex-secretário estadual de administração e de planejamento, cujo trabalho no clube é muito elogiado.
              O próximo presidente vai encontrar condições favoráveis a melhores investimentos e títulos no futebol. Mas precisa manter o mesmo nível de responsabilidade com as finanças e ter melhor visão de futuro, especialmente nas questões das categorias de base, onde Klautau deixou a desejar. 
 
                    No Papão, a missão é organizar
              A atual gestão do Paysandu vai ficar marcada pelos extremos. É vitoriosa, pelo bicampeonato estadual, e está credenciada para êxito nesta Série C. Está deixando significativas melhorias no estádio da Curuzu e no ginásio Moura Carvalho. Mas cometeu lambanças absurdas, principalmente na farra de contratações e em declarações impensadas do presidente Luis Omar. Agora está sob ameaça de desmoralização, caso perca na Justiça Trabalhista o vínculo de Moisés, Jenisson e Ademilton, por descumprimento de obrigações trabalhistas.
              Muita gente mandando e só o viajante presidente decidindo em suas passagens por Belém, clara desorganização administrativa, são realidades que precisam ser rompidas na próxima gestão, mesmo na improvável hipótese de reeleição de Luis Omar.                    
                       
BAIXINHAS
* Um fato que reflete as precipitações administrativas do Paysandu é o programa do sócio torcedor, com apenas 908 adesões em oito meses, mesmo sendo esse um período de conquistas do clube no futebol. O Remo, em plena fase de vexames, conquistou 2.400 adesões no mesmo período.   
* Diego Barros ainda nem compôs o banco do Mixto. O zagueiro ex-remista sofreu duas lesões musculares na temporada. Está recomeçando os treinos com bola no clube matogrossense. Diego Barros sonha em voltar a vestir azul marinho em 2011.  
* Meia Eder, que esnobou o Remo, não está emplacando no Fortaleza. Tanto que o clube cearense contratou o ex-corintiano Eduardo Ramos para a mesma função. O time tricolor vem mais pressionado, depois de perder em casa para o Confiança/SE, esta semana, pela Copa Nordeste.   
* Velber e Frontini escalados, Helinton no banco, enquanto Samir também é opção. É o ataque do Remo, que está sem Landu e Zé Carlos, dupla inicialmente titular. Enquanto isso, a defesa é precocemente festejada por dois jogos sem tomar gol. Ainda há muito o que provar para merecer a confiança que está sendo manifestada.   
* TV Cultura vai mostrar ao vivo Cametá x Remo e flashes de Paysandu x Fortaleza. Sistema Liberal de Rádio fará transmissões exclusivas: Cametá x Remo pela CBN, Paysandu x Fortaleza pela Liberal/Globo.
* Tudo indica que na última rodada desta fase, na Série C, o São Raimundo vai torcer desesperadamente pelo Paysandu, contra o Rio Branco, para não ser rebaixado. O alvinegro santareno divide a “lanterna” com o time acreano (3 pontos), mas com apenas um jogo pra fazer em Santarém, enquanto o Rio Branco fará mais dois no Acre.
* Zeziel ficou como mentiroso ao negar pedido para não jogar mais na lateral esquerda. Charles Guerreiro confirmou o pedido do atleta, que costuma criar dificuldades para entrevistas ao repórteres setoristas, mas os procurou quando lhe conveio negar o inegável.
* Informação para a colônia cearense. Fortaleza faz treino leve no Baenão amanhã à tarde. No histórico dos confrontos, oito vitórias do Paysandu, cinco do Fortaleza e três empates. Pela 3ª divisão o jogo será “tira cisma”, depois de 0x0 em 1990 e 1x1 em 2010, ambos em Fortaleza.        

Fonte: O Liberal, Coluna do Jornalista Carlos Ferreira. 

Nenhum comentário